A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte realizou, nessa quinta-feira, 21, mais uma atividade da campanha Agosto Lilás. O Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP) promoveu palestras sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, em evento realizado na sede da Academia Municipal de Segurança Pública (AMUSP), no Centro Administrativo. A ação reuniu autoridades da segurança e da saúde, reforçando o compromisso do município no enfrentamento à violência contra a mulher.
O secretário de Segurança, Cláudio Luz, destacou que a violência doméstica é um problema grave que afeta não apenas as mulheres, mas também crianças e adolescentes. Ele ressaltou o trabalho da Patrulha Maria da Penha e reforçou o telefone de contato disponível para denúncias: (88) 93300-9692. "É uma dura realidade que destrói lares. Por isso, precisamos agir com firmeza para prender agressores e proteger mulheres", afirmou.
A coordenadora da AMUSP, Silvia Rodrigues, disse manter a esperança na redução dos índices de violência. Já a coordenadora do NAP, enfermeira Cláudia Lavor, destacou que muitas mulheres vivem reclusas em casa por medo. Durante sua fala, a delegada de Polícia Civil de Caririaçu, Wanini Galiza Rizzi, lembrou que campanhas de enfrentamento devem ser permanentes e defendeu o encorajamento das vítimas para romper o ciclo de violência.
Ela também alertou para a reincidência de casos, já que muitas mulheres acabam desistindo das denúncias ao acreditar que a situação de agressão havia terminado. A sargento Samara, do RAIO, também palestrou, reforçando a necessidade de ampliar os canais de prevenção e apoio às vítimas.