
Aos 69 anos, a agricultora Maria do Socorro carrega uma vida inteira dedicada à terra, mesmo trabalhando em um espaço que antes não tinha como afirmar que era seu. Nesta sexta-feira, 27, ela e mais de 70 famílias receberam os títulos de domínio da terra, garantindo segurança jurídica e novas oportunidades para quem vive do campo. O evento foi realizado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEAMASP), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).
Desde cedo, Maria do Socorro aprendeu a plantar, colher e viver do que produzia. Há quase duas décadas, comprou o espaço onde construiu sua história, mas até então não tinha o documento que comprovasse oficialmente a posse da propriedade. "Planto de tudo. Comprei esse espaço quando tinha 50 anos, mas não tinha a propriedade para dizer que era minha. Agora posso afirmar e assegurar o meu canto. O sentimento é de felicidade", relata.
De acordo com o secretário da SEAMASP, Roberto Sampaio, a entrega representa a realização de um sonho antigo de muitos produtores rurais. "Muitos tinham dificuldade de acessar financiamento por não possuir o título da terra. Com esse documento, eles passam a ter mais oportunidades e segurança para investir e crescer", destacou.
O secretário também ressaltou que a iniciativa é fruto de uma parceria iniciada em 2021 com o Governo do Estado, por meio do Idace, e que já resultou na entrega de mais de 60 títulos anteriormente. "Agora, estamos entregando mais de 70 novos títulos e vamos ampliar ainda mais esse número até o fim do ano", afirmou.
Com o documento em mãos, os beneficiários podem regularizar a propriedade em cartório e se tornar, de fato, donos da terra onde vivem e produzem. Além da segurança jurídica, a regularização permite acesso a crédito rural, programas de incentivo, assistência técnica e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo.
Para Maria do Socorro e tantas outras famílias, o título representa mais do que um papel, é o reconhecimento de uma vida inteira de trabalho e a garantia de um futuro mais seguro no campo.