
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) encerrou, nesta sexta-feira, 30, a Semana de Mobilização contra as Arboviroses com uma ação educativa no Horto do Padre Cícero. A iniciativa integrou uma série de atividades realizadas ao longo da semana em pontos estratégicos do município, especialmente nas proximidades dos principais templos católicos, em razão da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.
Durante a mobilização, foram realizadas ações de panfletagem e orientações educativas junto à população, transeuntes, romeiros e comerciantes, com foco na prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo foi ampliar o alcance das informações e reforçar a importância dos cuidados necessários, sobretudo no período chuvoso, quando o risco de proliferação do vetor é maior.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Nara Hellen Nascimento, a Semana de Mobilização integra um conjunto de ações permanentes desenvolvidas pelo setor no combate ao Aedes aegypti. "Essa é uma das atividades previstas no cronograma anual do Núcleo de Endemias. Além das ações realizadas nesta semana, desenvolvemos outros projetos ao longo do ano, como o Ovitrampas; o Agente Mirim, que transforma crianças em multiplicadoras de informações; e o LIRA, levantamento rápido realizado quatro vezes por ano, além das visitas a pontos estratégicos", destacou.
As arboviroses, embora tratáveis, podem evoluir para quadros graves, podendo ser fatais e deixar sequelas, sobretudo em grupos de risco, como gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. No caso das gestantes, por exemplo, a infecção pelo vírus da zika pode provocar aborto espontâneo, malformações fetais, como a microcefalia, ou até mesmo o óbito do bebê.