A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (SEAMASP) publicou, nessa terça-feira, 2, a Portaria nº 67/2025, que estabelece regras para o plantio de árvores, plantas e gramas nos jazigos e terrenos dos cemitérios municipais.
A medida busca garantir a padronização estética, preservação da estrutura, higiene, segurança e acessibilidade nos espaços públicos.
Entre as principais proibições, estão:
* Plantio de árvores de grande porte e espécies de raízes agressivas;
* Cultivo de plantas acima de 50 cm de altura;
* Uso de espécies que soltam muitas folhas, flores ou frutos;
* Cercas vivas, trepadeiras, palmeiras, coqueiros e buxinho;
* Decoração com objetos cortantes, como vidros ou cerâmicas quebradas.
Será permitido o uso de plantas ornamentais de pequeno porte, preferencialmente em vasos ou floreiras, desde que previamente autorizadas pela administração do cemitério. Entre as espécies liberadas estão: kalanchoe, violeta-africana, begônia, lírio-da-paz, mini-espada-de-são-jorge, suculentas, maranta-pavão, ixora chinesa e vinca de Madagascar.
Os permissionários que desejarem realizar plantio deverão assinar um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se com a manutenção periódica do espaço. O documento está disponível no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte, junto à Portaria nº 67/2025.
Em caso de abandono, falta de cuidados ou descumprimento das normas, a administração poderá remover as plantas sem aviso prévio.