Médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre prevenção dos cânceres de mama e do colo uterino

Dando continuidade às ações da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria da Saúde, promoveu na última quinta-feira (17), uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária sobre prevenção do câncer de mama e do câncer do colo uterino.

O médico ginecologista e obstetra, Tainã Brito, abordou as condutas mais indicadas para a coleta do citopatológico de colo do útero, os fatores que influenciam na qualidade dos resultados, entre outras questões pertinentes ao exame preventivo.

Já o médico mastologista Idelfonso Carvalho tratou sobre a prevenção do câncer de mama, fatores de risco, sinais e sintomas e realização do autoexame da mama. Houve ainda a participação da biomédica Maria Bethania de Sousa, que falou sobre a importância da tríade: coleta, coloração e análise citopatológica.

A realização de capacitações para os médicos do Município permite a atualização e o debate de temas pertinentes, uma alternativa que possibilita a troca de conhecimentos e o alinhamento dos fluxos de atendimentos, refletindo em um serviço de saúde de melhor qualidade para a população.


Fotos: Carlos Lourenço
 

Fotos