Foto: Aerlon Avelino
A Prefeitura de Juazeiro do Norte foi convidada a compor a mesa da audiência pública na temática "desafios e oportunidades na ampliação do saneamento básico", na Câmara Municipal de Vereadores, nesta quarta-feira, 21. Representando o município, estiveram a secretária de Infraestrutura, Carolina Biró, e o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente, Ivan Figueiroa.
A audiência teve como principal objetivo dialogar sobre o volume de obras - além da compreensão do cronograma e dos planejamentos -, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto firmada entre Ambiental Ceará e Cagece. Alguns bairros como Antônio Vieira, Santo Antônio, Triângulo e São José já estão recebendo um alto grau de obras, e todas as áreas contempladas devem chegar a 64km de implantação de rede até o meio do ano.
O município atua, assim, como fiscalizador das obras, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A pasta afirmou que vem realizando um trabalho de notificação e atuando na orientação e alinhamento junto aos órgãos, ampliando canais de divulgação. A Seinfra pontuou que uma das exigências principais é o projeto de sinalização provisória e sinalização de desvio nas vias interditadas.
A Ambiental Ceará divulgou últimos dados referente à cobertura de esgoto em Juazeiro, que devem chegar a 46,38% no final do ano. No início da operação, a cobertura chegava a 29%, já no final da PPP, em 2033, o objetivo é que chegue a 90% em toda a cidade.
A titular da Seinfra, Carolina Biró, colocou a infraestrutura urbana como "uma espinha dorsal do planejamento da cidade", e pontuou o saneamento básico como uma parte fundamental para o desenvolvimento. "Ao falarmos de saneamento básico estamos falando de saúde pública, de justiça social, de abastecimento de água, de drenagem pluvial e esgotamento", ponderou.