A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) iniciou, nesta terça-feira, 5, as atividades em grupo voltadas para pacientes com fibromialgia. As ações são destinadas aos usuários atendidos na Sala de Atendimento Prioritário para Pacientes com Fibromialgia, inaugurada em maio deste ano. Na abertura das atividades, os pacientes participaram de uma palestra com o tema "Aspectos Psicológicos da Fibromialgia", realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
As atividades em grupo são conduzidas por profissionais das equipes multiprofissionais (e-Multi) da Atenção Primária à Saúde (APS). Segundo Cremilda Bringel, secretária executiva de Atenção à Saúde, o cronograma das atividades é planejado de acordo com as demandas apresentadas pelos pacientes.
"Os profissionais da equipe e-Multi vão desenvolver atividades semanais em grupo, justamente para estimular a socialização entre pacientes que enfrentam as mesmas queixas e desafios. Teremos rodas de conversa, musicoterapia, palestras e outras ações conforme as necessidades deles", explica Cremilda.
A Sala de Fibromialgia funciona no Centro de Dermatologia e realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O espaço tem como objetivo agilizar os procedimentos voltados aos pacientes, como marcação de exames e agendamento de consultas especializadas.
No local, também é possível solicitar a carteirinha da pessoa com fibromialgia, mediante apresentação de cópia do RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico.
A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dores generalizadas em músculos e tendões. Além da dor, os pacientes podem apresentar cansaço extremo, distúrbios do sono, ansiedade e dificuldades de memória. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população, aproximadamente 5 milhões de pessoas, convivem com a síndrome.