Construído em parceria com o Instituto Idear e o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDI), a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), iniciou uma nova turma de 40 alunos do Projeto 'Chá Tecnológico e Social', nesta terça-feira, 14. Os idosos participantes desta turma são integrantes dos grupos de convivência social dos CRAS e, também, assistidos do Centro de Referência do Idoso (CRI).
O Chá Tecnológico é uma atividade desempenhada de forma itinerante em todo o Ceará, para o público a partir dos 60 anos de idade.
O projeto consiste em estimular o conhecimento de pessoas dessa idade no campo digital e tecnológico, oferecendo mais segurança e independência para o uso correto da internet. Portanto, oferecendo orientações aos idosos quanto a mais qualidade de vida, através da inclusão sociodigital.
O Chá Tecnológico já incluiu digitalmente centenas de pessoas idosas em vários municípios cearenses, aprimorando os conhecimentos em tecnologia por meio de aulas e atividades com foco na utilização do celular e da internet no cotidiano, como o uso do WhatsApp, configurações do celular, aplicativos de banco, carros por aplicativo e outras funções. São realizados, ainda, cursos e oficinas de desenvolvimento cognitivo, culinária, crochê, música, ginástica, redes sociais e diversos temas de interesse da geração que está nessa faixa etária. As atividades são gratuitas.
A idosa Maria de Lourdes Ferreira considera sua participação no curso como uma boa oportunidade. "Preciso muito aprender a usar melhor o celular, pra fazer transferência no banco, me comunicar mais com os outros. Sei fazer só o básico, e esse curso vai me ajudar", destacou.
Na solenidade da aula inaugural, o Prefeito Glêdson Bezerra afirmou que o Chá Tecnológico vai impactar positivamente os idosos juazeirenses inscritos no projeto. Já a titular da pasta, Josy Lima, pontua sobre o auxílio do projeto no desenvolvimento de habilidades digitais na melhor idade. "Estamos garantindo a inclusão digital desse público de forma adequada. Essa integração é essencial para as pessoas idosas, porque isso vai trazer mais comodidade e segurança aos que precisam utilizar a tecnologia no seu cotidiano", afirma.