Na última sexta-feira, 11, os dentistas da atenção básica de saúde de Juazeiro do Norte participaram da 1ª oficina sobre os novos indicadores da atenção odontológica, estipulados pelo Ministério da Saúde (MS). A capacitação, promovida pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi realizada no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro São Miguel.
Os indicadores orientam a prática clínica dos profissionais, promovendo melhor assistência e maior acessibilidade à população.
Segundo Sáskia Erlene, coordenadora de Saúde Bucal, entre os seis novos indicadores do MS, um deles se refere ao Programa Saúde na Escola, que envolve ações preventivas, educativas e a adoção do ART. "O ART é um tratamento sem o uso da caneta de alta rotação, o motorzinho', que é o que mais assusta as crianças. Então, com isso, a gente garante que já exista esse primeiro acesso na infância, prevenindo o desenvolvimento da doença cárie em idades mais avançadas e, assim, melhorando a saúde bucal da população", destacou.
Além dos indicadores específicos da odontologia, a oficina também tratou dos indicadores relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS), como o atendimento a gestantes, visitas domiciliares, e ações voltadas a idosos e famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. "Estamos incentivando nossos profissionais e assegurando os recursos, materiais e equipamentos necessários para garantir um cuidado continuado aos nossos munícipes", finalizou Sáskia.