
Após 72 anos, Juazeiro do Norte voltará a receber a Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima. A visita, que integra a Jornada Mariana Diocesana promovida pela Diocese de Crato, acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro e contará com procissões e passagens por diversas paróquias da cidade. A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (Sedetur), em parceria com a Basílica de Nossa Senhora das Dores e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Símbolo de fé e mensageira da paz mundial, a imagem foi criada conforme orientações da Irmã Lúcia, uma das três videntes de Fátima, com o propósito de levar ao mundo uma mensagem de reconciliação e esperança. A última visita da Santa Peregrina a Juazeiro do Norte, em 1953, inspirou a construção do Arco de Nossa Senhora de Fátima, um dos marcos religiosos da cidade.
Programação e percurso da Santa Peregrina em Juazeiro do Norte
Dia 10 de novembro (segunda-feira)
A chegada da Imagem Peregrina está prevista para às 15h, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, de onde seguirá em carreata até a Paróquia de São Cristóvão, passando pela Rua Sebastião Palmeira e Rua Francisca Pereira Lopes.
Às 16h30, a procissão deixará a Paróquia de São Cristóvão, percorrendo as ruas Francisca Pereira Lopes, Antônio Olímpio, Sebastião Regis, Avenida Virgílio Távora, Avenida Coronel Humberto Bezerra, Rua Rui Barbosa, Rua Primeiro de Maio, Avenida Castelo Branco, Rua São Benedito, Avenida Carlos Cruz, Rua São Bento e Rua Ayrton Senna, com parada no Santuário São Francisco. Em seguida, o cortejo seguirá pelas ruas Monsenhor Esmeraldo, Carlos Cruz, São Bernardo, São Pedro e São Francisco, encerrando o percurso na Igreja São Miguel.
Às 18h30, haverá nova procissão da Igreja São Miguel até a Basílica de Nossa Senhora das Dores, passando pela Rua São Benedito, Rua do Cruzeiro e Rua São Pedro, onde a imagem ficará exposta para visitação.
Dia 11 de novembro (segunda-feira)
A programação segue às 7h, com saída da Basílica de Nossa Senhora das Dores, passando pela Rua Padre Cícero, Avenida Padre Cícero, Giradouro e Avenida Leão Sampaio, encerrando a passagem da Santa Peregrina pelo município.