CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Infraestrutura 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA NOTA - Manifestação na comunidade Logradouro

Nesta sexta-feira, 19, as secretarias municipais de Infraestrutura, Agricultura e Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte estiveram presentes na manifestação da comunidade do Logradouro. A reivindicação refere-se à estrada vicinal que dá acesso à comunidade ao sítio Pau Seco e áreas próximas, afetada por danos causados pelo acúmulo de água das chuvas, agravados pelas obras de um loteamento residencial.

O município enviou equipamentos para requalificar a via ainda nesta tarde. Esta ação, iniciada no começo de janeiro, visa mitigar os impactos do alto volume de chuvas que tem atingido o município. Na próxima semana, as secretarias planejam uma reunião com líderes comunitários para abordar os danos causados pelas chuvas e responsabilizar os loteadores por eventuais danos às vias.

Com a redução das chuvas, essas ações serão estendidas para outras áreas, buscando melhorar a mobilidade em todo o município após uma das maiores quadras invernosas dos últimos 10 anos. Nos últimos três anos e três meses, o Programa Pavimenta Juazeiro executou mais de 430 mil m² de pavimentação asfáltica e mais de 280 mil m² de calçamento, garantindo melhorias aos cidadãos juazeirenses.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte permanece à disposição para esclarecer dúvidas e dialogar com as comunidades sobre os problemas de mobilidade urbana.

#Infraestrutura 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra interdita via para manutenção
A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte informa que, em decorrência das intensas chuvas dos últimos dias, um buraco emergiu na Avenida Padre Cícero, no bairro Santa Teresa, próximo à linha do trem no sentido Centro - Triângulo. Por questões de segurança, a faixa de trânsito afetada será temporariamente interditada até a conclusão dos trabalhos de recuperação.

Salientamos que a construtora responsável pela manutenção da via já está empenhada na execução dos reparos necessários, e a área está devidamente sinalizada para evitar maiores complicações.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos os cidadãos durante esse período de intervenção.
#Infraestrutura 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Comunicado.
A Secretaria de Infraestrutura comunica que as equipes seguem atuando em pontos emergenciais do município, respondendo prontamente as áreas de alagamento e recuperando vias com intervenções de passagens de nível, serviços de drenagem, pavimentação, limpeza e desobstrução de bueiros. Além disso, foram identificados alguns pontos danificados, que são de autoria da Cagece. 

A Seinfra tem atuado para notificar o órgão sobre esses pontos altamente desestruturados, como na rua Sebastião Florentino Gama com Jerônimo Freire dos Santos, bairro Antônio Vieira, que foi seriamente atingido pela chuva. Outros pontos da Cagece foram identificados, como na rua Maria Augusta Pereira, no bairro São José e na Avenida Padre Cícero.

A Seinfra se mantém à disposição para sanar dúvidas e atender os pontos de responsabilidade do município.
#Infraestrutura 16/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Comunicado.
A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro - Seinfra comunica à população que os serviços na rua Otílio Gomes retornarão após o trabalho de desobstrução do riacho das Timbaúbas, que será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Essa via ficará interditada temporariamente.
#Infraestrutura 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura amplia malha asfáltica de Juazeiro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte segue com o programa de pavimentação no município. Neste momento, pelo menos três ruas estão sendo contempladas, com mais de 6,5 mil m² de pavimentação asfáltica. A iniciativa conta com investimento superior a R$13 milhões de reais, através de convênio promovido pelo Capitão Wagner quando deputado federal.

Entre as vias contempladas estão as ruas Fausto Pessoa dos Santos, com 1.364,85m²; Maria Marcionilia Pessoa Silva, com 4.761,80m², e a via de acesso ao Anel Viário, Vicente Macário de Lima, com 525,00m² de asfalto aplicado.

Até o quarto trimestre de 2023, Juazeiro executou mais de 430 mil m² de pavimento asfáltico, em 1.179 ruas da cidade. Além de mais de 280 mil m² de calçamento, em 297 ruas, desde o início da gestão. Em 2021, mais de 40% das ruas de Juazeiro do Norte não tinham nenhum tipo de pavimento, em mais de 80%, havia consertos significativos para fazer.

#Infraestrutura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera danos provocados pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está com uma força tarefa para recuperar os danos causados pelas recentes chuvas. Desde esta segunda-feira, 18, diversas equipes atuam na identificação e recuperação dos locais afetados. Entre as ações estão tapa buraco, recuperação de canaletas e restauração de áreas com danos de toda natureza.

No primeiro dia de trabalho da força tarefa, foram avaliados e recuperados 15 trechos. Já nesta terça-feira, 19, outros sete pontos já estão em andamento no processo de recomposição. A Prefeitura também está desenvolvendo outras ações como limpeza de locais e remoção de árvores caídas, através da Secretaria de Meio Ambiente, além de manutenção em semáforos com o Departamento de Trânsito.

Juazeiro do Norte também conta com pontos de alagamento, que historicamente afetam a população devido a construções em locais indevidos e falta de investimentos ao longo dos anos. Mas a gestão municipal está com projetos em andamento para resolver o problema. A equipe da Corporação Andina de Fomento-CAF visitou Juazeiro, na última semana, com vistas ao investimento de 80 milhões de dólares para resolver essas demandas.

#Infraestrutura 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro recebe emenda de R$4 milhões para pavimentação
#Infraestrutura 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Comitiva da CAF visita Juazeiro
#Infraestrutura 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia o número de ruas pavimentadas em Juazeiro
#Infraestrutura 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Última audiência pública para desenvolvimento do Plano Diretor de Juazeiro do Norte é realizada

Passados mais de 20 anos, Juazeiro do Norte entra na reta final para a atualização do Plano Diretor do Município. A Audiência Pública final para a confecção do PDM ocorreu na última sexta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Educação. O evento contou com a participação da população civil e representantes de diversas instituições.

A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Universidade Federal do Cariri-UFCA, e debate as questões de urbanismo, mobilidade e tecnologia nas zonas urbana e rural do município. As audiências atuam na oitiva da população e entidades sobre suas demandas específicas. Essas demandas são compiladas e aplicadas no PDM, de acordo com suas viabilidades.

O plano vai estabelecer regramento do uso e ocupação do solo, modernizando a legislação municipal. Após o seu fechamento, o projeto será enviado ao Poder Legislativo para avaliação e posterior votação.

#Infraestrutura 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro realiza última audiência para o PDM

O município de Juazeiro do Norte realizará nesta sexta-feira, 10, a última Audiência Pública para debater o Plano Diretor Municipal - PDM. O evento ocorrerá a partir das 13h30 no Auditório da Secretaria de Educação- SEDUC, na Rua São Francisco, S/N- São Miguel.

A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Universidade Federal do Cariri-UFCA, e debate as questões de urbanismo, mobilidade e tecnologia nas zonas urbana e rural do município. O Plano Diretor Municipal deve ser atualizado a cada dez anos, no entanto, a última ação nesse sentido, em Juazeiro, ocorreu há quase 20 anos.

O plano vai estabelecer regramento do uso e ocupação do solo das áreas urbanas e rurais modernizando a legislação municipal que encontra-se sem uma revisão estruturada. A partir dessa iniciativa, o projeto desenvolvido será enviado ao Poder Legislativo para avaliação e posterior votação.

#Infraestrutura 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ideia pioneira de Poços de Infiltração Pluvial passa a ser aplicada em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está aplicando uma solução pioneira para contenção localizada de águas pluviais e drenagem natural: são os Poços de Drenagem. A ideia vem sendo utilizada em grandes cidades como possibilidade de redução do impacto das chuvas e reabastecimento dos recursos hídricos subterrâneos.

O projeto é pioneiro em Juazeiro e interior do Nordeste e deverá ser aplicado em diversos pontos da cidade. A medida também favorece o reabastecimento do lençol freático, atuando na busca da sustentabilidade da universalização no fornecimento de água da cidade, que ocorre, sobretudo, por captação de águas subterrâneas, através de bombeamento de poços profundos pela concessionária de abastecimento.

A primeira instalação do equipamento ocorreu na Praça Rachel de Queiroz, entregue, recentemente, à população do Bairro São José. A segunda bateria de poços foi instalada na entrada do loteamento Conviver Life, onde existe um problema histórico de acúmulo e retenção de água pluvial, em via de grande fluxo.

O projeto consiste na instalação de poços com manilhas perfuradas, preenchidas com materiais drenantes que promovem a infiltração de águas pluviais. Instalado em pontos específicos como áreas de confluência, é capaz de reduzir os impactos em superfícies impermeáveis e de ampliar os sistemas de drenagem local.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, revela que a tecnologia para o sistema de drenagem foi identificada para inibir os impactos das águas de chuvas em solo impermeável. "Esta instalação adota solução similar à implantada em grandes centros urbanos e vem representar mais uma inovação em obras públicas na cidade", disse.

#Infraestrutura 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA População do São José recebe Praça Rachel de Queiroz

A Prefeitura de Juazeiro do Norte entregou mais um importante equipamento para a população do município. A inauguração da Praça Rachel de Queiroz ocorreu nesta quarta-feira, 20. O equipamento fica no cruzamento das ruas Zeferino Pedro dos Santos com Alaíde Saraiva Pinheiro, no Bairro São José e conta com equipamento de drenagem inovador, inspirado em projetos semelhantes instalados nos Estados Unidos e em Curitiba.

O investimento foi de, aproximadamente, R$250 mil reais, recursos destinados através de emenda parlamentar do deputado Nelinho de Freitas, com contrapartida do Município. O equipamento conta com iluminação em LED, paisagismo, área de convivência, playground e estacionamento. O equipamento também recebeu dois poços de infiltração que servem para fazer a micro-drenagem das águas pluviais, através de rede de infiltração.

