NOTÍCIAS

12-ABR-2024

Projeto de matemática incentiva estudantes e traz possibilidades inovadoras para aprendizagem

#Educação POR ASCOM 12 DE ABRIL DE 2024

Nesta quinta-feira, dia 11, estudantes e professores da Escola Municipal José Geraldo da Cruz, localizada no bairro Salesianos, participaram entusiasticamente do lançamento do Projeto Decatlo. O evento foi conduzido pelo Professor Marcos Xavier, técnico da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. Durante o evento, houve uma apresentação detalhada do trabalho que já está em andamento em outras unidades escolares da rede municipal de ensino, promovendo o intercâmbio de experiências.

A iniciativa é voltada para estudantes que demonstram afinidade e entusiasmo excepcionais pela Matemática, proporcionando uma abordagem diversificada e multidimensional para o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos nesta disciplina.

De acordo com o Professor Xavier, a inspiração por trás da criação do Decatlo de Matemática vai além da mera expansão do entendimento dos conceitos matemáticos. Ele afirma, "O propósito é desenvolver habilidades práticas e estratégicas, reconhecendo a natureza desafiadora e abrangente da Matemática. Esta iniciativa surge como resposta à necessidade premente de ultrapassar os limites do currículo tradicional, oferecendo aos alunos uma experiência educacional única e enriquecedora".

O projeto traz atividades que despertam o interesse dos estudantes pela matemática ligada à tecnologia, e o uso do raciocínio lógico por meio da aplicação do Software educacional GeoGebra, competições de xadrez e dama, além de desafios como a torre de Hanói e o cubo mágico.

Os alunos têm a oportunidade de testar hipóteses, fazer observações e explorar diferentes soluções para problemas matemáticos, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e crítico.

A proposta permite a utilização de tecnologias avançadas, como softwares e simuladores, que auxiliam na aprendizagem de conceitos complexos e na resolução de problemas de maneira mais eficiente. Também oferece um ambiente propício para a realização de trabalhos em grupo, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.

O lançamento ocorreu no novo laboratório de informática da escola. O uso da tecnologia é uma peça fundamental no desenvolvimento do projeto. Nesse contexto, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte tem investido na revitalização dos laboratórios de informática das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Em 2023, como parte das ações do Programa Municipal Educa Juazeiro, foram adquiridos e entregues 1.100 computadores completos.

O investimento visa também a inclusão digital, disponibilizando a oportunidade aos estudantes de terem acesso aos equipamentos, utilizando-os para aulas, bem como para realização de atividades e pesquisa sob orientação dos professores.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Hoje

Expoanime Cariri registra 10 mil participantes em sua 15ª edição

A Expoanime Cariri Fest 2024 foi realizada nesse fim de semana, nos dias 27 e 28 de abri [...]

#Saúde Hoje

Vacina contra a Influenza já está disponível

A partir desta segunda-feira, 29, as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro do Norte - UB [...]

#Administração Hoje

Município suspende pagamento de servidores que não realizaram censo

A Secretaria de Administração de Juazeiro do Norte - SEAD comunica que, de acordo com os [...]

#Agricultura Hoje

Juazeiro do Norte recebe 2 mil doses de vacina contra a febre aftosa

O município de Juazeiro do Norte recebeu uma doação de 2 mil doses da vacina contra a Fe [...]

#SEDEST Há 2 dia(s)

Casais formalizam matrimônio em cerimônia de Casamento Coletivo

No último sábado, dia 27, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SED [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Expoanime Cariri Fest 2024 completa 15 anos

A Expoanime Cariri Fest 2024 está celebrando sua 15ª edição como parte do Circuito de Fe [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

Prefeitura distribui 485 cestas básicas de janeiro a março

Durante os meses de janeiro a março deste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por me [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

SEDEST promove edição da Sala de Apoio ao Trabalhador

O programa itinerante da Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense, da Secretaria de Dese [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito