Entre janeiro de 2023 e setembro deste ano, mais de 340 estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte foram beneficiados com a entrega de óculos. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de melhorar o desempenho escolar de alunos com dificuldades visuais.
De acordo com Ana Cláudia dos Santos, coordenadora do PSE da Sesau, todo o processo de entrega dos óculos tem início com a sinalização feita pelas escolas. Ela explica que a identificação dos estudantes é realizada pelos próprios educadores, que, por estarem em contato diário com os alunos, conseguem perceber quando há dificuldades visuais ou mesmo casos de afastamento das aulas motivados por problemas de visão.
"Quando a equipe de saúde chega à escola para realizar o encaminhamento, os profissionais da instituição já direcionam os alunos que apresentam queixas visuais para a realização do exame prévio e a emissão do encaminhamento. Esse documento é entregue aos responsáveis pela criança e, em seguida, repassado ao PSE junto com a documentação necessária para o agendamento da consulta com o oftalmologista", explica.
Depois de marcada a consulta, o encaminhamento é devolvido à escola junto com toda a documentação necessária para a produção dos óculos. Nessa fase, os pais/responsáveis são informados para comparecer à ótica, onde o estudante faz a escolha do modelo. Concluído o processo de fabricação, os acessórios são entregues diretamente nas unidades de ensino.
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), executada no município pela Sesau e Seduc. Atualmente, 82 escolas municipais são pactuadas com o programa, que, além da entrega de óculos, realiza diversas outras ações de promoção à saúde, como as voltadas à saúde bucal e à prevenção de doenças.