Durante sua fala, o prefeito Glêdson Bezerra destacou que a tecnologia para o sistema de drenagem foi pensado para inibir os impactos das águas de chuvas em solo impermeável e garante o abastecimento do lençol freático da área. "Esta instalação adota solução similar a implantada em grandes centros urbanos e vem representar mais uma inovação em obras públicas na cidade", disse.

Glêdson destaca, também, o desafio para instalação de equipamentos dessa natureza em um bairro relativamente novo. Contudo, segue em busca de meios, seja através de emendas ou recursos próprios, para garantir investimentos no São José, bem como nas demais comunidades do municípios.

#Infraestrutura 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura entregará Praça Rachel de Queiroz nesta quarta-feira, 20

Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai inaugurar a Praça Rachel de Queiroz. O equipamento fica no cruzamento das ruas Zeferino Pedro dos Santos com Alaíde Saraiva Pinheiro, no Bairro São José.

Para a reforma da praça foram investidos, aproximadamente, 250 mil reais, recursos destinados através de emenda parlamentar do deputado Nelinho de Freitas, com contrapartida do Município. O equipamento conta com iluminação em LED, paisagismo, área de convivência e estacionamento.

O equipamento também recebeu dois poços de infiltração que servem para fazer a micro-drenagem das águas pluviais, através de rede de infiltração. A tecnologia atua para inibir os impactos das águas de chuvas em solo impermeável e garante o abastecimento do lençol freático da área. Esta instalação adota solução similar a implantada em grandes centros urbanos e vem representar mais uma inovação em obras públicas na cidade.

#Infraestrutura 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes é entregue com dobro do tamanho inicial

O Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra de Menezes foi inaugurado, nesta quinta-feira, 14, com ampliação do terminal, que duplicou o tamanho de 2,5 mil m² para 6,5 mil m². A Aena Brasil anunciou o dobro da capacidade operacional, que poderá receber até 800 mil pessoas por ano e mil pessoas no embarque e desembarque. O investimento na obra de Juazeiro do Norte foi de cerca de R$ 200 milhões.

O Aeroporto pode ofertar voo do município diretamente para Brasília até no início de 2024. Poderá operar, também, com aviões de maior porte, com até 215 passageiros. O saguão tem nove lojas, um setor de achados e perdidos, nova bateria de check-ins, com 16 posições, e esteiras de bagagem. A sala de embarque possui, hoje, 900 m². De acordo com a Aena Brasil, a geração de empregos durante a execução da obra era de 1079 e hoje conta com 510 manutenções e, na região do Nordeste, o investimento será de R$ 2 bilhões.

Foi realizada uma intervenção nas pistas e pátios, com pouso e decolagens mais seguras. O pátio da Aviação Geral foi reconstruído com intervenções no pavimento e sinalização horizontal. Já o pátio da Aviação Regular ganhou uma 5ª posição e agora pode receber um Airbus A321.

O Prefeito Glêdson Bezerra relembrou do processo de beatificação do Padre Cícero e ressaltou o turismo religioso. Glêdson disse que Juazeiro está numa localidade estratégica, com iniciativa privada e desenvolvimento do comércio. "O Aeroporto é determinante para trazer desenvolvimento, pessoas que vêm investir. Essa onda positiva traz a ideia de muitas alvíssaras para os próximos anos", comemora.

O secretário de Turismo e Romaria, Renato Wilamis de Lima, afirmou que a ampliação trouxe modernização ao Aeroporto e tem a perspectiva de impulsionar o turismo na região do Cariri. "É mais uma via para que o visitante chegue a Juazeiro. A infraestrutura aeroportuária traz a oferta de novos voos, com isso barateia o voo e traz mais turistas", pontua.

O titular de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, deu ênfase à possibilidade de terminais de carga serem construídos ser uma conquista para o setor industrial. "A ampliação trouxe uma ambiência extremamente favorável para atrair novos investidores para o município e toda a região do Cariri", enfatiza.

#Infraestrutura 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro promove mais uma audiência sobre o Plano Diretor

A gestão municipal de Juazeiro do Norte realizou no último sábado, 9, a terceira Audiência Pública para debater o Plano Diretor Municipal - PDM. A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Universidade Federal do Cariri-UFCA, e debate as questões de urbanismo, mobilidade e tecnologia nas zonas urbana e rural do município.

O plano vai estabelecer regramento em construções, preservação, destinação de áreas verdes, áreas institucionais e muitos outros pontos elencados no estudo desenvolvido pelos técnicos da UFCA. A partir dessa iniciativa, o projeto desenvolvido será enviado ao Poder Legislativo para avaliação e posterior votação.

O Plano Diretor Municipal deve ser atualizado a cada dez anos, no entanto, a última ação nesse sentido, em Juazeiro, ocorreu há quase 20 anos. O prefeito, Glêdson Bezerra, destacou a importância do projeto e lembrou que uma das suas primeiras ações enquanto prefeito foi acionar a UFCA para fazer os devidos levantamentos sobre o Plano.

Glêdson destacou, ainda, a necessidade de corrigir questões históricas que travam o crescimento. "Juazeiro não cresceu, ela inchou nas últimas décadas. O Plano Diretor serve, justamente, para resolver essas demandas e estabelecer uma métrica de crescimento saudável e sustentável",

#Infraestrutura 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública vai debater Plano Diretor de Juazeiro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte vai realizar a 3ª Audiência Pública para tratar do Plano Diretor do Município. O evento ocorrerá neste sábado, 9, no Auditório da Secretaria de Educação, às 8 horas.

O objetivo é apresentar e debater com a população as Minutas de Lei referentes ao Plano Diretor e sua Legislação Acessória, tratado o tema: "Apresentação Preliminar do Plano Diretor Municipal de Juazeiro do Norte".

Entre as pautas, a Apresentação das Minutas de Lei do Plano Diretor Municipal; Manifestações e pedidos de esclarecimentos dos participantes por escrito; Leitura das intervenções por escrito; Resposta ao questionamento e manifestação pela mesa, encaminhamentos e conclusões.

O titular da pasta, José Maria Pontes, destaca que essa é a oportunidade que a população terá de participar, efetivamente, de apontar as alternativas para ter uma cidade estruturalmente melhor.

Devem participar representantes dos poderes públicos, Organizações da Sociedade Civil, movimentos sociais, entidades sindicais, além da iniciativa privada, instituições acadêmicas e de pesquisa e o público em geral.

#Infraestrutura 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Órgãos públicos deliberam água do açude Manoel Balbino

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH se reuniu, nessa segunda-feira, 4, com a comunidade do distrito Padre Cícero, em Palmeirinha, e associações adjacentes. Com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o diálogo foi a alocação da água do açude Manoel Balbino, conhecido por "Açude dos Carneiros".

A plenária composta pela sociedade civil votou para a deliberação de 140 litros por segundo para o açude, com decisão de operação da vazão até janeiro de 2024, a partir da atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS nas comportas. A perspectiva é que o volume da água chegue até 28,2% da sua capacidade.

Na apresentação, a COGERH demonstrou a representação da água do Ceará, com 46,6% do volume dos açudes. Foi pontuada a situação atual dos reservatórios da bacia do Rio Salgado, bem como o planejamento de gestão com o termo de outorga e o trâmite de direito de uso regulamentado pela comunidade.

De acordo com o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro, Eraldo Oliveira, faz mais de cinco anos que o açude Manoel Balbino não pereniza o leito do Rio Carás, em função das grandes secas. Eraldo afirmou que a próxima proposta do Comitê de Bacias Hidrográficas é dialogar, posteriormente, sobre os critérios das águas do açude Tomaz Orterne de Alencar, no sítio Carás do Umari. "É importante não somente para Juazeiro, mas também para o município de Caririaçu. O vale perenizado dos Carás recebe água, constantemente, desses dois açudes públicos, que infelizmente ao longo do tempo não foram perenizados. Agora é possível que se regularize", afirma.

Além da AMAJU, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE compõe o Comitê. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, o vereador Rafael Cearense e o presidente da Câmara de Vereadores de Caririaçu, Marcos Bezerra Araújo, também estiveram presentes na reunião.

#Infraestrutura 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra mantém em ritmo elevado a recuperação das vias da cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue atuando com intervenções para promover trafegabilidade e conforto nas vias da cidade. A baixa na Rua Manoel Tavares Lopes, no Bairro Frei Damião, passou por requalificação com recursos próprios do município.

O trabalho foi desenvolvido com uma microdrenagem para promover a destinação correta de águas pluviais que estavam acumulando e deteriorando a via. Foi construída uma elevação de direcionamento para a sarjeta resolvendo, assim, um problema histórico registrado na comunidade.

A Rua Manoel Tavares Lopes é um dos principais corredores do Bairro Frei Damião e localidades adjacentes, promovendo a ligação direta com o Anel Viário. A via também estabelece conexão com a Avenida Padre Cícero e acesso ao Santa Rosa.

#Infraestrutura 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Glêdson pede a Lula construção de um novo estacionamento para os romeiros

O Prefeito Glêdson Bezerra recepcionou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em rápida passagem pelo Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro, nesta sexta-feira, 1º.

Glêdson aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade da construção de um novo estacionamento para os romeiros, nas proximidades da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

O prefeito destacou a importância e a necessidade da construção desse novo espaço. "Estamos recebendo um número cada vez mais considerável de visitantes em nossa cidade e precisamos construir um novo estacionamento para os romeiros", ressaltou.

De acordo com as avaliações da Secretaria de Infraestrutura - SEINFRA, para a efetivação de um projeto dessa magnitude, somente com desapropriação, estima-se um valor em torno de R$4 milhões.

Glêdson afirmou que o projeto já foi protocolado junto ao Ministério do Turismo. "Sabemos que há os trâmites burocráticos e não podemos falar em prazos, ainda", explica.

#Infraestrutura 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ação obriga Cagece a recuperar vias de Juazeiro em 90 dias

Mais de 3.500 buracos das ruas de Juazeiro do Norte devem ser tapados e a pavimentação recuperada nos próximos 90 dias. Este é o resultado da ação movida pela gestão municipal quanto ao contrato de concessão da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará-CAGECE, através da Agência Reguladora do Estado do Ceará-ARCE. O anúncio foi feito pelo Prefeito Glêdson Bezerra, em live, na noite dessa quinta-feira, 24.

Ao lado do secretário de Infraestrutura, José Maria Pontes, e do superintendente da Autarquia de Meio Ambiente, Eraldo Oliveira, Glêdson disse que a Cagece só resolve em torno de 6% das suas intervenções no prazo determinado pelo contrato de concessão. Diante disso, foi estabelecido um termo de compromisso entre a ARCE, Cagece e a gestão de Juazeiro do Norte para resolver o problema.

De acordo com dados da própria Cagece, mais de 3.570 intervenções foram realizadas sem que fossem recuperadas adequadamente. Antes, o município já havia aplicado multas superiores a R$6 milhões pela má prestação ou não prestação do serviço de recuperação.

Na primeira etapa estabelecida pelo termo, a Cagece terá 90 dias para recuperar o pavimento nos mais de 3.570 serviços que realizou. O segundo momento é recuperar as intervenções futuras em até cinco dias. O termo também estabelece, além do padrão de qualidade nos trabalhos, a recuperação de vias cuja execução da pavimentação não tenha obedecido o que determina o contrato.

#Infraestrutura 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro do Norte tem primeiro cruzamento elevado para pedestres

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN e a Secretaria de Infraestrutura - SEINFRA finalizaram, nesta sexta-feira, 11, o cruzamento elevado, com faixas de pedestres, nas ruas Todos os Santos com Seminário. O cruzamento é o primeiro do município e objetiva redução dos acidentes nessas localidades.

O DEMUTRAN adequou a sinalização vertical na Rua Todos os Santos, ao lado da faixa de pedestre. Nas placas são indicadas a velocidade da via em 30 km/h.

De acordo com o diretor do DEMUTRAN, Adailton da Silva, o modelo foi observado em cidades como Caucaia, para melhorar a mobilidade de pedestres. A perspectiva é que, com a velocidade reduzida, os sinistros diminuam.

#Infraestrutura 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro constrói mais uma rotatória

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro- Demutran está construindo mais uma rotatória nas vias da cidade, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura. O equipamento está sendo instalado no cruzamento da Avenida Plácido Aderaldo Castelo com a Avenida Ailton Gomes, entre os bairros Planalto e Lagoa Seca.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas que a gestão municipal está desenvolvendo para melhorar a mobilidade urbana, promover fluidez e segurança no trânsito, através de várias ações, inclusive com a retirada de semáforos.

O equipamento contará com sinalização vertical e horizontal, passagens elevadas de pedestres, círculo central, calçadas padronizadas e mais uma faixa de rolamento.

#Infraestrutura 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Rotatórias apresentam resultado positivo em números de acidentes

Do início de janeiro ao final de maio deste ano, o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN registrou 170 acidentes de trânsito, de forma geral. Destes, 8 sinistros foram em rotatórias, o que representa 4,7% dos números totais. Os dados foram disponibilizados pelo Setor de Estatísticas do DEMUTRAN.

O projeto de uma rotatória é analisado pelas perspectivas de pontos de conflitos que obtêm semáforo e cruzamentos com fluxos intensos, com o objetivo de reduzir acidentes, bem como otimizar o tempo dos condutores de veículos. A exemplo, a rotatória da Rua São Pedro em cruzamento com a Avenida Rui Barbosa trouxe a diminuição de aproximadamente 95% dos acidentes, já recorrentes na localidade.

O membro do Setor de Engenharia do DEMUTRAN, Francisco Bezerra, explica que o funcionamento das rotatórias é dinâmico em relação à fluidez do trânsito e que a preferencial é para quem está circulando por ela, ou seja, é preciso observar a sinalização, indicada pelo Código de Trânsito. "As rotatórias servem para que haja uma continuidade na velocidade dos veículos", afirma.

Atualmente, o DEMUTRAN está iniciando a oitava rotatória, que será localizada nos cruzamentos da Avenida Ailton Gomes com a Plácido Aderaldo Castelo. As demais rotatórias estão localizadas nos bairros Romeirão, Santa Tereza, Novo Juazeiro e Lagoa Seca.

#Infraestrutura 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera quase 400 cruzamentos nas vias

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra se aproxima de 400 correções de cruzamentos de ruas. O Programa de Correção de Cruzamento está em execução desde o início da atual gestão, para promover fluidez e segurança no tráfego, além de melhorar o aspecto visual da cidade.

Para a intervenção, são utilizados pré-moldados para a recomposição completa do trecho.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, explica que o método utilizado garante que as águas pluviais sigam o curso sem contato com os veículos e, com o acabamento, fica quase imperceptível para os motoristas.

O trabalho é desenvolvido de acordo com a prioridade, observando o fluxo de veículos no local, estado físico da passagem e tempo de registro da demanda. Até 2024, a expectativa é que o programa alcance os corredores dos principais cruzamentos da cidade e, também, na Zona Rural.

#Infraestrutura 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recebe visita da Aegea Saneamento para discutir obras

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, recebeu, nesta quarta-feira, 5, a equipe de técnicos da Ambiental Ceará para discutir o início e continuidade das obras de saneamento básico, com foco em esgotamento sanitário, a serem realizadas no município, nos próximos semestres. A parceria público-privada, firmada no início deste ano, tem como objetivo proporcionar maior infraestrutura sanitária aos juazeirenses.

De acordo com Diego Félix, gerente de Serviços da Ambiental, as obras de manutenção das redes existentes começaram no mês de junho. Até o momento, os principais serviços de ordem do dia, como o nivelamento de asfalto e drenagem, têm sido realizados em áreas importantes da cidade. Ao longo dos meses, outros serviços também serão realizados, entre eles, a adequação de ligação e extensão de redes. "A meta é que 90% da cidade tenha a cobertura sanitária padrão, segura e necessária", afirma.

Glêdson afirmou que está animado com a parceria e com a implementação do plano, especialmente nos bairros que apresentam maior problema em períodos chuvosos. "Dá para perceber o quanto o trabalho é sério e que, certamente, trará bons frutos para a população", ressaltou.

Para José Maria Pontes, secretário de Infraestrutura, a expectativa em ampliar e melhorar o esgotamento sanitário de Juazeiro do Norte é alta. "Essas obras são muito importantes, inclusive para questões de saúde da população. A Aegea vem se mostrando muito atenta aos problemas da cidade, e vem desenvolvendo um trabalho que gera uma expectativa muito positiva em busca da garantia do saneamento básico para os cidadãos", finaliza.

#Infraestrutura 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro abre consulta pública para o Plano Diretor

Está aberto o período para a consulta pública do Plano Diretor Municipal - PDM de Juazeiro do Norte. A consulta vai até o dia 28 de julho próximo e está disponível no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura - Seinfra e executado pela Universidade Federal do Cariri para atualizar o projeto que estabelece as regras e planejamento estrutural da cidade.

A consulta submete para análise da população as minutas de lei do Plano Diretor Municipal - PDM; a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; o Código de Obras e Edificações; o Código de Posturas; e a Lei do Sistema Viário do Município de Juazeiro do Norte.

Há, ainda, a expectativa, através desta consulta, de novas sugestões trazidas pela população para que possam ser incorporadas ao Plano Diretor. Posteriormente, o projeto criado será encaminhado para avaliação do Poder Legislativo, completando o trâmite legal de todo o processo de modificação.

#Infraestrutura 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINFRA realiza drenagem no Bairro Tiradentes

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte realiza drenagem para escoamento de águas pluviais na Rua Vereador José Gonçalves, no bairro Tiradentes. A iniciativa vai resolver um problema crônico que afeta a população daquela comunidade com alagamento em período de chuvas.

O serviço consiste na extensão da rede de drenagem com manilhas de alta capacidade de deslocamento de água. Além disso, haverá a execução da pavimentação em pedra tosca e manilhas menores para a captação das águas. A expectativa é que, até o mês de agosto, o serviço seja finalizado.

Outras diversas intervenções já foram realizadas pela gestão municipal para minimizar o impacto com as chuvas.

#Infraestrutura 22/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro entrega novo trecho da Avenida Carlos Cruz

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte concluiu a pavimentação na Avenida Prefeito Carlos Cruz. No trecho foi desenvolvido todo um projeto para garantir a durabilidade do serviço, com pavimento, microdrenagem e sinalização.

O trecho de, aproximadamente, 350 metros, conta com base, sub-base e camada asfáltica. Foram instaladas, também, canaletas e sarjetas para o escoamento adequado das águas pluviais.

O titular da Infraestrutura, José Maria Pontes, destaca que, até o ano de 2021, Juazeiro contava com mais de 40% de suas vias sem qualquer tipo de pavimentação. Com o programa ‘Pavimenta Juazeiro', já são mais de 120 vias pavimentadas. Além disso, já foram executados mais de 280 serviços de microdrenagens em ruas, e mais de 300 passagens de nível.

#Infraestrutura 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura assina ordem de serviço para execução do roço na Zona Rural

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Seagri, realizou nessa terça-feira, 13, a assinatura da ordem de serviço para a execução de roço das estradas vicinais do município. O roço consiste no corte de vegetação nas laterais das estradas da Zona Rural.

Após a realização do chamamento público, a Associação dos Moradores Rurais da Vila Maria Célia Callou foi a selecionada para a efetivação do trabalho.

O Prefeito Glêdson Bezerra, acompanhado do titular da pasta, Marcelo Sousa, do secretário Executivo, Roberto Sampaio, e do presidente da associação, Evandro Lobo, ressaltou que o trabalho já iniciou. "Agora, com a quadra invernosa já superada, pretendemos entregar as vias com o roço na faixa de 1,5m, em cada margem da estrada, para oferecer mais conforto, segurança e trafegabilidade para a população" destacou.

#Infraestrutura 14/06/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Prefeitura conclui rotatória do Rubão

A Prefeitura de Juazeiro do Norte concluiu a rotatória do Rubão, na Avenida Castelo Branco com Avenida Maria Ednir Mendonça. A obra foi iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN e da Secretaria de Infraestrutura do Município para promover mais fluidez ao tráfego.

A rotatória conta com passagem elevada de pedestres, piso intertravado, ampliação do número de faixas de rolamento, gradil de proteção, sinalização vertical e horizontal. O conjunto de equipamentos substitui os semáforos, promovendo trafegabilidade e segurança para todos.

A próxima intervenção ocorrerá no cruzamento da Avenida Ailton Gomes com a Plácido Aderaldo Castelo, no Bairro Planalto. O diretor do Demutran, Adailton da Silva, deu ênfase à equipe que está empenhada na construção de novos projetos para melhorar o fluxo viário. "Estamos trazendo mais segurança no percurso de pedestres e condutores ", ressaltou.

#Infraestrutura 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro atua na recuperação de terrenos da municipalidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou operação de combate à invasão de terrenos públicos municipais. Na última semana, em uma iniciativa conjunta da Secretaria de Infraestrutura com a Guarda Civil Metropolitana, ocorreu um trabalho de demolição de construções irregulares, próximo à Rua Sargento Marcolino. Os terrenos do município foram invadidos por populares.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, José Maria Pontes, a Prefeitura faz um trabalho contínuo de fiscalização e atuações, seja por via administrativa ou judicial, a fim de garantir a preservação dos terrenos públicos. Ele destaca, ainda, que a compra e venda de imóveis devem ser sempre acompanhadas do título oficial de propriedade lavrada em cartório de imóveis. "É só esse tipo de documento que garante o completo e pleno direito à propriedade", esclarece.

Nessas áreas, o município pode construir equipamentos públicos como escolas, unidades de saúde, praças, prédios públicos e até projetos habitacionais para a população mais carente. "Não é razoável fechar os olhos para a ação de grupos organizados que visam o enriquecimento ilícito, por meio da ocupação e venda de terrenos públicos", afirma o secretário.

A população pode denunciar invasões de terrenos públicos, através do telefone: (88) 3199-0385.

#Infraestrutura 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura calça rua que liga bairro Tiradentes ao anel viário

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está executando obras de pavimentação na Rua Sebastião Mariano, no Bairro Tiradentes. O trabalho faz parte do programa ‘Pavimenta Juazeiro', e já está em andamento contemplando todo o percurso que, atualmente, não tem pavimentação e irá até o Anel Viário.

O trecho conta com aproximadamente 800 metros de extensão e receberá cerca de 4.800m² de pavimento. O calçamento será realizado em pedra tosca, além da sarjeta para garantir a qualidade no acabamento e durabilidade. Após a execução, o trecho deve se configurar como uma importante artéria de ligação do bairro.

A obra amplia o número de vias que receberam pavimentação no município. Até o ano de 2021, Juazeiro contava com mais de 40% de suas vias sem qualquer tipo de pavimentação, além de diversas vias esburacadas. Com o programa ‘Pavimenta Juazeiro', já são mais de 120 vias que receberam pavimentação.

#Infraestrutura 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra atua na recuperação da Av. Carlos Cruz

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está executando o serviço de pavimentação na Avenida Carlos Cruz. O trabalho será desenvolvido com pavimento, microdrenagens e sinalização, a fim de promover trafegabilidade com segurança para motoristas e pedestres.

O trecho, de aproximadamente 350 metros, contará com base, sub-base e camada asfáltica. Além disso, também serão instaladas canaletas e construídas sarjetas para escoamento adequado das águas pluviais. O secretário Executivo da pasta, Boaz David, explica que o trecho é baixo e retém umidade, e o serviço que está sendo feito deve resolver a demanda histórica de quem transita pelo local.

Juazeiro do Norte, até o ano de 2021, contava com mais de 40% de suas vias sem qualquer tipo de pavimentação, além de diversas ruas esburacadas. Com o programa ‘Pavimenta Juazeiro', já são mais de 120 vias que receberam pavimentação. Além disso, já foram executados mais de 280 serviços de microdrenagens em ruas, e mais de 300 passagens de nível.

#Infraestrutura 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia recuperação de vias

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra realiza uma série de recuperações nas vias do Conviver Life, no Bairro Aeroporto. A iniciativa faz parte do plano de recuperação viária da cidade denominado ‘Pavimenta Juazeiro'. O trabalho também contará com intervenções de microdrenagens para promover maior vida útil aos serviços que estão sendo desenvolvidos.

O trabalho ocorre nos trechos danificados pelas chuvas da última quadra invernosa. Mais de dez equipes atuam em diversos pontos da cidade recuperando vias com pedra tosca e pavimento asfáltico.

Até o ano de 2021, a cidade contava com mais de 40% de suas vias sem qualquer tipo de pavimentação, além de diversas ruas esburacadas. Com o programa ‘Pavimenta Juazeiro', já são mais de 120 vias que receberam pavimentação. Além disso, já foram executados mais de 280 serviços de microdrenagens em ruas, e mais de 300 passagens de nível construídas.

#Infraestrutura 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera danos causados pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está com mais de 10 equipes atuando para recuperação de trechos danificados pela chuva registrada no último sábado, 13. O trabalho ocorre a partir da identificação e isolamento para execução do serviço de acordo com a situação apresentada em cada caso.

Já sobre os pontos históricos de alagamento da cidade, a gestão municipal já está atuando junto à Comunidade Andina de Fomento-CAF, para execução das obras através de empréstimo na ordem de US$80 milhões de dólares. Pontos como a drenagem da Lagoa da APUC, na Rua Plácido Aderaldo Castelo, drenagens necessárias na Avenida Padre Cícero e Avenida Leão Sampaio estão previstas no projeto.

Além disso, a Seinfra realizou várias obras de microdrenagem em todo o município, atendendo diversos pontos de alagamento. Já foram executados mais de 280 serviços de microdrenagens em ruas, e mais de 300 passagens de nível, para evitar problemas que possam ser gerados com a quadra invernosa.

#Infraestrutura 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Mais duas ruas são asfaltadas em Juazeiro como contrapartida da Cagece

As Ruas São Paulo e da Glória recebem recapeamento asfáltico como contrapartida da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará - CAGECE. Essa execução é resultado das ações de fiscalização e cobrança, realizadas pela Secretaria de Infraestrutura do Município, para cumprimento de contrato de concessão. A Cagece deve recompor a malha viária após intervenções.

O asfaltamento ocorrerá em toda a extensão das duas vias. O serviço conta com fresagem, aplicação e compactação da massa asfáltica. O trabalho está sendo executado de maneira para reduzir impactos no trânsito no centro comercial. O serviço poderá se estender para outras vias, conforme necessidade e acordos firmados entre as partes.

A intenção, de acordo com o titular da Seinfra, José Maria Pontes, é fazer com que a empresa recupere inúmeros trechos danificados por suas ações, cumprindo, assim, o contrato de concessão firmado com o município.

#Infraestrutura 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intensifica recuperação de ruas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte deu início à recuperação do trecho compreendido no cruzamento da Rua Sargento José Marcolino Brasileiro com a Rua Francisco Martins de Souza, no bairro Frei Damião. O trabalho iniciou nesta quarta-feira, 10, com as equipes que atuam, simultaneamente, para recuperação de trechos danificados pelas chuvas e a limpeza e desobstrução da rede de drenagem.

A Seinfra mantém, diariamente, equipes de recuperação e demandas como tapa buracos, reposição de calçamentos, limpeza e manutenção de bueiros e microdrenagens. A atual gestão recebeu a cidade com mais de 40% das vias sem nenhum tipo de pavimentação e, agora, conta com o programa Pavimenta Juazeiro, que já realizou intervenções em mais de 120 ruas.

#Infraestrutura 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro garante asfaltamentos como contrapartida da Cagece

A Rua São Pedro, uma das principais artérias de Juazeiro do Norte, receberá recapeamento asfáltico. A ação é uma contrapartida da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará-CAGECE sobre os danos causados nas vias da cidade, conquistada mediante as pressões exercidas pela Secretaria de Infraestrutura do Município.

O asfaltamento ocorrerá desde a Avenida Carlos Cruz até a Rua da Matriz. O serviço contará com fresagem, quando o asfalto anterior é removido, aplicação e compactação da massa asfáltica para manter o nivelamento e regularidade no acabamento. O trabalho será executado no período noturno para reduzir impactos no trânsito no centro comercial. O serviço poderá se estender para outras vias, conforme necessidade e acordos firmados entre as partes.

