O Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ de Juazeiro do Norte (CMLGBT) empossou, nesta quarta-feira, 24, o novo colegiado que atuará no biênio 2025/2027, em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Assistência Social. O grupo é formado por representantes da sociedade civil e do poder público.
O colegiado conta com dez representações, sendo cinco governamentais e cinco da sociedade civil, entre elas a Faculdade Estácio, Instituto Vida para Todos e Movimento Levante Popular.
De acordo com os organizadores, o Conselho terá como missão articular e monitorar políticas públicas que promovam cidadania e direitos, atuando no combate à violência e ao ódio motivados por orientação sexual e identidade de gênero. Também caberá ao colegiado propor diretrizes para ações afirmativas da comunidade LGBTQIA+ no município.
Entre as prioridades já apontadas estão o fortalecimento de programas de atenção à saúde, a promoção de momentos educativos nas escolas, a capacitação de servidores públicos e a ampliação de mecanismos de proteção para populações trans e negras LGBTQIA+.