Prefeitura de Juazeiro do Norte dá início ao Projeto Cores da Fé

Dona Maria Ribeiro mora há 77 anos na Rua Caminho do Horto. Ao longo de todas essas décadas, a aposentada criou filhos e netos na casa onde hoje, segunda-feira, 25, foi realizada a primeira pintura do Projeto Cores da Fé. Entre diversas opções na paleta apresentada, dona Maria não escolheu uma, mas três cores para compor e ‘embelezar’, como ela fala, a fachada da sua residência.

Com a participação voluntária de 30 estudantes do curso de Edificações do Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Projeto Cores da Fé, da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), que irá revitalizar a Rua Caminho do Horto, está em pleno andamento com a pintura das fachadas das casas.

Dividido em quatro ações (revitalização da rua Caminho do Horto, fomento ao turismo local, promoção empreendedora dos moradores e educação profissional), Cores da Fé irá beneficiar mais de 5 mil habitantes que residem na comunidade do Horto.

Até o momento, a Setur já conta com 553 autorizações para a pintura de fachadas. A ideia é, além de proporcionar um novo aspecto à rua de acesso ao monumento do Padre Cícero, que fica na Colina do Horto, construir um portal turístico com instalação de empreendimentos que possam atender também à nova demanda turística, gerada com a realização do projeto.

Para isso, os moradores do local estão recebendo capacitações e orientações técnicas do Senac e do Sebrae para qualificar seus empreendimentos com foco no turismo e incentivar a abertura de novos intentos no local, garantindo assim a inclusão produtiva e a geração de renda da região.

“O município e os parceiros estão realizando um projeto à altura do que representa a comunidade do Horto para Juazeiro do Norte, sem que ela perca a sua autenticidade. A Setur tem proporcionado também cursos que tragam benefícios às pessoas que dependem do turismo para viver, indireta ou indiretamente”, afirma o secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa.