NOTÍCIAS

10-NOV-2025

Juazeiro do Norte recebe Selo Município Sem Racismo

Por Ascom 10/11/2025 #desenvolvimentosocial

Juazeiro do Norte agora é oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará com o Selo Município Sem Racismo. A certificação entregue a Juazeiro ocorreu nessa sexta-feira, 7, pelo governador Elmano de Freitas, em cerimônia que contemplou 13 municípios cearenses que se destacaram na implementação de políticas de promoção da igualdade racial.

O selo reconhece cidades que desenvolvem ações permanentes de enfrentamento à discriminação racial e valorização da população negra, quilombola, indígena, povos de terreiros e comunidades ciganas. Para receber a certificação, os municípios passam por uma avaliação técnica que considera legislação, ações formativas, participação social e estrutura institucional dedicada ao tema.

Representando Juazeiro do Norte na solenidade, o diretor de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria de Assistência Social, Júnior Sarmento, destacou que o reconhecimento reflete o compromisso da gestão com políticas estruturantes e contínuas.

Segundo ele, "a busca pelo selo e, principalmente, as políticas implementadas representam para Juazeiro do Norte um compromisso fundamental. Isso exige a criação de uma estrutura institucional, como o Conselho de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial e a realização de capacitações para servidores, indicando que as ações de Juazeiro do Norte estão alinhadas com os critérios para a eventual obtenção do selo. Com isso, vêm o reconhecimento e o incentivo."

Ele reforça que o selo funciona como um estímulo para que os municípios avancem em iniciativas reais e duradouras. "O selo é uma certificação, é um incentivo do Governo do Estado do Ceará para as cidades que adotam ações e políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial e de fortalecimento à população negra, quilombola, povos indígenas, povos de terreiros e ciganos. Daí vem toda uma estruturação de políticas públicas que indica que o município está ou pretende estruturar suas políticas de igualdade racial de forma perene, indo além de ações pontuais", acrescentou.

Sarmento também destacou a importância da participação social e da continuidade das políticas públicas. "Isso inclui a criação de conselhos que garantam a participação da sociedade civil e a continuidade das ações mesmo que aconteça uma mudança de gestão. Daí vem o fortalecimento da identidade e da autoestima. A construção de uma sociedade mais justa demonstra a intenção de Juazeiro do Norte de se posicionar como um local mais justo, inclusivo e respeitoso com a diversidade, contribuindo para a redução da desigualdade racial e para o combate às suas consequências. Em resumo, podemos dizer que a participação e as iniciativas antirracistas de Juazeiro do Norte sinalizaram um avanço na política de promoção da igualdade racial no nosso município, visando uma transformação social e cultural de longo prazo", concluiu.

 

Deixe seu comentário

pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023