A partir da próxima segunda-feira, 11 de agosto, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) iniciará a distribuição de canetas reutilizáveis de insulina. O dispositivo, disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS), substituirá as tradicionais canetas descartáveis, que serão descontinuadas. A mudança beneficiará os pacientes diabéticos atendidos pelo SUS no município e tem como principais objetivos promover mais sustentabilidade, praticidade no tratamento, além de reduzir o desperdício de insulina e diminuir erros de dose.
Com o novo modelo, o paciente receberá a caneta reutilizável apenas uma vez, com durabilidade estimada de até três anos. Depois disso, basta comparecer mensalmente à Farmácia Central para retirar apenas os refis de insulina (tubetes), que são acoplados à caneta. O sistema reduz o descarte de plástico, evita desperdícios e torna mais simples a rotina de quem precisa do medicamento diariamente.
Além dos benefícios ambientais, a caneta reutilizável é prática, segura e confortável, oferecendo mais eficiência no controle da glicemia.
A entrega das novas canetas será realizada de forma gradual, conforme o envio dos lotes pelo Ministério da Saúde.
Cada paciente receberá uma caneta, exceto aqueles que utilizam a combinação de insulina NPH e Regular, que, conforme norma técnica do MS, terão direito a duas canetas.
A retirada do dispositivo será feita na Farmácia Central de Juazeiro do Norte, localizada na Rua Rui Barbosa, s/n, bairro Santa Tereza. Para garantir o recebimento da nova caneta, é necessário apresentar: prescrição médica de uso de insulina, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência. No ato, o paciente também deverá assinar um termo de compromisso e responsabilidade, confirmando o recebimento e se comprometendo a zelar pelo dispositivo.