Durante todo este mês de agosto, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro do Norte realizam ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, em alusão à campanha "Agosto Dourado". As atividades incluem palestras e rodas de conversa com a comunidade local, e a programação é disponibilizada internamente em cada unidade.
O Agosto Dourado é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Neste ano, a campanha propõe refletir sobre o tema a partir da pergunta-chave: "Como os sistemas sociais, ambientais e institucionais podem apoiar de forma contínua o aleitamento materno?".
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida do bebê. Além de conter nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento, fortalece o sistema imunológico e protege a criança contra diversas doenças, como diarreia, alergias e infecções respiratórias. Também reduz as chances de desenvolver hipertensão, diabetes e colesterol alto ao longo da vida.
Para além das crianças, a amamentação traz também benefícios à saúde das mães. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), ela contribui para a recuperação do peso após o parto, reduz o risco de hemorragia pós-parto, fortalece o vínculo mãe-bebê e diminui as chances de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto, além de câncer de mama, ovário e endométrio.