NOTÍCIAS

17-MAI-2024

Dia Mundial da Reciclagem: conheça as ações da Amaju que fortalecem essa prática

#MeioAmbiente POR ASCOM 17 DE MAIO DE 2024

O dia 17 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o Dia Mundial da Reciclagem. A data simbólica, criada em 2005, visa despertar na população a consciência do descarte correto dos resíduos sólidos e promover o cuidado com o meio ambiente.

Reconhecendo a importância dessa data e das ações em Juazeiro do Norte, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) desenvolve uma série de projetos e parcerias para estimular a prática da reciclagem e promover o desenvolvimento do senso crítico da população em relação à preservação do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas estão as parcerias mantidas com as associações de catadores de reciclagem locais. Ao todo, cinco associações formalizadas e uma cooperativa colaboram nesta iniciativa, somando mais de 500 catadores registrados. A atividade resultante dessa parceria consiste no recolhimento de resíduos durante as festividades do município, como em romarias, na vaquejada e no Juaforró.

A Amaju oferece auxílio na logística, na prestação de assessoria técnica e no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a atividade de recolhimento.

Como resultado desse trabalho de cooperação, na última romaria de Nossa Senhora das Candeias, ocorrida entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, por exemplo, mais de 1,5 tonelada de materiais recicláveis foi recolhida das ruas. São latas de alumínio, garrafas PET e outros resíduos que, embora aos olhos do consumidor pareçam inservíveis, representam potencial de renda para os catadores e que, quando destinados da forma correta, diminuem a incidência de problemas ambientais.

Atrelada a essa iniciativa, seguem em curso no município cinco ecopontos e um galpão para a triagem dos materiais recicláveis, já com projetos prontos; um galpão de triagem, já licitado; e uma Central Municipal de Resíduos (CMR), que se encontra em fase de licitação.

Outro projeto coordenado pela Amaju diz respeito ao desenvolvimento e implementação da logística reversa dos pneus. Essa atividade é realizada através de duas etapas: a primeira envolve o trabalho de conscientização da população e a segunda consiste na articulação e cadastramento de borracharias, empresas geradoras de resíduos pneumáticos, além de fabricantes, vendedores e distribuidores. Até o momento, mais de cem borracharias já foram cadastradas.

O objetivo da logística reversa é centralizar o descarte de pneus no Ecoponto, localizado na Rua Engenheiro José Batista, n.º 416, Triângulo. A partir dali, os materiais pneumáticos são destinados para Teresina, no Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação. De janeiro de 2021 até abril deste ano, mais de 660 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas em terrenos baldios ou em outras destinações inadequadas.

Além da gestão de resíduos pneumáticos, a Amaju também desenvolve um trabalho em parceria com a Associação Kariri Ambiental, para a destinação correta de resíduos eletrônicos (E-lixo). Esse material, quando descartado corretamente, torna-se matéria-prima para a indústria, diminuindo assim a necessidade da extração desses componentes da natureza. A Kariri Ambiental está localizada na Av. Paulo Maia, n.º 1500, bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sábado, em horário comercial.

Nas escolas, também existem projetos voltados à prática da reciclagem. Através da parceria entre a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, a Secretaria de Educação e a Amaju, funciona o Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental e Incentivo às Políticas Públicas (Sispea). O programa, na verdade, é desenvolvido por meio de tecnologia social, onde a metodologia de ensino visa fomentar a prática socioambiental nas instituições de ensino. Entre as ações desenvolvidas, através do Sispea, estão o recolhimento e a doação de resíduos sólidos aos catadores locais. Mensalmente, as escolas promovem um "dia D" de campanha, no qual os alunos são convocados a levar para a escola resíduos passíveis de reciclagem, os quais são então doados aos profissionais que trabalham com a coleta de recicláveis no município.

Para Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, todas essas atividades desempenhadas pela Autarquia em parceria com as demais instituições são uma iniciativa importante rumo a uma cidade mais ecológica. Ele enfatiza o trabalho conjunto com as secretarias para o fortalecimento dessa rede de fomento à reciclagem. "Com relação aos resíduos eletrônicos, por exemplo, o município tem implementado políticas públicas no âmbito das principais secretarias, como Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Educação (Seduc), onde os descartes eletroeletrônicos inservíveis serão destinados às entidades responsáveis pela destinação final correta", pontua.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#DesenvolvimentoSocial Hoje

SEDEST realiza entrega de certificados para cursos profissionalizantes

Para encerrar a semana de atividades, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

SEJUV Junino acontece no Parque das Timbaúbas na próxima quarta

A Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte-SEJUV realizará, na próxima qua [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Município investe mais de R$ 305 milhões em macrodrenagem e pavimentação asfáltica

A Prefeitura de Juazeiro do Norte anunciou, através da Secretaria de Infraestrutura (SEI [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Seduc entrega notebooks para professores do município recém-empossados

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta s [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Atividade sobre arborização urbana encerra segunda semana do 'Junho Ambiental 2024'

Nesta sexta-feira, 14, às 17h40, acontecerá o encerramento da segunda semana da campanha [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Seagri realiza Feira da Agricultura Familiar nas Timbaúbas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte (SEAGRI), em parceria c [...]

#Segurança Há 1 dia(s)

Curso de tiros para guardas municipais começa segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 17, terá início o curso de tiros para porte funcional para os [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Solenidade em Juazeiro do Norte marca lançamento de livro em homenagem aos 180 anos do Padre Cícero

A noite da quinta-feira, 13, foi marcada pela solenidade de lançamento do livro "Padre C [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito