
A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira, 4, um encontro com representantes do comércio local para avaliar os resultados da Romaria de Finados e discutir melhorias para as próximas edições. O diálogo teve como foco o ordenamento dos espaços, a escuta das demandas dos trabalhadores e a busca por soluções que tornem o período de romarias mais organizado e produtivo para todos os setores envolvidos.
Durante a reunião, realizada no gabinete do Centro Administrativo, foram avaliadas as áreas de maior movimentação durante o evento, como o entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores, a Praça Beata Maria de Araújo, o Centro de Apoio ao Romeiro, além das regiões do Socorro e dos Franciscanos. O objetivo foi identificar pontos positivos e desafios enfrentados pelos comerciantes, aprimorando o planejamento para as próximas romarias.
O encontro contou com a presença do prefeito Glêdson Bezerra e dos secretários Wilson Soares (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria - Sedetur) e Roberto Sampaio (Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos - Seamasp). Durante a conversa, foi anunciada a criação de um conselho dedicado às romarias, que reunirá camelôs, comerciantes fixos, donos de pousadas e trabalhadores de espaços públicos temporários, promovendo uma construção conjunta das decisões.
Após o levantamento das demandas, a Prefeitura deve apresentar alternativas que facilitem a atuação dos comerciantes e garantam uma melhor organização durante o período de grande fluxo de visitantes.
O prefeito destacou a importância da escuta e do diálogo permanente. "Juazeiro cresce muito por conta de suas romarias. Tem sido uma prática do nosso governo escutar os comerciantes ao fim de cada edição. É a partir dessas conversas que conseguimos manter o que deu certo e corrigir o que precisa ser melhorado", afirmou Glêdson Bezerra.