NOTÍCIAS

12-ABR-2024

Projeto de matemática incentiva estudantes e traz possibilidades inovadoras para aprendizagem

#Educação POR ASCOM 12 DE ABRIL DE 2024

Nesta quinta-feira, dia 11, estudantes e professores da Escola Municipal José Geraldo da Cruz, localizada no bairro Salesianos, participaram entusiasticamente do lançamento do Projeto Decatlo. O evento foi conduzido pelo Professor Marcos Xavier, técnico da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. Durante o evento, houve uma apresentação detalhada do trabalho que já está em andamento em outras unidades escolares da rede municipal de ensino, promovendo o intercâmbio de experiências.

A iniciativa é voltada para estudantes que demonstram afinidade e entusiasmo excepcionais pela Matemática, proporcionando uma abordagem diversificada e multidimensional para o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos nesta disciplina.

De acordo com o Professor Xavier, a inspiração por trás da criação do Decatlo de Matemática vai além da mera expansão do entendimento dos conceitos matemáticos. Ele afirma, "O propósito é desenvolver habilidades práticas e estratégicas, reconhecendo a natureza desafiadora e abrangente da Matemática. Esta iniciativa surge como resposta à necessidade premente de ultrapassar os limites do currículo tradicional, oferecendo aos alunos uma experiência educacional única e enriquecedora".

O projeto traz atividades que despertam o interesse dos estudantes pela matemática ligada à tecnologia, e o uso do raciocínio lógico por meio da aplicação do Software educacional GeoGebra, competições de xadrez e dama, além de desafios como a torre de Hanói e o cubo mágico.

Os alunos têm a oportunidade de testar hipóteses, fazer observações e explorar diferentes soluções para problemas matemáticos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e crítico.

A proposta permite a utilização de tecnologias avançadas, como softwares e simuladores, que auxiliam na aprendizagem de conceitos complexos e na resolução de problemas de maneira mais eficiente. Também oferece um ambiente propício para a realização de trabalhos em grupo, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.

O lançamento ocorreu no novo laboratório de informática da escola. O uso da tecnologia é uma peça fundamental no desenvolvimento do projeto. Nesse contexto, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte tem investido na revitalização dos laboratórios de informática das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Em 2023, como parte das ações do Programa Municipal Educa Juazeiro, foram adquiridos e entregues 1.100 computadores completos.

O investimento visa também a inclusão digital, disponibilizando a oportunidade aos estudantes de terem acesso aos equipamentos, utilizando-os para aulas, bem como para realização de atividades e pesquisa sob orientação dos professores.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 1 dia(s)

Município realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura realizará, na próxima terça-feira, 28, das 8h às 13h, o II Fórum Comunitári [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde reúne mais de 100 participantes

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada nesta [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Hospital Infantil Maria Amélia será entregue à população

Após 6 anos de espera, a nova sede do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Resultado parcial dos projetos aprovados pelo CMDCA é divulgado

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte divulgou, nessa quarta-feira, 22, via Diário [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Semasp substitui mais de 3,2 mil lâmpadas convencionais por LED

Nos últimos 9 meses, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) substitu [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Gestantes assistidas pelos CRAS ganham ensaio fotográfico

Através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), a Prefeitura de Jua [...]

#Finanças Há 2 dia(s)

Regularização fundiária da "Faixa de Gaza" avança

As secretarias de Segurança e Finanças de Juazeiro do Norte estão trabalhando em conjunt [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito