Prefeitura adere ao Agosto Dourado, campanha de incentivo ao aleitamento materno

Mais de 30 gestantes atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Frei Damião participaram, na tarde desta terça-feira (06), da abertura do Agosto Dourado, campanha dedicada ao incentivo do aleitamento materno. 

Foram realizadas palestras na Unidade Básica de Saúde (UBS) 16/43, com diversos profissionais, que abordaram temas como a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida do bebê, os cuidados com a saúde mental durante a gestação, a importância da realização do pré-natal, e os cuidados com a saúde bucal do bebê. 

Houve ainda o relato de experiência de uma mãe que teve seu bebê de forma prematura por conta de um descuido na realização do pré-natal.

“Estudos hoje comprovam que o aleitamento materno aumenta o Q.I. da criança. O risco de infecções respiratórias e outros tipos de patologias diminui. É uma criança mais saudável e posteriormente vai ser um adulto sem tantas doenças crônicas”, afirma a enfermeira da ESF 16, Vanessa Jucá, sobre os benefícios do aleitamento exclusivo até os seis meses.

A Secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, destacou o empenho que a gestão e os profissionais estão tendo no sentido de proporcionar melhor acessibilidade e também mais conhecimento aos usuários dos serviços de saúde do Município. “Muitas mães não dão de mamar pela falta de conhecimento. Então é importante conhecer técnicas, curiosidades, e saber que a amamentação exclusiva faz toda a diferença na vida das nossas crianças”, afirmou.

Ainda dentro da programação do Agosto Dourado, foi realizado, na manhã desta quarta-feira (07), atividades com as mães que estão amamentando. Na próxima sexta-feira (09), será realizado o mamaço, que terá como objetivo chamar a atenção para o aleitamento como algo natural e reduzir o preconceito contra a amamentação em espaços públicos.
 
Fotos: Lino Fly
 

Fotos