
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (Sedetur), apoia a Jornada Rumo ao Topo, evento que celebra o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro. A programação, promovida pelo Instituto Mãos Dadas em parceria com o SENAI Juazeiro do Norte, acontece nos dias 18 e 19 de novembro e reúne oficinas, palestras e vivências voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo, especialmente de mães atípicas e mulheres empreendedoras.
A iniciativa conta com o apoio do projeto Marias do Juá, da Diretoria de Comércio e Serviços da Sedetur, e busca valorizar o protagonismo feminino, incentivar a geração de renda e promover a inclusão social.
A programação do evento Jornada Rumo ao Topo tem início no dia 18 de novembro (terça-feira) e se estenderá das 8h30 às 21h. A agenda inicia às 8h30, com a Oficina de Confeitaria, ministrada por Juliana Reinaldo, no espaço Cozinha SENAI. Às 9h, acontece a Oficina com Pigmentos Vegetais: Entre Folhas, Flores e Cores, conduzida por Francynne Galdino, professora e mãe atípica, na sala de aula.
No período da tarde, às 13h, duas atividades ocorrem simultaneamente: a Oficina de Docinhos Personalizados, com Paula Yasmine, madrinha atípica, no Espaço Cozinha SENAI; e a Palestra sobre Diferenciação por Embalagem Personalizada, ministrada por Patrícia Lima, da Evo Consultoria, na sala de aula. Ainda no mesmo dia, às 15h30, será realizada a Palestra e Prática Abayomi "Fofuras de Pano: Bonecas com Amor, Afeto e Representatividade", com Simony Vieira, do projeto Fofuras de Pano.
No dia 19 de novembro (quarta-feira), as atividades também acontecerão das 8h30 às 21h. A programação tem início às 8h, com a Oficina de Pães Artesanais, ministrada por Fabiana Ferreira, instrutora do SENAI Juazeiro do Norte e mãe atípica, no espaço Cozinha. Às 9h, será realizada a Oficina de Autocuidado com Maquiagem e Penteados, com Larissa Luna e Valéria Raiana, do SENAC, na sala de aula. Às 11h, a equipe de saúde do SESI Clínica Cariri oferecerá atendimento com exames de bioimpedância.
Na parte da tarde, às 13h, ocorre a Palestra "Vendas por Delivery e Pronta Entrega", ministrada por Rafaelle Almeida, mãe atípica, na sala de aula. Logo em seguida, às 14h, será realizado o Espaço Conexões, um momento de troca de experiências e interação com instituições parceiras, no auditório do Espaço Conexões.
Ainda no dia 19 de novembro, durante o período da tarde e noite, a programação continua com a apresentação do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), às 15h, na sala de aula, com Janice Peixoto, do SENAI. A partir das 16h, o público poderá visitar a I Feira de Empreendedoras e Mães Atípicas, com exposição de trabalhos nas áreas de artesanato e gastronomia, no hall de entrada, com funcionamento até às 21h.
Às 19h, acontece a Palestra Magna "Empreendedorismo Feminino - Como Criar uma Rede de Conexões", em alusão ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, ministrada por Aretha Duarte, do SEBRAE, no auditório. A programação segue com uma degustação de produtos das oficinas e das mães atípicas empreendedoras, às 21h, no hall de entrada. No mesmo horário, ocorre à culminância do seminário com apresentação cultural do Grupo Banho de Ervas, liderado por Ana Floresta, também no hall de entrada.
O evento é uma realização do Instituto Mãos Dadas, com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Sedetur e do projeto Marias do Juá, e parceria de instituições como SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, Pão Nobre e Verde da Mata.