Palestra e minicurso de primeiros socorros é ministrado aos servidores do Previjuno em Juazeiro do Norte

Os funcionários do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), participaram na última quarta-feira, 14, e nesta quinta-feira, 15, de palestra e minicurso prático de primeiros socorros. A ação faz parte do projeto Qualiprev e aconteceu no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

No primeiro dia o curso foi ministrado pelo Sargento Pimentel e com viés teórico, já no segundo dia, o viés foi prático e ministrado pelo Subtenente Régis, ambos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Município. O momento justifica-se pelo fato de que os profissionais do Previjuno estão em contato direto com os servidores municipais e, com isso, é importante a noção de primeiros socorros.

Na ocasião foram abordados vários temas, dando ênfase aos procedimentos que devem ser realizados no caso de emergências com os servidores, como: parada cardiorrespiratória, obstrução respiratória, desmaio, além de como proceder em situações de acidente no geral.

A Gestora do Previjuno, Maria das Graças, disse que é imprescindível que os colaboradores do Instituto tenham noções de primeiros socorros, uma vez que estão em contato direto com o público. “Esse tipo de treinamento contribui para a redução dos índices de mortalidade e lesões secundárias em atendimentos inadequados, além do esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a missão da corporação”, disse.

A Diretora Administrativa, Evaniê Caldas, participou do momento e sabe da importância de estar capacitada em primeiros socorros. “O conteúdo foi adaptado às necessidades do Instituto, usando exemplos mais propícios a ocorrerem no ambiente.
E vimos quais procedimentos são adotados em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), intoxicação, engasgo e muitas outras situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia”, disse.

Fotos: Carlos Lourenço