NOTÍCIAS

17-ABR-2024

Programa Educa Juazeiro fortalece ações em 2024

#Educação POR ASCOM 17 DE ABRIL DE 2024

O Programa Educa Juazeiro, lançado em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, tem se consolidado cada vez mais. O trabalho desenvolvido continua progredindo através de ações que potencializam o aprendizado dos quase 34 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Alguns dos pontos de destaque do programa incluem:

- investir na estrutura física das escolas;

- proporcionar atividades extra sala de aula envolvendo esporte, cultura, arte,

incentivo à leitura e escrita;

-estimular o uso da tecnologia como ferramenta auxiliar para as práticas pedagógicas;

- fortalecer projetos com foco na aprendizagem e nas habilidades dos estudantes;

- promover formações continuadas aos nossos servidores;

- estabelecer parcerias.

Projetos como Juazeiro Leitor, Professor Alfabetizador e Avançar com Seriedade estão sendo cada vez mais disseminados. As diretrizes pedagógicas do laboratório de informática, ampliação dos serviços ofertados pelo Núcleo de Atendimento Psicopedagógico Educacional (NAPE), ampliação das salas de recursos educacionais (AEE) e consolidação dos organismos colegiados estão no planejamento para o corrente ano letivo.

As estratégias inovadoras para fomentar as aprendizagens incluem o ensino da robótica, por meio do Projeto Fábrica de Robôs, bem como o estímulo à tecnologia e ao empreendedorismo, a exemplo dos projetos "Escola do Futuro" e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Na rede física, as manutenções preventivas e corretivas de instalações prediais terão continuidade, assim como a manutenção das quadras e entrega de novos equipamentos, como a Escola Isaac Quirino Teixeira, no Conjunto Padre Cícero.

Além disso, a restauração e ampliação do Teatro Marquise Branca, tendo a Escola Municipal de Arte dentro do projeto, reforçam o quanto o investimento na infraestrutura da rede física é priorizado pelo programa. Através de recursos próprios, já foram reformadas 47 escolas, entregues 10 novas e 26 quadras passaram por intervenções em sua estrutura. Também será entregue o novo prédio da Escola José Marrocos, onde passará a funcionar em tempo integral.

Os festivais de Arte e de Inglês, Jogos Estudantis - Jejunos e a Feira Científica de Juazeiro do Norte - Fecijuno, assim como o ensino da música com as fanfarras, continuarão a todo vapor.

A formação continuada permanece sendo prioridade para os profissionais da Rede de Ensino, em diversas áreas, com a realização de ciclos formativos. O acompanhamento da Gestão Escolar por meio do Selo Gestar, busca a promoção e o desenvolvimento de atividades para um núcleo participativo, humano e de excelência.

Através do Sistema Municipal de Avaliação Interna - SIMAI, pioneiro na rede de ensino, são efetuadas devolutivas e intervenções pedagógicas com base nas avaliações dos estudantes, possibilitando o planejamento de metas e o monitoramento do fluxo e rendimento escolar.

Esses investimentos exibem progressos nos indicadores. O município de Juazeiro do Norte avançou no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira - IOEB, em resultados divulgados no final do mês de março do corrente ano, apontados pela Gestão Institucional Roda Educativa. Fazendo um comparativo com relação aos últimos anos, Juazeiro cresceu, saindo da nota 4,1 em 2015 para a nota 5,0 em 2023.

Para a Secretária Municipal de Educação, Márcia Franca, o Programa Educa Juazeiro é diversificado e traz ações desde a rede física até a formação continuada dos servidores. "É a partir dele que a gente consegue planejar e estabelecer metas para a Educação do município, sendo o condutor para o desenvolvimento dessas inúmeras iniciativas que possuem como principal objetivo a aprendizagem dos nossos alunos, envolvendo também professores, servidores, família e toda a comunidade escolar", destacou.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Hoje

‘Juazeiro é + Saúde' movimenta grande público

Tem continuidade hoje a ação "Juazeiro é + Saúde", após o primeiro dia que atraiu um gra [...]

#NotaDePesar Hoje

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Juazeiro do Norte manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora [...]

#Cultura Há 1 dia(s)

Expoanime Cariri registra 10 mil participantes em sua 15ª edição

A Expoanime Cariri Fest 2024 foi realizada nesse fim de semana, nos dias 27 e 28 de abri [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Vacina contra a Influenza já está disponível para todos

A partir desta segunda-feira, 29, as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro do Norte - UB [...]

#Administração Há 1 dia(s)

Município suspende pagamento de servidores que não realizaram censo

A Secretaria de Administração de Juazeiro do Norte - SEAD comunica que, de acordo com os [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Juazeiro do Norte recebe 2 mil doses de vacina contra a febre aftosa

O município de Juazeiro do Norte recebeu uma doação de 2 mil doses da vacina contra a Fe [...]

#SEDEST Há 3 dia(s)

Casais formalizam matrimônio em cerimônia de Casamento Coletivo

No último sábado, dia 27, a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SED [...]

#Cultura Há 4 dia(s)

Expoanime Cariri Fest 2024 completa 15 anos

A Expoanime Cariri Fest 2024 está celebrando sua 15ª edição como parte do Circuito de Fe [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito