A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) participou, nessa quarta-feira, 8, de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro, promovido pelo Ministério Público de Saúde (MP) em parceria com o Legislativo, teve como objetivo discutir ações, investimentos e os desafios da gestão municipal na área da saúde.
Na ocasião, foi explicado como é estruturado o cofinanciamento da saúde pública, realizado pela União, Estado e Município, e o volume de recursos aplicados em Juazeiro do Norte. Atualmente, o município investe mais que o dobro do percentual mínimo exigido pela Constituição Federal (15%). Entre 2014 e 2025, o investimento municipal passou de 27,7% para 33,44%, demonstrando o compromisso com o fortalecimento do sistema público de saúde.
Durante a audiência, a Sesau também apresentou dados sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que encaminha mais de 400 pacientes por mês para a capital, Fortaleza. O serviço garante o transporte de usuários que necessitam de atendimentos especializados regulados pelo Governo do Estado. Atualmente, são realizadas três viagens semanais, totalizando cerca de 12 mil quilômetros percorridos mensalmente.
O secretário de Saúde, Bendimar Júnior, disse que a audiência foi uma oportunidade de prestar contas e dialogar com o Legislativo e a população sobre a gestão da saúde pública. Para ele, "foi um momento muito esclarecedor, no qual pudemos detalhar como funciona a política de cofinanciamento da saúde, apresentando as responsabilidades de cada ente federativo e os investimentos já realizados. É certo que ainda enfrentamos desafios, mas momentos como este são fundamentais para fortalecer uma gestão participativa, que escuta, dialoga e busca aprimorar continuamente os serviços oferecidos à população", destacou.
O evento contou com a presença de vereadores, com a promotora de justiça, Alessandra Magda, técnicos da Sesau e membros da comunidade, servindo como espaço de escuta e esclarecimento sobre as políticas públicas de saúde do município.