NOTÍCIAS

03-JUL-2025

Juazeiro registra queda de 100% nos casos de Chikungunya e 47% nos casos de Dengue no primeiro semestre deste ano

Por Ascom 03/07/2025 #saúde

O município de Juazeiro do Norte registrou uma redução de 100% nos casos de Chikungunya e de 47% nos casos de Dengue no primeiro semestre deste ano. Os dados são do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e indicam uma queda significativa em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, os casos de Dengue caíram de 30, em 2024, para 16 em 2025; os de Chikungunya passaram de 7 para 0; e, em relação à Zika, o município continuou sem registro de casos.

Segundo Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde do município, a diminuição dos casos de arboviroses é um reflexo do trabalho contínuo dos agentes de endemias e da implementação do projeto das Ovitrampas.

"Entre as estratégias adotadas, destacamos o projeto Ovitrampas, que consiste na instalação de armadilhas simples para detectar a presença do mosquito. Por meio da coleta de ovos, conseguimos realizar ações de combate mais rápidas e direcionadas. Essa vigilância ativa, aliada às visitas regulares dos agentes, fortalece a prevenção e o controle das arboviroses", explica Nara.

Atualmente, Juazeiro do Norte conta com 200 ovitrampas distribuídas em 23 bairros. Somente no ano passado, o projeto possibilitou a coleta de mais de 67 mil ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Outro fator essencial para a redução dos casos é a participação da população nas ações preventivas. "Quando cada morador faz a sua parte, limpando o quintal, cobrindo os reservatórios de água, evitando o acúmulo de lixo e participando das campanhas educativas, os resultados aparecem", reforça Nara.

A Sesau também realiza ações educativas nas escolas. Por meio de visitas às unidades de ensino, os agentes de endemias buscam formar multiplicadores de informação, incentivando os alunos a compartilharem o conhecimento adquirido com suas famílias e comunidades.

Embora sejam doenças tratáveis, as arboviroses podem causar sequelas graves e, em alguns casos, levar à morte. Por isso, mesmo com a redução no número de casos, a prevenção deve continuar sendo uma prioridade.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023