
A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizará nesta sexta-feira, 6 de março, um grande evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos voltados exclusivamente para as mulheres. O mega evento terá saúde, cidadania, bem-estar, empregabilidade e fortalecimento feminino. O horário será das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), localizada na Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n, bairro Franciscanos, no antigo CSU.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), a Secretaria de Saúde (SESAU) e diversas instituições parceiras, reunindo atendimentos integrados para garantir acolhimento e acesso a direitos às mulheres do município.
Durante a ação, haverá a disponibilidade de atendimentos de saúde preventiva e orientações especializadas. A ação contará com momentos educativos em saúde com foco na prevenção ao câncer de mama, além de verificação de pressão arterial e testes de glicemia. Também estará disponível a avaliação e orientação nutricional, sessões de alongamento, ventosaterapia e atendimentos de fisioterapia.
Na área odontológica, o público receberá orientações sobre saúde bucal e aplicação tópica de flúor. Uma equipe especializada da SESAU ofertará atendimento médico com clínico geral e ginecologista, além de vacinação.
Instituições parceiras também estarão presentes nos cuidados em saúde, como o Grau Técnico, com aferição de pressão e testes de glicemia, e a ABEMAVI, que realizará testagens rápidas para IST/HIV e sífilis, além da distribuir preservativos e materiais educativos. O Núcleo de Diversidade e Gênero (NUDG) promoverá momentos educativos sobre infecções sexualmente transmissíveis. O Centro de Referência da Mulher (CRM), estará no evento com entrega de panfletos e demais orientações sobre temas relacionados aos direitos das mulheres.
A abrangência dos serviços terá ainda a Casa do Povo, incluindo agendamento para emissão de RG e atendimentos do setor de Benefícios Eventuais. Haverá orientação jurídica gratuita por meio da UNINASSAU e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), abordando temas como guarda compartilhada, pensão alimentícia, violência doméstica e direitos das mulheres.
O Núcleo de Educação e Promoção para a Igualdade Racial (NEPIR) também participará com orientações jurídicas e distribuição de materiais informativos sobre igualdade racial.
Um dos destaques será o espaço voltado à geração de emprego e renda, restrito exclusivamente para o público feminino, reunindo oportunidades ofertadas por empresas como Diniz Supermercados, AEC e SINE/IDT.
Os Telecentros irão levar confecção e impressão de currículos, enquanto o ISBET e o Programa Primeiro Passo, com currículos para vagas de Jovem Aprendiz. O programa CrediAmigo, do Banco do Nordeste, disponibilizará orientações sobre crédito para microempreendedoras.
Haverá a palestra sobre empoderamento feminino e ginástica laboral promovidas pelo SEST/SENAT, além da oficina psicológica "Vozes Femininas: histórias que precisam ser ouvidas", espaço dedicado à escuta, partilha e fortalecimento emocional das participantes.
Serviços de bem-estar também estarão disponíveis, como quick massage, acupuntura auricular, maquiagem e aula de ritmos, incentivando o autocuidado e a qualidade de vida.
O evento contará com a exposição cultural "Mulheres que Inspiram", organizada pelo professor Lucion Caeira, valorizando trajetórias femininas inspiradoras. Como momento especial, haverá distribuição de picolés para o público participante.
A acessibilidade por meio da Central de Libras, oferecerá intermédio e apoio na comunicação para pessoas surdas.
A programação é completamente gratuita e aberta ao público feminino de Juazeiro do Norte.