
Nesta sexta-feira, 13, escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte realizam atividades pedagógicas, referenciando a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. Desenvolvida ao longo da segunda semana de março, a iniciativa se soma a ações que já são trabalhadas pelas unidades de ensino durante o ano letivo, com o objetivo de resgatar e valorizar as contribuições, vivências e conquistas de mulheres que transformaram realidades com mais justiça e respeito.
Foram contempladas diversas atividades pedagógicas. Dentre elas, exposições de arte, contação de histórias, apresentações culturais e rodas de conversa, reunindo estudantes e professores. Na EEF Professora Iva Emídio, por exemplo, alunos do 3º, 4º e 5º anos estudaram, em sala de aula, a trajetória e a contribuição histórica de diferentes mulheres. Como parte da culminância, os estudantes produziram e apresentaram obras de arte inspiradas nas personalidades pesquisadas.
As ações, no entanto, não se limitam a este período. Ao longo de todo o ano letivo, as escolas da rede municipal desenvolvem, de forma direta e transversal, temas relacionados ao respeito, à valorização da mulher e ao combate à violência de gênero, dentro e fora do ambiente escolar.
A iniciativa segue recomendação do Ministério Público do Ceará e está alinhada à Lei nº 14.986, de 25 de setembro de 2024, que prevê a inclusão de abordagens baseadas nas experiências e perspectivas femininas nos conteúdos curriculares, com destaque para atividades educativas realizadas durante a segunda semana de março.