"Às vezes dá aquele nervosismo, mas quando o jogo começa a gente libera a ansiedade, esquece o nervosismo e se concentra só na partida. É muito bom, é uma alegria. Sei que aqui muitas pessoas podem ver nosso talento, então estou animado para participar e buscar a vitória para minha escola", afirma Vitor Hugo, de 15 anos, estudante da EMEIF Maria Pedrina.
No Jejuno's, o esporte vai muito além da competição; ele é usado como uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e social dos estudantes. Além de estimular a disciplina e a concentração, proporciona momentos de integração, colaboração e desenvolvimento de habilidades emocionais, ajudando os jovens a lidar com desafios, frustrações e conquistas de maneira saudável.
"A gente percebe que, nas partidas, os atletas liberam emoções como alegria, raiva, tristeza, nervosismo, felicidade... e ainda aprendem a socializar, respeitar colegas e trabalhar em equipe. E o esporte é isso, ele vai além das quadras, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos e emocionais e preparando os estudantes para vivências dentro e fora da escola", destaca a professora Veronilde Lima.
Para que essa experiência seja ainda mais positiva, os participantes recebem lanches nutritivos, pensados para fornecer energia e manter o rendimento durante os jogos. Além disso, o transporte é cuidadosamente programado para garantir que os deslocamentos não interfiram nas atividades escolares. A coordenação do evento também acompanha de perto cada etapa da competição, assegurando o cumprimento das regras, promovendo a disciplina e criando um ambiente saudável, inclusivo e motivador para todos os estudantes.
As competições da 19ª edição do Jejuno's começaram no último dia 22 de setembro e devem seguir até o final de outubro, reunindo atletas em partidas emocionantes e desafiadoras. O Jejuno's é promovido pelas secretarias municipais de Educação (SEDUC) e de Esporte e Juventude (SEJUV). Com o tema "Aprender, Jogar, Evoluir", o evento reúne estudantes das redes municipal, estadual, federal e privada de Juazeiro do Norte em 25 modalidades, incluindo esportes coletivos, individuais e especiais, como Jogos Eletrônicos, Festival Parajejunos e Skate.