NOTÍCIAS

04-DEZ-2025

Prefeitura realiza destruição de descargas adulteradas e reforça ações contra perturbação sonora em Juazeiro do Norte

Por Ascom 04/12/2025 #segurança

Na manhã desta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou a cerimônia de destruição de aproximadamenre 300 descargas adulteradas apreendidas durante operações de fiscalização de trânsito. A ação tem como objetivo reduzir a perturbação sonora causada principalmente por motocicletas que circulam com escapamentos irregulares.

As descargas adulteradas são equipamentos modificados para aumentar o ruído do motor, causando diversos incômodos à população. O barulho excessivo afeta especialmente idosos, crianças, pessoas com sensibilidade auditiva, pessoas com autismo, além de prejudicar o ambiente de hospitais, escolas e bairros residenciais. O uso desse tipo de equipamento também configura infração de trânsito, resultando em multa e na obrigatoriedade de remoção da peça para liberar o veículo.

Durante a ação, foram destruídas aproximadamente 300 descargas recolhidas ao longo dos últimos meses pelas equipes do Grupamento de Trânsito da Polícia Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), dentro da operação Descarga Livre, criada para combater esse tipo de irregularidade.

O secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, destacou a importância da iniciativa. "Identificamos que uma das principais causas de perturbação ao sossego em Juazeiro do Norte é o barulho excessivo de descargas adulteradas, principalmente em motocicletas. Esse ruído afeta grupos vulneráveis. Por isso montamos a operação Descarga Livre, que vem retirando de circulação essas descargas barulhentas. Além de ser uma perturbação, é uma infração de trânsito. Após a apreensão, a descarga precisa ser removida para que o veículo seja liberado. Hoje estamos destruindo esse material, que depois será encaminhado para reciclagem pela Amaju."

O evento é promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU). Todo o material destruído será doado para os catadores que são associados à AMAJU, garantindo destino sustentável e contribuindo para a geração de renda.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023