Uma formação voltada à Guarda Civil Metropolitana - GCM com foco em diversidade, combate à LGBTfobia e abordagem social ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), nesta segunda-feira, 21. A iniciativa foi conduzida pelo Núcleo de Diversidade e Gênero (NUDG) e pelo Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial (NEPIR), serviços vinculados à Secretaria de Assistência Social - SAS.
Durante a formação, os agentes receberam orientações sobre como realizar abordagens respeitosas e seguras, especialmente com mulheres trans e travestis, com destaque para o uso adequado dos pronomes e o reconhecimento das identidades de gênero. Também foram trabalhados temas relacionados à diversidade étnico-racial e à promoção da equidade nos serviços públicos de segurança.
A iniciativa visa fortalecer a atuação humanizada da Guarda, promovendo o respeito à dignidade, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva e livre de discriminações.
A formação integra uma série de ações contínuas do NUDG e do NEPIR para qualificar o atendimento dos serviços públicos e frisar a garantia dos direitos humanos. Neste sentido, a proposta vai ao encontro das estratégias adotadas pela gestão municipal, com ênfase para a Segurança Pública que, a cada dia, redobra os esforços para tornar Juazeiro mais segura para todos.