Empréstimo solicitado pela Prefeitura não chega a comprometer 2% do Orçamento Geral do Município

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), destaca, quanto ao empréstimo de 80 milhões de dólares, que a população pode permanecer tranquila, pois o comprometimento máximo não chega a 2% do Orçamento Geral do Município, tendo como referência o valor do Orçamento Geral estimado e aprovado pela Câmara de Vereadores para o ano de 2020.

Nos cinco primeiros anos (2020 a 2024) o Município pagará menos de 2% dos Orçamentos Gerais Fixados para os respectivos anos. “Portanto, fiquem tranquilos os munícipes, pois além de não comprometer nem mesmo 2% dos orçamentos com pagamento de juros dos próximos cinco anos, o desembolso de praticamente 90% dessa operação só acontecerá na próxima gestão (2021 a 2024)”, destacou o Secretário de Finanças, Evaldo Soares.

O valor principal será pago em 132 parcelas, sendo duas por ano correspondente a 6,5 milhões de dólares, divididos em duas parcelas semestrais de 3,250 milhões de dólares. Com a possibilidade de queda do dólar, de acordo com o crescimento da economia brasileira, a parcela poderá ser reduzida. Essa prática ocorre em todos os setores públicos, tanto na esfera Municipal, Estadual e Federal para realização de obras de grande complexidade.

Segundo Evaldo, o Prefeito Arnon Bezerra vem agindo com muita coerência e responsabilidade à frente do Município, sendo assim, destaca-se mais uma vez que o empréstimo, solicitado a Comunidade Andina, não irá comprometer as políticas públicas voltadas para a área social, a não ser trazer melhorias consideráveis, principalmente na infraestrutura e mobilidade urbana.