De 25 a 29 de agosto, o Centro de Artesanato Municipal Maria Cândido, em Juazeiro do Norte, promoveu a oficina gratuita "Xilogravura com preservação da umburana", unindo aprendizado artístico e conscientização ambiental. A atividade foi ministrada pelo xilógrafo Mestre Francorli, referência na técnica tradicional da xilogravura nordestina.
Durante a oficina, os alunos aprenderam a produzir xilogravuras utilizando placas de umburana, árvore nativa do sertão nordestino e historicamente empregada na arte popular do Cariri. Além da prática artística, os participantes também realizaram o plantio da espécie, em uma ação simbólica voltada para a preservação da matéria-prima que dá origem às gravuras.
A umburana é uma árvore versátil, pois a sua madeira é usada na produção do artesanato local, móveis finos, perfumaria, bebidas alcoólicas e medicamentos fitoterápicos. Por conta da suas infinitas possibilidades de uso, a árvore tornou-se alvo de intensa exploração, o que reforça a importância de ações educativas como a realizada no Parque Ecológico pela oficina.