Prefeitura segue desenvolvendo ações da Campanha Setembro Amarelo

Diversos setores da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU) estão atuando em ações voltadas para a campanha de valorização da vida e de prevenção do suicídio, conhecida como Setembro Amarelo.

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão promovendo momentos de integração com as comunidades de cada bairro, nas Unidades Básicas de Saúde e ainda em equipamentos como o Centro Pop, onde os profissionais estão abordando a importância dos cuidados além da saúde física, também com a saúde mental.

O Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o NASF, está realizando com os alunos das escolas municipais atividades sobre a temática “Prevenção da violência e dos acidentes; promoção da Cultura de Paz, cidadania e direitos humanos”.

Diretores e coordenadores da SESAU estão participando de palestras em empresas privadas e de capacitações no setor público, a fim de fortalecer o debate sobre a saúde mental e as ações de autocuidado. Uma dessas capacitações aconteceu no Instituto Federal do Ceará (IFCE), sobre Notificação de Violência Autoprovocada, com a presença de coordenadores pedagógicos.

Agentes Comunitários de Saúde também passaram por capacitação sobre como identificar e acolher pessoas em situação de adoecimento mental. Já nesta sexta-feira (20), haverá capacitação para demais profissionais da Atenção Primária e Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), sobre Ideação Suicida e Automutilação.
 

Fotos