
Como parte das ações do Novembro Negro, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte vem realizando atividades voltadas à reflexão e combate ao racismo, nas escolas da rede municipal. As ações, desenvolvidas pela Comissão de Educação para Relações Étino-Raciais - ERER, incluem rodas de conversa com estudantes e professores, abordando temas como racismo, desigualdades sociais e valorização da diversidade.
Durante os encontros, são discutidos conceitos presentes no Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo de Juazeiro do Norte. Além do diálogo, as atividades incluem dinâmicas de colagem e momentos de expressão criativa, que ajudam os estudantes a refletirem sobre suas vivências e fortalecerem atitudes de respeito e empatia dentro e fora da escola.
Entre as escolas que recebem as atividades estão a EEF José Geraldo da Cruz, EEF Jerônimo Freire dos Santos, EEFM Presidente Geisel - Polivalente, EEF Pelúsio Correia de Macedo, EMEIF 03 de Junho e a EEFM José Alves de Figueiredo. As rodas de conversa contam com a participação de educadores e representantes da Comissão ERER, que conduzem os debates e estimulam o protagonismo dos estudantes nas reflexões sobre igualdade racial.
As ações do Novembro Negro fazem parte de um trabalho contínuo desenvolvido ao longo de todo o ano pela Secretaria de Educação, que incentiva projetos e iniciativas voltados à valorização da cultura negra, à inclusão e ao respeito às diferenças em todas as escolas da rede municipal.