Promovido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), o II Seminário ERER
- Educação para as Relações Étnico-Raciais foi realizado entre os dias 19 e 22 de maio. O evento reuniu aproximadamente 1.100 pessoas ao longo de quatro dias. A programação aconteceu nas dependências da Universidade Leão Sampaio, com atividades voltadas para educadores, gestores e demais profissionais da rede municipal de ensino.
O objetivo do Seminário ERER é fomentar discussões a partir das experiências vividas nas escolas, fortalecendo uma cultura escolar que adote ações efetivas de combate ao preconceito e à discriminação racial. Pensando nisso, durante a abertura do evento, foi lançado o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à LGBTfobia, que orientará as escolas da rede municipal sobre como lidar com situações de discriminação no ambiente escolar.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Márcia Franca, o propósito é garantir que a educação para as relações étnico-raciais esteja presente nas escolas de forma eficaz, combativa e também preventiva: "Nosso objetivo é fazer com que nossos estudantes possam ser multiplicadores de boas práticas, para que, no futuro, possamos ter uma sociedade mais acolhedora, responsável e comprometida com a valorização da diversidade."
Iniciativas como o Protocolo e o Seminário ERER integram as ações do programa Educa Juazeiro: Mais Aprendizagem, que tem como foco a promoção de uma educação pública de qualidade, integral e inclusiva. O programa valoriza a equidade e o respeito à diversidade, incentivando práticas pedagógicas que considerem as realidades dos estudantes. Além de investir na formação continuada de educadores e no fortalecimento do ensino-aprendizagem.