
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira, 26, a Semana de Mobilização contra as Arboviroses. As atividades realizadas na manhã de hoje aconteceram no bairro Centro, nas imediações da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Entre as ações, foram realizadas panfletagens junto à população, transeuntes e pousadas, além de orientações educativas sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo Bendimar de Lima Júnior, secretário de Saúde, o objetivo central da Semana de Mobilização é conscientizar e engajar a população sobre a importância da prevenção das arboviroses, especialmente neste período chuvoso, quando os cuidados com o acúmulo de água parada devem ser redobrados. "Cerca de 75% dos focos do mosquito são encontrados dentro dos domicílios, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, reforçamos o papel central que cada cidadão tem nesse combate. Juntos, poder público e sociedade, somos mais fortes na prevenção desse mosquito", destaca.
Nesta terça-feira, 27, a mobilização será realizada nas redondezas do Santuário de São Francisco das Chagas. A concentração das atividades nas proximidades dos templos religiosos é uma estratégia para ampliar o alcance das orientações, contemplando romeiros e visitantes que chegam à cidade durante o período da Romaria de Candeias, incentivando-os a adotar, igualmente, os cuidados necessários.
Embora tratáveis, as arboviroses podem evoluir para quadros graves, podendo ser fatais e deixar sequelas, sobretudo em grupos de risco, como gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. No caso das gestantes, por exemplo, a infecção pelo vírus da zika pode provocar aborto espontâneo, malformações fetais, como a microcefalia, ou até mesmo o óbito do bebê.
A programação completa da Semana de Mobilização pode ser conferida abaixo:
Terça-feira (27/01): Santuário de São Francisco das Chagas
Quarta-feira (28/01): Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Salesianos)
Quinta-feira (29/01): Capela do Socorro
Sexta-feira (30/01): Horto do Padre Cícero