Município e Governo do Estado seguem com Projetos Clusters econômicos de inovação

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet - e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Secitece, realizarão reuniões voltadas ao Projeto Clusters Econômicos de Inovação, nos próximos dias 19 e 20.

O Projeto Clusters Econômicos de Inovação atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, Sistema S e outras instituições de fomento com o objetivo de gerar oportunidades nas regiões de planejamento do Estado do Ceará, via inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenham maior oferta na região. No Cariri, os clusters priorizados são Comércio, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística, Turismo e Economia da Saúde.

Nessa etapa do Projeto, haverá discussão dos problemas dos clusters. Assim, empresas e pesquisadores de cada região deverão formar equipes e defender os problemas de seu cluster priorizado para uma banca especializada, em formato de pitch de até 10 minutos. Serão avaliados os seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Ainda nessa etapa acontecerá a seleção dos pesquisadores que irão modelar os problemas junto das empresas e receberão bolsas da FUNCAP. Esses pesquisadores deverão ter qualificação técnica comprovada para a solução do problema.

As reuniões em Juazeiro do Norte serão realizadas na sede da Sedeci com o cluster da Economia da Saúde, às 10h, e com o cluster da Tecnologia da Informação e Comunicação, às 15h, na quarta-feira, 19. Na quinta-feira, 20, serão com o cluster da Infraestrutura e Logística, às 10h, com o cluster do Turismo, às 14h, e com o cluster do Comércio, às 16h.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, diz que o Projeto deverá elevar a competitividade do Cariri pelo incremento de produtividade das suas atividades de maior potencial, aumentar a riqueza da região, com melhor distribuição de renda, e criar uma nova economia baseada em empreendimentos inovadores. "Está em consonância com o trabalho que estamos desenvolvendo sob o direcionamento do Prefeito Arnon Bezerra", ressalta.

Início do projeto

O Projeto Clusters Econômicos de Inovação foi iniciado, no ano passado, com 5 das 14 regiões de Planejamento do Ceará. Além do Cariri, foram priorizados clusters na Grande Fortaleza, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e no Sertão Central.