Para o titular da Seinfra, José Maria Pontes, essa é uma importante vitória da Prefeitura de Juazeiro, após inúmeras reuniões, notificações e até autuações contra a estatal. "Estamos conseguindo levar a responsabilidade de recomposição da pavimentação após execução de serviços de manutenção da rede de abastecimento de água e coleta de esgoto à concessionária, fazendo com que a empresa cumpra o contrato de concessão firmado com o município" finaliza.

#Infraestrutura 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra promove encontro com construtores de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte reuniu representantes da classe dos construtores na 2ª edição do projeto "Construindo Juazeiro-um café com quem constrói". A iniciativa, da Secretaria de Infraestrutura do município, ocorreu nessa quarta-feira, 26, no Auditório da Faculdade Paraíso-FAP. Na oportunidade, foram debatidas demandas apresentadas pelos construtores na primeira edição do evento.

A gestão municipal reuniu representantes da Seinfra, Autarquia de Meio Ambiente, Secretaria de Finanças, Ouvidoria e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância do debate para desburocratizar processos, agilizar trâmites e regulamentar meios legais para alavancar o setor.

Além dos temas abordados, inicialmente, o corpo técnico da gestão e os representantes da classe estabeleceram a criação de um fórum permanente para debater os pontos em questão, conforme revelou o titular da Seinfra, José Maria Pontes. O secretário disse que os encontros deverão ocorrer mensalmente, até que sejam desfeitos os principais gargalos observados nesses dois primeiros encontros.

#Infraestrutura 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura e Ambiental Ceará dialogam sobre planejamento de obras em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve reunido nessa quarta-feira, 19, em seu gabinete, com a equipe da Ambiental Ceará. Na pauta, apresentação do Plano de 100 dias, da Parceria Público-Privada (PPP) com a Cagece, com o planejamento das obras de esgotamento sanitário no Município, com previsão para o início de junho.

A Ambiental Ceará, que estará à frente dos projetos nos próximos 30 anos, destacou que as obras terão um investimento de R$ 1,6 milhão, neste ano, com foco na Av. José Bezerra. De acordo com a empresa, essa área possui uma rede coletora ampla, que recebe carga de esgoto doméstico dos bairros Vila Fátima, Limoeiro, Timbaúbas e Pio XII.

A partir de junho, a Ambiental Ceará visa, além de melhorias nas estações de tratamento, revitalizar mais de 20km da rede que já existe no município, resultando em 1.000 novas ligações de esgoto.

Outro ponto destacado foi o relacionamento com a responsabilização e o diálogo social, com estímulo para a educação ambiental. O trabalho, de acordo com a Ambiental Ceará, após conclusão, terá o líquido tratado e lançado de maneira ecológica, no manancial do município.

Glêdson destacou a necessidade da empresa estar em constante parceria com a Secretaria de Infraestrutura. "É muito importante manter esse diálogo, estamos com muita esperança", enfatizou o prefeito juazeirense.

#Infraestrutura 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA CAGECE interditará novas ruas e avenidas de Juazeiro

A CAGECE anunciou que realizará interdições em algumas ruas e avenidas de Juazeiro do Norte, com o objetivo de dar prosseguimento ao Plano de Ação de serviços, realizado pela companhia.

As interdições estão programadas para seguirem até a próxima quinta-feira, dia 20.

Segue, abaixo, a relação dos trechos que estarão interditados:

17/04/23 - 20/04/23

Rua Marechal Dutra, Limoeiro;

Rua Dom Bosco, Limoeiro.

18/04/23 - 20/04/23

Avenida José Bezerra, Limoeiro;

Rua São Benedito, Limoeiro;

Rua Santa Inês, Limoeiro.

19/04/23 - 20/04/23

Rua São Benedito, Limoeiro.

20/04/23

Rua Virgínia de Mendonça, Leão Sampaio I e II;

Rua Padre Nestor Sampaio, Leão Sampaio I e II;

Rua Irmã Florentina, Leão Sampaio I e II;

Rua São Geraldo, Limoeiro;

Avenida José Bezerra, Limoeiro.

Além das interdições, também estão programados serviços de Ligação Domiciliar, que ocorrerão entre os dias 18 a 20 deste mês nas seguintes localidades:

Rua do Limoeiro com Avenida Ailton Gomes, na Avenida Paraná;

Rua Ver. José Xavier com Avenida Ailton Gomes;

Rua 1° de maio com Rua São Benedito.

No que se refere à rede de distribuição, as ações também irão acontecer até a quinta-feira, 20. Abaixo, segue a lista dos trechos:

Avenida Carlos Cruz, Centro/São Miguel;

Rua Pedro Cruz Sampaio, Centro/São Miguel;

Rua José Andrade de Lavor, Franciscanos;

Avenida Padre Cícero, Salesianos;

Avenida Ailton Gomes, Franciscanos;

Rua João Correira de Oliveira, Centro/São Miguel;

Rua São Salvador, Centro/São Miguel;

Rua Todos os Santos, Salesianos.

#Infraestrutura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera vias afetadas pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte executou novas intervenções em vias afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Nesse domingo, 9, a equipe da pasta atuou de forma emergencial na Rua Padre José Pereira, no bairro Pedrinhas. O trecho foi gravemente atingido pela força das águas e a pavimentação foi destruída.

Quanto aos imóveis do entorno, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil do Município desenvolvem trabalho de averiguação para avaliar se as estruturas podem oferecer risco.

Neste momento, a pasta atua com mais de 10 equipes em diversas frentes para minimizar os impactos provocados pelas precipitações chuvosas.

#Infraestrutura 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra esclarece intervenções na Av. Virgílio Távora

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte esclarece sobre a obra de drenagem que está sendo realizada na Avenida Virgílio Távora. Ao contrário do que foi publicado em algumas páginas da internet, a recuperação do trecho não compromete ou eleva o volume de água para o loteamento Conviver e suas imediações.

A obra, que encontra-se em andamento, ainda não tem nenhuma ligação com a Av. Joaquim Ferreira de Melo ou imediações, indicando claramente que o resultado das ocorrências registradas no Conviver está relacionado a um volume considerável de chuva, somado à ausência de sistema de drenagem subterrâneo. A obra não ampliará o volume de água superficial existente atualmente e deve obedecer a critérios técnicos para isso.

A microdrenagem da Av. Virgílio Távora tem como objetivo favorecer o acesso dos moradores, evitando acúmulo de águas pluviais. Essa via é de grande relevância no que diz respeito ao fluxo de pessoas e cargas. A partir de sua conclusão, a obra favorecerá, ainda, o tráfego para todos que a utilizam.

#Infraestrutura 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro intensifica recuperação de vias afetadas pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está com cerca de dez equipes de serviços trabalhando, simultaneamente, para recuperar os danos causados pelas chuvas. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos de forma contínua, em paralelo às ações realizadas dentro do cronograma do programa Pavimenta Juazeiro.

As intervenções ocorrem em passagens de nível e pequenas drenagens, recuperação de vias com calçamento, e pavimentação em asfaltamento e pedra tosca, além de limpezas e desobstruções de bueiros. Os trabalhos são desenvolvidos de acordo com a urgência e obedecendo a ordem de prioridade.

Há, ainda, a expectativa da realização das obras de macrodrenagem em pontos como a baixa na Rua Plácido Aderaldo Castelo, Avenida Leão Sampaio, Avenida Padre Cícero, no trecho da Singer, e próximo ao Atacadão. Para a realização dessas obras, o município depende dos investimentos oriundos da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina.

#Infraestrutura 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro terá nova rotatória no cruzamento do Rubão

A Secretaria de Infraestrutura e o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte estão construindo uma nova rotatória da Avenida Castelo Branco, com Avenida Maria Ednir Mendonça e Rua Madre Maria Vilac. A obra é realizada com recursos próprios do Munícipio.

O equipamento contará com faixa elevada de pedestres, sinalização vertical e horizontal, piso intertravado, canteiro central e paisagismo. De acordo com o secretário Executivo da Seinfra, Boaz David, o local passará por um alargamento e contará com uma terceira faixa para promover mais fluidez e segurança para pedestres e condutores.

Esta será a sétima rotatória instalada em Juazeiro durante a gestão atual. De acordo com o Demutran, desde a primeira intervenção, foram significativos os avanços na fluidez do trânsito, ao tempo em foi reduzido quase por completo o número de acidentes nos cruzamentos que passaram pela intervenção.

#Infraestrutura 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra adverte sobre verdadeiras crateras formadas em obras da Cagece em Juazeiro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) alerta para o perigo eminente nas vias sob intervenção da Cagece. Com as últimas chuvas, materiais resultantes das intervenções e sinalizações foram levados pelas águas e verdadeiras crateras ficaram expostas, colocando em risco a trafegabilidade de veículos e a integridade física de pedestres.

O problema, acrescenta, ocorre por falta de conclusão da pavimentação nas obras de saneamento na cidade, sob a responsabilidade da Cagece.

A Seinfra tem cobrado o deslocamento de equipes da empresa para concluir os trabalhos deixados para trás e aguarda providências o mais rápido possível.

#Infraestrutura 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza encontro com construtores

O Município, por meio da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, realizou o primeiro "Construindo Juazeiro - Um café com quem constrói". A iniciativa foi desenvolvida para compreender as demandas dos empresários do ramo da construção civil e adotar soluções viáveis para as mesmas. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 1º, na Escola de Saberes Daniel Walker.

Mais de 50 construtores participaram do evento, que foi dividido em etapas. No primeiro momento, uma abordagem geral sobre o setor pelo titular da pasta, José Maria Pontes, e pelo prefeito Glêdson Bezerra. No segundo momento, os participantes apontaram as demandas, dificuldades e sugestões, em mesas redondas, mediadas por técnicos da Seinfra.

