Diretores e coordenadores da Secretaria da Saúde participam de treinamento sobre autorresponsabilidade

O poder da autorresponsabilidade foi o tema de um treinamento ofertado no último sábado (10), pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, aos diretores e coordenadores da Secretaria da Saúde. A iniciativa contou com o apoio da coordenação de Educação Permanente em Saúde, que constantemente promove treinamentos para os servidores com o objetivo de qualificar cada vez mais os serviços ofertados. 

O treinamento foi conduzido pelos especialistas em desenvolvimento humano e empresarial Magda Araújo e Charles Lelis. “O intuito desse treinamento foi trazer consciência para esses servidores na questão da autorresponsabilidade na vida deles, na questão das atividades do trabalho, do quanto realmente eles têm o poder de contribuir para uma sociedade melhor”, explicou Magda Araújo.

Foram aplicadas diversas técnicas e ferramentas para se atingir um processo profundo de autoconhecimento, no âmbito pessoal e emocional da vida de cada servidor. A percepção abordada é a de que o profissional só irá conseguir desempenhar um bom trabalho dentro do serviço público quando estiver alinhado com ele mesmo, com a sua saúde física e emocional.

“Começamos com diretores e coordenadores porque eles serão multiplicadores do curso dentro de cada coordenação. Uma das grandes reclamações dos nossos serviços é o atendimento. E no curso foi trabalhada a humanização, ferramentas de trabalho em equipe, ferramentas de trabalho interpessoal. Então esperamos melhorar o atendimento e proporcionar o acolhimento das pessoas dentro dos serviços de saúde”, ressaltou a secretária da Saúde, Francimones Albuquerque.

O próximo treinamento acontecerá em setembro e será sobre liderança, onde serão abordadas ferramentas para melhorar a condução de todos os coordenadores junto de suas equipes.  “São cursos que normalmente não são oferecidos no serviço público e que estamos proporcionando aos nossos profissionais, que elogiaram bastante a iniciativa, se sentiram empoderados e acreditam que vão utilizar muitas dessas ferramentas em seu ambiente de trabalho”, completou Francimones.

Fotos