Durante todo o mês de setembro, dedicado à valorização da vida, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juazeiro do Norte têm promovido diversas atividades educativas para a população. As ações incluem rodas de conversa, palestras e oficinas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da promoção da saúde mental e da prevenção ao suicídio.
No CAPS III, a programação segue até sexta-feira, 26. Nesta segunda-feira, 22, ocorre a dinâmica "Como você está se sentindo hoje?". Na quarta-feira, 24, pela manhã, será realizada a oficina de argila "Moldando Corações" e, à tarde, a dinâmica "Estoure a sua dor".
Na quinta-feira, 25, à tarde, acontece novamente a oficina de argila. Já na sexta-feira, durante manhã e tarde, o encerramento contará com a construção do Mural da Esperança.
No CAPS Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), as atividades especiais do Setembro Amarelo foram concluídas na última sexta-feira, 19, com um chá da tarde destinado aos usuários da USF Romeirão.
Durante todo o mês, o CAPS Infantojuvenil também realizou ações alusivas à campanha, junto aos seus pacientes.
O Setembro Amarelo foi criado originalmente nos Estados Unidos e, no Brasil, é realizado desde 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, a campanha ganhou relevância e se expandiu por todo o país, envolvendo diferentes setores da sociedade.