As informações colhidas serão compiladas e soluções administrativas viabilizadas para apresentação em um novo encontro entre a gestão municipal e a categoria.

#Infraestrutura 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Cresce número de alvarás para novas casas em Juazeiro

O volume de novas obras residenciais em Juazeiro do Norte tem apresentado crescimento nos últimos dois anos. A informação é da Secretaria de Infraestrutura do Município, a partir do volume de alvarás emitidos no período, em comparação com os dois anos anteriores. Apesar das interferências econômicas provocadas pela pandemia, o crescimento de alvarás nos períodos avaliados foi de 882.

Somados, nos dois últimos anos foram emitidos 2.421 alvarás, sendo 1.211 em 2022 e 1.210 alvarás emitidos em 2021. Já no ano de 2020 foram emitidos 863 alvarás e em 2019, 676. O Alvará é a autorização do poder público, para início da obra, através dos projetos apresentados pelos profissionais da área.

De acordo com a pasta, os números demonstram a pujança da indústria da construção civil e o crescimento econômico sustentável do município e da população.

#Infraestrutura 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro avança na recuperação e pavimentação de ruas

A Rua Humbelino Pereira Sucupira, no bairro José Geraldo da Cruz, recebe mais de 1.317² de pavimentação asfáltica entre as ruas Esmeraldo Cardoso Lobo e a Rua Vicente Herculano Pena. A iniciativa faz parte do programa Pavimenta Juazeiro, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura do município.

O programa Pavimenta Juazeiro foi criado para ampliar a pavimentação da malha viária da cidade e, de 2021 até agora, já foram pavimentadas mais de 250 vias.

Juazeiro do Norte contava com mais de 40% de suas vias sem qualquer tipo de pavimentação.

A Secretaria de Infraestrutura também destina esquipes para a recuperação de vias afetadas pelas chuvas. A atual gestão já executou a requalificação de mais de 865 ruas.

#Infraestrutura 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra atua na recuperação de danos causados pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte segue com ações de recuperação dos danos causados pelas chuvas no município. Uma força tarefa atua nos pontos mais críticos para restabelecer fluxos e evitar o agravamento das situações.

Entre as principais intervenções, a Seinfra recupera parte do paredão da linha férrea e calçada na Avenida Carlos Cruz. A Avenida Castelo Branco, bem como a Rua Carolina Sobreira também passaram por intervenções após danos causados pelas recentes chuvas.

Nesse momento, o município atua em 16 pontos, simultaneamente, para recuperar calçamentos, drenagens e pavimentação asfáltica. O titular da pasta, José Maria Pontes, destaca que as ações são desenvolvidas de acordo com a urgência. As demandas cotidianas da Seinfra também seguem em execução.

#Infraestrutura 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro fiscaliza e cobra ações da Cagece

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está intensificando a fiscalização e cobrança junto à Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará-CAGECE. A intenção é provocar a concessionária para que recupere os danos nas ruas promovidos pelas suas intervenções. A iniciativa faz valer as cláusulas no contrato de concessão estabelecido entre os dois entes.

Conforme dados da própria Cagece, são abertos, aproximadamente, 140 novos buracos todos os dias nas vias da cidade. A recuperação plena da pavimentação nas ruas que passam por essas intervenções é de responsabilidade da companhia. Por falta da prestação adequada desse serviço, a Cagece já foi autuada duas vezes, além das diversas notificações.

Segundo a própria Cagece, o volume de ações deve crescer e pode passar de 280, diariamente. Com isso, o titular da Seinfra, José Maria Pontes, revela que as ações de fiscalização também devem ser intensificadas.

#Infraestrutura 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro avança com pavimentações e recuperação de ruas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte realiza obra na Rua Lourdes Vitória, entre a Av. Ailton Gomes e a Av. José Cardoso de Alcântara. Somente nesse trecho, estão em execução mais de 5 mil metros quadrados de calçamento em paralelepípedo, através do programa "Pavimenta Juazeiro".

Ainda dentro do programa, a SEINFRA executou a pavimentação em pedra tosca de mais de 107 vias, e 865 ruas passaram por requalificação e recuperação asfáltica. Além disso, nos últimos 2 anos, já foi feita a pavimentação em pedra tosca em mais de 145 ruas da cidade.

Juazeiro do Norte tinha, em janeiro de 2021, mais de 40% de sua malha viária sem nenhum tipo de pavimentação. A atual gestão tem revertido esses números, garantindo mobilidade urbana aos juazeirenses e visitantes.

#Infraestrutura 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro reúne construtoras e apresenta novas diretrizes da gestão

Representantes de 12 empresas da construção civil participaram de reunião com a gestão municipal de Juazeiro do Norte. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 19, no Auditório da Secretaria de Educação.

A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura e visa reforçar as diretrizes de trabalho que são adotadas a fim de garantir mais transparência e celeridade no desenvolvimento dos trabalhos.

Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura, José Maria Pontes, destacou que o momento também serviu para anunciar a centralização de gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia, na pasta.

Ele ressalta, ainda, que o debate técnico tem a finalidade de garantir transparência e eficiência na aplicação, gestão e controle dos recursos públicos, o que resulta em benefícios diretos para a população, com obras de qualidade e com valor justo.

#Infraestrutura 17/01/2023 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Memorial Padre Cícero passa por reforma e revitalização

A Prefeitura está realizando a reforma e revitalização da Fundação Memorial Padre Cícero. O prédio não está aberto a visitação por conta das obras.

Apesar da reforma, o acervo fotográfico e documental do Memorial continua sendo organizado e catalogado pela equipe.

Continua em funcionamento, o Núcleo de Artes, Cultura e Educação Marcus Jussier, na sede da Secretaria de Cultura - Secult.

#Infraestrutura 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Acesso no entorno do Aeroporto é modificado

Com nova estrutura implantada no Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, a rodovia CE-292 deixa de passar por dentro do estacionamento do terminal.

As alterações no trânsito estão sendo sinalizadas e orientadas pelo Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - Demutran. Os veículos que forem de Juazeiro do Norte ou Missão Velha para a BR-116, devem seguir em frente até a rua Sebastião Palmares. De Missão Velha ou da BR-116 para o Centro ou o Aeroporto, devem vir pela Sebastião Palmares e entrar na Rua Virgílio Távora.

O diretor do aeroporto, Jorge Odir, afirma que quando o terminal ficar pronto, uma via projetada vai ser incorporada ao complexo viário. "A CE-292 ficará mais ampla, com mão dupla nos dois sentidos, ganhando mais visibilidade, espaço para a circulação de veículos e aumentando a segurança para todos que trafegam nela", pondera.

Em etapa de requalificação, com a administração da Aena Brasil, o Aeroporto já ganhou nova área de embarque e também passa por obras nos pátios de aviação comercial e geral, que devem finalizar este mês.

#Infraestrutura 11/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro identifica ações de microdrenagem através de mapeamento
#Infraestrutura 21/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro do Norte tem ruas interditadas para obras da Cagece

Com a finalidade de melhorar o injetamento e o abastecimento de água na cidade de Juazeiro do Norte, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará- CAGECE, atravéz da Unidade de Négocio da Bacia do Salgado, informa a interdição de ruas nos bairros Frei Damião, Pirajá, Limoeiro e Triângulo.

As obras, já iniciadas, tem término previsto para 28 de abril de 2023. A população deve ficar atenta ao tráfego de veículos nessas localidades. Estão sendo implementadas medidas de sinalização e segurança, bem como orientação para os motoristas.

Segue abaixo lista de ruas afetadas em cada bairro:

Bairro Frei Damião

-Rua Francisco Martins de Souza

-Rua Luciano Torres de Melo

Bairro Pirajá

-Rua Todos os Santos

-Rua Virgínia de Mendonça

-Avenida Nossa Senhora Aparecida

-Rua Joaquim da Rocha

Bairro Limoeiro

-Rua Ernestina Sobreira

-Rua Antônio Dias Sobreira

-Rua São Sebastião

-Av. José Bezerra

-Rua Arnaldo Parente

-Rua Unias Figueiras

-Rua João Marcelino

-Rua Dom Bosco

-Rua Santa Inês

-Rua Nossa Senhora do Carmo

-Rua Nossa Senhora de Loudes

-Rua São Mamede

-Rua Carolina Sobreira

-Rua Tenente José Dias

-Rua Rui Barbosa

-Rua Ver. José Rodrigues

-Rua Francisca Paula Bezerra

-Rua Marechal Dutra

-Rua São Sebastião

-Rua Cel. Franc. Filgueiras Cruz

-Rua João Ventura

-Rua José Araújo Sobrinho

-Rua Ver. Antônio Braz

-Rua João Zacarias de Menezes

-Rua José Tomaz de Menezes

-Rua Herotildes Maria de Macedo

-Rua Padre Cícero Coutinho

-Rua Antônio Almeida Magalhães

-Rua Luíz Gonzaga

-Rua Estelita Silva

-Travessa Irapuã Pimentel

-Rua Major Gonçalo Mundo

-Rua Horácio Campelo

Bairro Triângulo

-Rua Antônio Sobreira Guedes

-Rua Dr. Francisco Monteiro

-Rua Francisco Durval Furtado

-Rua Edvaldo Furtado

-Rua Francisca Leia Fontes Ventura

-Rua Manoel Cassimiro

-Rua Domingos Rod. Barbosa

-Rua Moacir Gondim Lossío

-Rua Vitorino Sobrinho

-Rua Chanceler Edson Queiroz

-Rua São Lázaro

-Rua Graciliano Ramos

-Rua João Maciel

-Rua Clotilde Norões Mota

-Rua Valdomiro Marçal do Carmo

-Rua Eng. José Batista

-Av. Leão Sampaio

-Rua Maestro Geraldo Martins

-Rua José Domingos Silva

-Rua Mariana Dantas de Medeiros

-Rua Socorro Norões Mota

-Rua José Bernardo da Silva

-Rua Joaquim de Figueredo

-Rua Profa. Valdemira Ribeiro Lima

-Rua Rafael Malzoni

-Rua José Marinho da Silva

-Rua Gonçalo Alves de Paiva

-Rua Eng. José Walter

-Rua 31 de Março

-Av. Padre Cícero

-Com. João Alves Silva

#Infraestrutura 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza quase 300 obras de microdrenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra definiu intervenções de drenagem como uma de suas ações prioritárias em 2022. Dessa forma, foram conduzidas 283 obras de microdrenagem. Por meio delas, diversas áreas da cidade passaram por substituição parcial da rede subterrânea de vazão, garantindo melhorias que devem impedir o acúmulo indevido de águas em algumas áreas.

