
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), por meio da direção do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes, realiza até a próxima quarta-feira, 27, uma programação alusiva ao Maio Laranja. A campanha faz partes das ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o tema "Identificar, acolher e proteger: o compromisso da equipe com a infância segura", as atividades acontecem no auditório do hospital. A proposta é fortalecer o diálogo entre saúde, assistência social e órgãos de proteção. A programação também reforça a importância do trabalho em rede no atendimento a casos de violência infantil.
As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 25, com uma aula ministrada pelo pediatra e médico perito legista Dr. Filipe Bezerra. O tema abordado foi "Perícia médica no contexto da violência sexual infantil". O encontro reuniu orientações e reflexões sobre a atuação profissional diante dessas situações.
Ainda nesta segunda-feira, às 19h30, será realizada uma mesa-redonda com assistente social e psicóloga do CREAS. O debate abordará temas como fluxo municipal, notificação compulsória e revelação espontânea.
Já na quarta-feira, 27, às 9h, uma nova mesa-redonda contará com a participação do Conselho Tutelar. O momento irá ampliar o debate sobre acolhimento, encaminhamento e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.