
Manter um município limpo vai muito além de apenas preservar os espaços públicos. O descarte correto dos resíduos é uma medida essencial para proteger a saúde da população, reduzir a proliferação de vetores e prevenir doenças. Em Juazeiro do Norte, a Secretaria de Saúde (Sesau), reforça constantemente que a colaboração da população é indispensável para manter uma cidade limpa e saudável.
O descarte irregular de lixo em terrenos baldios, vias públicas e outros espaços urbanos favorece o acúmulo de água e a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, como mosquitos, ratos, baratas e moscas. Além de comprometer a limpeza da cidade, essa prática aumenta os riscos à saúde coletiva.
Entre as principais preocupações estão as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Recipientes descartados de forma inadequada como garrafas, pneus, latas e embalagens plásticas, podem acumular água da chuva e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O descarte incorreto também contribui para a ocorrência de doenças como leptospirose, infecções gastrointestinais e outros agravos relacionados à contaminação do ambiente.
Para reduzir esses riscos, o setor de Vigilância em Saúde orienta que os resíduos sejam acondicionados corretamente e colocados para coleta nos dias e horários estabelecidos. O trabalho de prevenção é realizado diariamente pelos agentes de combate às endemias, que realizam vistorias nos bairros, visitas domiciliares, identificando e eliminando focos do mosquito, orientando moradores e promovendo ações educativas em escolas, instituições e comunidades.
As equipes também monitoram os chamados Pontos Estratégicos, como borracharias, sucatas e ferros-velhos, locais que apresentam maior potencial para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti e, por isso, recebem inspeções periódicas. O enfrentamento às arboviroses e demais doenças relacionadas ao descarte inadequado de resíduos é um trabalho diário que deve ser realizado em conjunto com a população.