Além disso, milhares de pontos da rede de escoamento receberam atos de desobstrução, fazendo com que esses locais fossem devolvidos à sua adequada capacidade de vazão.

#Infraestrutura 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas desobstruções são realizadas na rede de drenagem

Em continuidade às melhorias na rede municipal de drenagem, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra efetivou novas limpezas e desosbtruções ao longo da malha de escoamento. Foram atendidos pontos das ruas Engenheiro Apolônio M. Costa, Antônio Domingos dos Santos, José Maria Rodrigues Ratts e Ladislau Arruda Campos.

Além disso, a pasta segue com a Operação Tapa-buracos na rua 1° de Maio, localizada no bairro Pio XII.

#Infraestrutura 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra e Demutran requalificam rotatória

Com obras que devem se estender ao longo de um mês, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, e o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, iniciaram a requalificação da rotatória localizada no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Antônio Pereira Silva.

De acordo com Boaz David, secretário executivo da Seinfra, estão programadas melhorias em todos os acessos, além dos canteiros centrais e parte das calçadas. Ele detalha, ainda, que será construída uma nova rótula, e que as sinalizações horizontais e verticais serão readequadas, a fim de otimizar o trânsito no local.

#Infraestrutura 08/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Cagece anuncia novas interdições em ruas de Juazeiro do Norte

A Companhia de Águas e Esgotos do Ceará- Cagece anuncia a interdição de novas ruas nos bairros Franciscanos, Socorro e Centro, para realização de obras, que devem durar até o dia 4 de abril de 2023.

Segue abaixo a relação de ruas que serão interditadas:

Bairro Franciscanos

-Rua do Limoeiro

-Rua da Luz

-Rua São Luís

-Av. Carlos Cruz

-Rua São Jorge

-Rua Santa Isabel

-Rua Nossa Senhora do Carmo

-Rua Dom Pedro ll

-Av. Airton Sena

-Rua Cel. Carneiro

-Rua Mons. Esmeraldo

-Rua Otávio Aires

-Rua São Miguel

-Rua Nossa Senhora de Loudes

-Rua São Pedro

-Rua São Mamede

-Rua Carolina Sobreira

-Rua Rui Barbosa

-Rua Ver. José Rodrigues

-Rua Cel. Fausto Guimarães

-Rua Cel. Antônio Fernandes

Bairros Socorro e Centro

-Rua Dr. Possidônio Ferreira

-Av. Joaquim Romão Batista

-Rua Joana Batista Holanda

-Rua Domingos Sávio Macedo

-Rua Dr. Possidônio Bem

-Rua São Vicente de Paula

-Rua Padre Pedro Ribeiro

-Rua Nila Dias Guimarães

-Rua Padre José Alves

-Av. do Agricultor

-Rua Carlos Gomes

-Rua Santa Cecília

-Rua do Cruzeiro

-Rua São Marcos

-Rua Santa Luzia

-Rua Santa Rosa

-Rua do Rosário

-Rua das Dores

-Rua Carlos Gomes

-Rua da União

-Rua Sara Bezerra de Melo

-Rua Maria Lopes da Silva

-Estr. Vicinal Agricultor Furtado

-Anel Rodoviário do Cariri

-Rua Manoel José da Silva.

#Infraestrutura 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município constrói mais de 73 mil m² de calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já executou obras de calçamento em uma área equivalente a 74 mil m², em 2022. As intervenções alcançaram um total de 93 vias, em praticamente todos os bairros da cidade.

Somente no mês de outubro, foi atingida uma área superior a 20 mil m². Já em setembro o volume de novo calçamento foi de cerca de 13 mil m².

#Infraestrutura 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra inicia recuperação da Rua São Mamede

Em continuidade às intervenções de qualificação urbana, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando a recuperação da Rua São Mamede, no bairro Timbaúbas. As equipes estão na localidade desde o final da última semana e devem seguir no local pelos próximos dias, quando a obra será finalizada.

O serviço vai otimizar o tráfego de pedestres e motoristas. O trecho é uma demanda histórica da localidade.

#Infraestrutura 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura divulga ruas afetadas com obras da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece enviou ofício para a Prefeitura de Juazeiro do Norte informando a interdição de algumas ruas dos bairros Leandro Bezerra e Timbaúbas.

As obras, no bairro Timbaúbas, foram iniciadas no dia 21 de novembro e serão finalizadas no dia 31 de março de 2023. Já no bairro Leandro Bezerra, iniciarão nesta quinta-feira, 1º de dezembro, e se encerrarão no dia 28 de abril de 2023.

As ações visam o injetamento na rede de abastecimento, com o objetivo de melhorar os serviços nas localidades.

Seguem, abaixo, as ruas que serão afetadas com as obras:

Bairro Timbaúbas

- Rua Teodomiro Rocha

- Rua Cônego Climério

- Rua Cícera Patrícia da Costa

- Rua Francisca Correia Cruz

- Rua Vereador Francisco Vasques

- Av. Virgílio Távora

- Rua Juazeiro

-Rua Domingos Sávio Rodrigues

- Rua Levy Benício Leite

- Rua Pedro Parente

- Rua Ary Cruz

- Rua Maria Ferreira Lima

- Rua Pelúsio Correia de Macêdo

- Rua Geraldo Rocha Sobreira

- Rua Cícero Ferreira Araújo

- Rua João Parente

- Rua Ernestina Sobreira

Bairro Leandro Bezerra

-Rua Madre Nelly Sobreira

-Rua Pedro Henrique de Sousa

-Rua Nova Fazenda

-Rua Jesus Rodrigues

-Rua José Leite da Silva

-Rua Marcionilía Cardoso Sobreira

-Rua Antônio Sales

-Rua Olgives de Melo

-Rua Tenente Antônio Sales

-Rua Vicente Leite

-Rua das Almas

-Av. Cel. Humberto Bezerra

-Rua José Hélio de Oliveira

#Infraestrutura 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município cadastra novos dados em plataforma de infraestrutura espacial do IBGE

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue ampliando o conjunto de informações cadastradas na plataforma de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais Inde. A ferramenta, que é ligada ao IBGE, tem como objetivo catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais mantidos por instituições brasileiras.

As informações são adicionadas desde abril último. Hoje, estão alocados, no espaço, dados acerca das zonas imobiliárias, zona rural e urbana, curvas de nível - 20 metros, pedologia, corpos hídricos, hidrografia, além do uso e ocupação do solo em 2020, zoneamento urbano e zonas de ruído.

Sávio Fontenelle, engenheiro de Produção da Seinfra, lembra que Juazeiro do Norte foi o segundo município do país a disponibilizar informações na plataforma. Ele frisa, ainda, que qualquer cidadão pode baixar os mapas, acessando o site da Inde.

#Infraestrutura 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra inicia calçamento da rua Lourdes Victória

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra iniciou a construção de novo calçamento na Rua Lourdes Victória, no bairro Cidade Universitária.

De acordo com o secretário Executivo da pasta, Boaz David, a intervenção irá alcançar toda a extensão da via, e está sendo concretizada em paralelepípedo, material considerado mais resistente.

A perspectiva é que a construção seja finalizada em até 60 dias.

#Infraestrutura 24/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Operação Tapa-buracos é executada em novas vias

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue com ações de recuperação asfáltica. A pasta está intervindo com a operação Tapa-buracos nas ruas do Rosário e ao longo da Avenida Radialista Coelho Alves. Novo calçamento também está sendo executado na Rua Coronel José Xandu.

Ações de drenagem ainda estão em andamento no bairro Tiradentes, na Rua Raimold Bendel.

#Infraestrutura 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novos serviços

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue intervindo na rede de drenagem. Novas ações de desobstrução foram realizadas em pontos das ruas da Matriz, São Pedro, São Sebastião e Epitácio Pessoa. De acordo com a pasta, essa atividade busca ampliar a capacidade de vazão desses locais, a fim de evitar acúmulo de água.

Já a operação Tapa-buracos está em andamento ao longo da Avenida Virgílio Távora.

#Infraestrutura 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas intervenções são executadas na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue ampliando as atividades de melhoramento da rede de drenagem municipal. Atualmente a pasta está intervindo em oito pontos. As obras de microdrenagem estão em execução nas ruas Madre Maria Vilac e Delmiro Gouveia.

Outras intervenções de desobstrução da rede estão sendo efetivadas nas ruas Virgínia Mendonça, Catulo da Paixão Cearense e Padre Alcântara.

A pasta reforça que é essencial que a população evite descartar materiais nas ruas, pois quando há fortes chuvas esses resíduos são arrastados pelas águas, gerando problemas para a rede de escoamento.

