Inaugurado em 18 de outubro de 1955, o Hospital e Maternidade São Lucas (HMSL) celebrou, no último sábado, 70 anos de história. Idealizado pelo médico mineiro radicado em Juazeiro do Norte, Mário Malzone, a unidade de saúde é uma referência consolidada no atendimento ginecológico e obstétrico da região, guardando em sua trajetória milhares de histórias, especialmente as daqueles que tiveram o hospital como a primeira casa a lhes dar boas-vindas ao mundo.
Entre os incontáveis juazeirenses que tiveram o HMSL como primeiro berço, está a pequena Agatha, nascida em novembro do ano passado. Filha dos jovens romeiros Ângelo e Kaillanny, oriundos de Floresta, em Pernambuco, a bebê resolveu antecipar sua chegada, prevista para dezembro, para participar, junto aos pais, da Romaria da Esperança, na terra do Padre Cícero e da Mãe das Dores.
Em entrevista, os jovens pais comentaram que o nascimento da filha tornou Juazeiro do Norte um lugar ainda mais especial em suas memórias. "A sensação de vir a Juazeiro já era boa e agora se tornou ainda melhor", ressaltaram.
Localizado na Rua São Benedito, no bairro São Miguel, o HMSL realiza, atualmente, uma média de 2 mil atendimentos mensais, entre urgência e emergência. Também são realizadas, mensalmente, cerca de 300 consultas de pré-natal, 280 partos, 150 cirurgias eletivas e 3 mil exames, sendo 1.000 ultrassonografias e 2.000 exames laboratoriais.
Em termos de infraestrutura, o HMSL conta com 123 leitos e está subdividido em oito setores: Maternidade, Alojamento Conjunto, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), Clínica 1, Clínica 2, Ambulatório, Banco de Leite e, mais recentemente, a UTI Adulto Materna.
Instalada em agosto deste ano, a UTI Adulto Materna dispõe de três leitos e equipamentos modernos, tendo como prioridade o cuidado intensivo de gestantes e puérperas. A nova estrutura permite intervenções rápidas e eficazes em casos graves, contribuindo para a redução da mortalidade materna.
Juntamente à UTI Adulto Materna, o São Lucas também foi equipado com uma sala de estabilização, com dois leitos, projetada para oferecer suporte vital imediato a pacientes clínicos e cirúrgicos. O espaço conta com monitores cardíacos, ventiladores e desfibriladores, operados por equipe especializada, o que assegura agilidade e eficiência no atendimento.
Em funcionamento na unidade está também o Banco de Leite Humano. Aberto em 2012, o equipamento é referência no estado pela assistência prestada e palco de histórias de superação. Por meio dele, os bebês, especialmente os prematuros internados na unidade, têm sua alimentação garantida enquanto concluem o processo terapêutico no hospital.
Mantendo viva a missão de acolher e cuidar, ao longo dessas sete décadas o Hospital e Maternidade São Lucas segue firme no compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, acessível e de qualidade à população de Juazeiro do Norte e àqueles que chegam à Capital da Fé.