Quem somos nós?

A Diretoria do Trabalho e Renda desenvolve o Programa Municipal de Inclusão Produtiva. As ações executadas são direcionadas para o público que vive em vulnerabilidade socioeconômica e que são cadastradas no CadÚnico. São ofertados cursos para a qualificação e o empreendedorismo; orientamos para o mundo do trabalho e encaminhamos para o território de oportunidades com o objetivo de inserção no mercado de trabalho. O objetivo é oportunizar para a população a melhoria de renda através da inclusão. Todo trabalho é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, iniciativa privada, sistema S e Organizações da Sociedade Civil.

Política Pública de Inclusão Produtiva

A política pública de inclusão produtiva tem por finalidade promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, tendo por meta reduzir as desigualdades sociais.

O programa define como extremamente pobre as pessoas que vivem com até R$ 89,00 por mês per capta, com base em indicadores utilizados pelo programa Bolsa Família.

A partir do momento que uma família estiver participando da política de inclusão, ela passa a beneficiar-se de ações de inclusão produtiva, cursos profissionalizantes e encaminhamento àsoportunidades, acesso a serviços públicos.

O cadastro através do sistema Cadastro Único, garantirá o acesso da família as ações da política do Programa Municipal de Inclusão Produtiva.

Programa Municipal de Inclusão Produtiva

O Programa Municipal de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Juazeiro do Norte atua com os seguintes Programas e projetos.

  • ACESSUAS (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho)
  • INCLUSÃO PRODUTIVA (Oferta de cursos pela Prefeitura de Juazeiro do Norte para a população)
  • JUVENTUDE PRODUTIVA -Primeiro Passo; Despertar Talentos(Formação, jovem aprendiz, bolsa estágio, primeiro emprego para jovens)
  • GERÊNCIA DO ARTESANATO (Cursos, produção, comercialização de artesanato com as mulheres empreendedoras)
  • MULHERES EMPREENDEDORAS (Ações com grupos de mulheres dos CRAS e Lavanderias para a inclusão através de cursos de artesanato, culinária e sabão ecológico)
  • COLETA SELETIVA INCLUSIVA(Ações para conscientizar comerciantes e comunidade para fazerem o descarte do óleo corretamente, doando o resíduo para o projeto coleta seletiva)
  • CRIANDO OPORTUNIDADE/EMPREENDEDOR CRIATIVO(Oferta de cursos em parceria com o Governo do Estado)

PRIMEIRO PASSO


Faça sua inscrição

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho

Diretoria do Trabalho e Renda

Cadastro no Programa Municipal de Inclusão Produtiva