
Nesta sexta-feira, 31, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) realizou a culminância das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à Saúde da Mulher, com uma caminhada orientada no Parque das Timbaúbas. Voltada exclusivamente ao público feminino, a Caminhada Rosa é um ato simbólico que reforça a importância do autocuidado, por meio da prática de atividades físicas e da realização dos exames preventivos. Além da caminhada, durante esta manhã as participantes também tiveram um aulão de Zumba.
Sob o tema "Celebrando a vida, lutando pela cura", a atividade foi coordenada pelas Equipes Multiprofissionais (eMulti) da Atenção Primária à Saúde (APS) e contou com grande adesão de participantes.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional, originária dos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, dois dos tipos de câncer mais comuns entre o público feminino.
No Brasil, a campanha ganhou força a partir de 2008, quando diversos estados passaram a adotá-la de forma mais ampla. A oficialização da campanha no país ocorreu em 2018, com a aprovação da Lei nº 13.733, que estabelece a promoção de ações de prevenção e conscientização em repartições públicas.
Neste ano, em Juazeiro do Norte, a campanha ganhou um reforço com o lançamento da iniciativa local "Em Juazeiro do Norte o Outubro Rosa é o ano inteiro", que destaca a importância da prevenção contínua, para além do mês temático. Desde 30 de junho, o município conta com um guichê exclusivo para o agendamento do exame de mamografia, principal ferramenta para o rastreamento precoce do câncer de mama.
O Guichê de Mamografia está localizado no Centro de Dermatologia e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, sem intervalo. O espaço facilita o agendamento do exame para mulheres de 40 a 74 anos, faixa etária recomendada pelas novas diretrizes do Ministério da Saúde. Para agendar, é necessário apresentar requisição médica com guia específica, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de endereço. No caso das pacientes que já realizam o exame periodicamente (a cada dois anos), é preciso apresentar também a mamografia mais recente no ato do agendamento.
Apesar de graves, os cânceres de mama e do colo do útero, quando diagnosticados precocemente, possuem chances de cura que ultrapassam 90%. Por isso, a prevenção é a melhor escolha e é fundamental para uma intervenção imediata.