Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) de Juazeiro do Norte realizaram, entre maio e agosto deste ano, mais de 590 mil visitas domiciliares. Os dados foram apresentados durante a prestação de contas da Secretaria de Saúde, realizada na última segunda-feira, dia 6, em sessão aberta na Câmara Municipal. Ao todo, foram 465.542 visitas realizadas pelos ACSs e 126.884 pelos ACEs.
Ambas as categorias desempenham papel essencial na sociedade, especialmente na melhoria dos indicadores de saúde. Em parceria com as equipes de Saúde da Família e de Vigilância em Saúde, esses profissionais são fundamentais na prevenção e controle de doenças.
Entre os 476 ACSs do município está Cícera Silva, que exerce a profissão há 23 anos e atua na Equipe de Saúde da Família 52, no bairro Juvêncio Santana. Ela ressalta a importância do trabalho dos agentes para aproximar a saúde da população.
"Somos nós que estamos mais próximos dos pacientes nas mais diversas situações e necessidades, seja nas visitas domiciliares, na promoção da educação em saúde, na busca ativa, nos acompanhamentos ou na articulação de atendimentos com a equipe de Saúde da Família, a equipe multidisciplinar e a rede de apoio. Existem barreiras físicas, geográficas, emocionais e psicológicas que a saúde talvez nunca alcançasse se não fosse pelo nosso trabalho, que, aos poucos, no dia a dia, consegue romper esses obstáculos e estar presente na vida da população", destacou.
Outro exemplo de dedicação é Naldo Galdino, que há 18 anos atua no combate às endemias. Ele ressalta o papel da categoria na prevenção de doenças e na conscientização da comunidade.
"Desenvolvemos ações de combate a vetores e, durante a educação sanitária, convidamos a população a se unir a nós na promoção da saúde e do bem-estar da comunidade. Somos o elo entre a população e as unidades de saúde, contribuindo para reduzir internações e custos com tratamentos, fortalecendo a prevenção e promovendo a qualidade de vida", afirmou.
No último dia 4 de outubro, o Brasil celebrou o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A data, instituída pelas Leis nº 11.585/2007 (ACS) e nº 13.059/2014 (ACE), homenageia esses profissionais, como Cícera e Naldo, que desempenham papel central na democratização do acesso à saúde e no fortalecimento do SUS.