Este ano, o tradicional desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil terá início às 8h, com concentração a partir das 7h nas proximidades do mercado Senhora Santana. Com o tema "Educar para incluir: caminhos que unem saberes e pessoas", o evento ressalta as diversas formas de aprender e ensinar, reforçando a importância do processo coletivo e da união entre escola e comunidade.
O percurso seguirá pela Rua São Pedro, reunindo 13 escolas, entre municipais, estaduais e privadas, além da Banda de Música Padre Cícero, do Tiro de Guerra, do Pelotão da Cavalaria, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, escoteiros, membros da maçonaria, da Guarda Municipal, do Demutran, da Patrulha Maria da Penha e outras instituições.
Para garantir o bem-estar dos participantes, serão disponibilizados pontos de distribuição de água para os estudantes, e banheiros químicos em locais estratégicos ao longo do percurso. Ambulâncias também estarão de prontidão para atender qualquer necessidade emergencial.
O desfile acontecerá de forma contínua, com apresentações relacionadas à temática central, seguindo pela rua São Pedro até o cruzamento com a Rua Santa Luzia. Após o encerramento oficial do desfile cívico, algumas fanfarras se apresentarão até a Praça Padre Cícero, de maneira independente.
A programação da Semana da Pátria começou no último dia 31 de agosto e seguirá até 9 de setembro, encerrando com o desfile no sítio São Gonçalo, na zona rural, que contará com a participação das unidades escolares da região. Ao todo, os eventos da semana da pátria devem reunir cerca de 12 mil estudantes de 90 escolas, além de professores, servidores, pais, responsáveis e a comunidade em geral.