NOTÍCIAS

27-MAR-2026

Escola da rede municipal recebe oficina sustentável sobre tintas naturais em Juazeiro do Norte

Por Ascom 27/03/2026 #educação

Estudantes da CEI Alayde Oliveira de Andrade aprenderam sobre sustentabilidade e produziram sua própria tinta com matérias primas da terra. A atividade, que aconteceu no início desta semana, foi ministrada pela Cagece, e faz parte de uma série de ações e projetos de sustentabilidade realizados pela unidade.

Intitulada "Cores da terra", a oficina propõe uma vivência sensorial unindo arte, natureza e sustentabilidade. Durante a atividade, os estudantes prepararam sua própria tinta a partir de itens como carvão, colorau, açafrão, beterraba, café e sumo de plantas verdes. Em seguida, realizaram pintura livre explorando diferentes combinações de cores e texturas.

Na ocasião, os mascotes da Cagece "Pingo" e "Gota d'água" trouxeram leveza e encanto, enquanto abordavam temas como a preservação e o uso consciente da água. De acordo com as professoras, além das habilidades motoras e cognitivas, a iniciativa fortalece o desenvolvimento da consciência ambiental na Educação Infantil.

Frequentemente, escolas da rede municipal de ensino desenvolvem projetos como esse, com o objetivo de debater temáticas sobre sustentabilidade e educação ambiental. Rosi Vidal, gerente da educação infantil, explica que o contato com a natureza desde a infância fortalece a consciência ambiental: "Quando a criança vivencia experiências como produzir sua própria tinta, aprende de forma significativa a cuidar do meio ambiente, levando esses valores para a vida", conclui.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023