NOTÍCIAS

28-AGO-2025

Nota Oficial

Por Ascom 28/08/2025 #notaoficial

A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte vem a público esclarecer os fatos relacionados à abordagem realizada pela Guarda Civil Metropolitana, que envolveu a entrega da quantia de R$ 20 mil em espécie pela presidente do Instituto Heitor Coelho (IHC) a dois servidores municipais lotados no setor de auditoria e contratos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

A ação integrou procedimento de controle interno da Prefeitura, que buscava reunir elementos para confirmar ou afastar denúncia de possível desvio de recursos destinados às terapias de crianças, supostamente relacionados ao pagamento mensal de propina no valor de R$ 60 mil.

Durante a ocorrência, a então presidente do IHC, Rosimeire Gomes, acusou guardas municipais de terem praticado assalto. A Secretaria esclarece de forma categórica que tal alegação é inverídica.

O que efetivamente ocorreu foi a abordagem de um repasse de dinheiro em espécie, em via pública, entre a presidente do instituto e dois servidores municipais que, em razão das funções que exercem, não poderiam manter qualquer relação financeira com a entidade. A atuação da Guarda Civil Metropolitana se restringiu a assegurar a preservação do valor apreendido e a conduzir os envolvidos à Polícia Civil, responsável pela investigação sobre a origem e a real motivação da transação. A quantia foi devidamente apreendida nos autos do inquérito policial instaurado.

O caso foi formalmente encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, que conduzirá as apurações, com acompanhamento também do Ministério Público e da Câmara Municipal de Vereadores, a fim de verificar a existência de eventual desvio de verbas públicas que deveriam ser integralmente aplicadas em benefício das crianças atendidas pelo município.

A Secretaria de Segurança Pública reforça que a Guarda Civil Metropolitana atua dentro da legalidade, com transparência e compromisso com o interesse público, repudiando veementemente qualquer tentativa de distorção dos fatos ou disseminação de informações falsas que possam comprometer a imagem da instituição.

Juazeiro do Norte, 28 de agosto de 2025.

CLAUDIO SERGEI LUZ E SILVA

Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania

JULIO CÉSAR DOS SANTOS ALVES

Comandante da Guarda Civil Metropolitana

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023