De 18 a 22 de junho, Juazeiro do Norte será palco de uma das maiores festas populares do interior do Nordeste: o Juaforró 2025. O evento atrai, todos os anos, um público diverso e de diferentes idades, consolidando-se como uma das celebrações mais expressivas da cultura nordestina. Com uma programação ampla e variada, o Juaforró busca preservar e valorizar as tradições do Cariri.
A festa acontecerá no tradicional Parque de Eventos Padre Cícero e contará com atrações musicais nacionais, regionais e locais. Para a edição deste ano, já estão confirmadas as bandas Seu Desejo, Forró Real, Japãozin, Tierry e Junior Vianna.
A expectativa é de que esta seja uma das maiores edições já realizadas, considerando o crescimento expressivo do evento nos últimos anos. Em 2024, o Juaforró bateu recorde de público, reunindo cerca de 100 mil pessoas. A edição foi considerada um sucesso tanto em termos de organização quanto de segurança. Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo pela Rede Globo, por meio da programação "São João do Nordeste", ampliando ainda mais seu alcance.
A gestão municipal reforça o compromisso de resgatar e valorizar a tradição dos festejos juninos. Para isso, aposta em elementos como a Cidade Cenográfica, o tradicional Palhoção com forró pé de serra, parque de diversões, praça de alimentação e o Terreiro Cultural, com apresentações de manifestações populares como maneiro-pau, coco, banda cabaçal, entre outras expressões da cultura local.
Na Cidade Cenográfica, é possível encontrar réplicas de construções antigas de Juazeiro do Norte, como a Prefeitura, a igreja, a cadeia pública e o cabaré. Neste último, atores encenam peças e interagem com o público, promovendo uma experiência imersiva e lúdica.
O Juaforró foi criado nos anos 2000 pelo cantor e compositor Alcymar Monteiro, então secretário municipal de Cultura. O evento surgiu com o objetivo de concentrar os festejos juninos em um único local e promover uma celebração de destaque regional, a exemplo de outras cidades como Campina Grande, Mossoró e Caruaru. Além disso, o Juaforró também se estende à zona rural, levando bandas locais e grupos folclóricos a diversas comunidades.
Apesar de sua criação nos anos 2000, o Juaforró deixou de ser realizado em 2013. Retornou apenas em 2021, em formato online, devido à pandemia da Covid-19. Em 2022, a festa voltou a acontecer presencialmente, no tradicional Parque de Eventos Padre Cícero.