#Infraestrutura 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra desobstrui novos pontos da rede de drenagem

Com objetivo de melhorar a rede de escoamento das águas da chuva, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra continua intervindo na rede de drenagem. Atualmente, atua na limpeza e desobstrução de nove pontos, alguns deles localizados nas avenidas Ailton Gomes e Leão Sampaio.

Também seguem as obras de drenagem na rua Madre Maria Vilac, que permitirão que o escoamento do volume de águas no local seja realizado de modo mais eficiente, evitando acúmulos e transtornos.

#Infraestrutura 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas obras de pavimentação são executadas

Em continuidade às intervenções de melhoria da malha viária do município, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está atuando na avenida Carlos Cruz e nas ruas Interventor Francisco Erivano Cruz e Vereador José Gonçalves. Segundo a pasta, estão sendo concretizadas obras de pavimentação asfáltica e construção de passagem elevada, garantindo maior segurança a motoristas e pedestres.

A secretaria também está reforçando as atividades de limpeza e desobstrução da rede de drenagem. Atualmente, seis pontos estão em processo de qualificação. Obras de drenagem estão sendo concluídas, ainda, na rua Madre Maria Vilac.

#Infraestrutura 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza novas ações de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra tem ampliado as ações de melhoria da rede de drenagem municipal. A pasta tem realizado ações de limpeza e desobstrução diárias em pontos da rede. As atividades garantem que esses locais consigam dar adequada vazão ao volume de água trazido pelas chuvas.

Obras de drenagem mais amplas e que realizam a troca parcial da rede subterrânea de escoamento estão ocorrendo na Rua da Glória e Madre Nely Sobreira. Outros locais da cidade também já passaram por este tipo de intervenção, como a Avenida Carlos Cruz.

#Infraestrutura 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito dá ordem de serviço para reforma do Cemitério São João Batista

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, assinou a ordem de serviço para a reforma do Cemitério São João Batista, nessa segunda-feira, 31. De acordo com o prefeito, a intervenção no prédio faz parte de um programa de reformas da gestão, em que dez locais serão requalificados.

O Cemitério, um dos maiores da cidade, terá o muro reconstruído, e serão feitas reformas na entrada e no espaço administrativo. Além disso, será construída uma capela para 40 pessoas, e as ruas do espaço serão pavimentadas em piso intertravado.

A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, e deve iniciar brevemente, é o que aponta o titular da pasta, José Maria Pontes.

Responsável pela gestão do espaço, a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, observou que a obra trará benefícios, em especial para a população mais vulnerável, que terá um ambiente em bom estado para realizar suas homenagens póstumas.

Foto: Thiago Sousa

#Infraestrutura 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município assina ordem de serviço para reforma do Memorial Padre Cícero

Nesta terça-feira, 1º, em evento realizado na sede da Fundação Memorial Padre Cícero, o prefeito Glêdson Bezerra assinou a ordem de serviço que garante a reforma do prédio do Memorial Padre Cícero. O gestor salientou que a atividade integra o Programa Reforma Juazeiro que, em parceria com o Governo do Estado, prevê melhorias e qualificações em ao menos dez prédios públicos.

José Maria Pontes, secretário de Infraestrutura, informou que a obra realizará a adaptação de banheiros e camarins, implantará corrimão e rampas de acesso, além de plataformas elevatórias. O titular da pasta adianta, ainda, que haverá a troca do carpete do teatro, impermeabilização da laje, colocação de telhas metálicas, e instalação de novo projeto luminotécnico.

Glêdson Bezerra ressaltou a simbologia de o evento ser realizado no Dia do Romeiro, e no aniversário de inauguração da estátua do Padre Cícero. O gestor apontou que a cidade cresce em volta do romeiro, figura determinante para a cidade. Ao falar sobre as melhorias de infraestrutura, Glêdson destaca que esse contexto é resultado de planejamento e diz que novas ordens de serviço virão.

O evento foi acompanhado por Teresa Siqueira, presidente da Fundação Padre Cícero, e diversos secretários da gestão municipal.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município dá ordem de serviço para mais de 120.000 m² de calçamento

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, deu nova ordem de serviço para a construção de calçamento urbano. O documento assinado nessa quinta-feira, 27, na Secretaria de Infraestrutura, prevê a pavimentação de 50 ruas, abrangendo 14 bairros e uma área de mais de 120 mil m². As intervenções devem ser iniciadas já nos próximos dias.

De acordo com o titular da Seinfra, José Maria Pontes, as novas ações serão executadas em pedra tosca, material que a municipalidade já utiliza. O secretário observa, ainda, que as novas obras decorrem de uma parceria junto ao Governo do Estado, e fazem parte do programa Pavimenta Juazeiro.

Glêdson destaca que a ação visa corrigir defasagens históricas, especialmente geradas por meio da aprovação de loteamentos sem a devida estrutura. Ele evidencia, ainda, que ao final do programa Pavimenta Juazeiro, será possível alcançar uma área de cerca de 270 mil m² atendida.

#Infraestrutura 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município intervém na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra amplia as qualificações da rede de drenagem da cidade. Cerca de dez pontos foram desobstruídos no início desta semana, incluindo as avenidas Paraná, Ailton Gomes e Aracaju, além de ruas de grande fluxo, como as ruas São Paulo e Todos os Santos.

Obras mais abrangentes de drenagem também estão em execução na Rua da Glória. Neste caso, a rede interna é substituída, quase que integralmente, assegurando sua capacidade de escoamento.

#Infraestrutura 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas obras de drenagem são executadas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando novas drenagens na cidade. As obras estão sendo executadas na Avenida Carlos Cruz, e nas ruas da Glória e Madre Nely Sobreira. As intervenções renovam parte das instalações subterrâneas, garantindo que, durante a quadra invernosa, a rede de escoamento esteja em nível adequado.

A Seinfra também está realizando uma série de limpezas e desobstruções em pontos específicos da rede.

#Infraestrutura 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa mais de 27 mil m² de calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra construiu 27.816 m² de calçamento, somente nos últimos 3 meses. As intervenções alcançaram alguns dos principais bairros da cidade, e buscam corrigir um déficit de 40% do território juazeirense sem nenhuma cobertura.

Somente no mês de setembro foram executados 13.099 m². As ações são efetivadas em pedra tosca, material resistente e normalmente utilizado em obras deste tipo.

#Infraestrutura 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 69 mil m² de pavimento asfáltico em três meses

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra recuperou, somente nos últimos três meses, 69.159 m² de asfalto das vias da cidade. O maior quantitativo mensal foi alcançado em agosto, quando uma área superior a 41 mil m² foi recuperada.

Segundo a Seinfra, as intervenções serão elevadas, especialmente a partir da intensificação das atividades do Programa ‘Pavimenta Juazeiro', que irá garantir ampla cobertura do déficit de 40% do espaço urbano sem pavimentação.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recompõe calçamentos

Em continuidade aos trabalhos de qualificação urbana, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recompondo o calçamento das ruas Rafael Malzoni e José Inácio. A pasta também está intervindo na Rua Odete Matos.

A secretaria intervém, ainda, na Rua Pio Norões, com asfaltamento. Além disso, ações de desobstrução da rede de drenagem permanecem em execução. Apenas nos últimos dias, foram 16 locais alcançados.

#Infraestrutura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novos serviços

Ampliando a área da cidade com adequado calçamento urbano, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está intervindo nas ruas Veronilson Simplício, José Duarte Bonfim, Otacílio Almeida, José de Matos e Alberlanio de Sá Barreto. A pasta também está com ações de drenagem na rua Madre Nely Sobreira e na avenida Carlos Cruz.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, ressalta que também estão sendo realizadas diversas atividades de desobstrução e limpeza da rede de drenagem municipal. Ele aponta, ainda, que a secretaria concretizou reparos no piso intertravado da avenida Paulo Maia, e na ponte do Sítio Carité.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura realiza mais de 2 mil m² de calçamento no bairro Pedrinhas

Apenas no bairro Pedrinhas, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra executou mais de 2.000 m² de novo calçamento. As intervenções alcançaram as ruas Francisca Faustino França, William Cardoso Nascimento e Porfilio do Nascimento.

A pasta reforça que esse quantitativo será ampliado, já que outras três localidades do bairro estão com obras em andamento, e outra área terá intervenções iniciadas nos próximos dias.

O setor técnico da secretaria destaca que as planilhas de prioridade seguem em constante atualização, a fim de aprimorar a atuação, buscando sempre intervir em áreas com maior déficit histórico.

#Infraestrutura 01/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra mantém equipe técnica de plantão em suporte às eleições

Em parceria com a Justiça Eleitoral, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra irá manter uma equipe de suporte técnico para todas as seções eleitorais que funcionam na cidade. De acordo com a pasta, o plantão técnico contará com bombeiro hidráulico, eletricistas, engenheiros civis e eletrotécnicos.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, declara também que a municipalidade liderou uma reunião entre o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e a Cagece, a fim de assegurar que todos os endereços de votação tenham abastecimento de água de modo ininterrupto.

Neste sábado, 1º, equipes da pasta também estão realizando vistorias nos locais, com intuito de realizar qualquer correção que já se mostre necessária.

#Infraestrutura 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra construiu três novas canaletas esta semana. As intervenções ocorreram nos cruzamentos das ruas Tenente José Dias com 22 de Julho, no entroncamento da Rua Joaquim Leandro de Menezes com Rua Francisca Faustina, além do cruzamento da Avenida José Bezerra com Rua Maria Arlete.

De acordo com a Seinfra, as ações dão fluidez ao trânsito e facilitam o deslocamento de pedestres. Os locais também têm as águas canalizadas para o modo subterrâneo e o entorno passa por recuperação asfáltica.

#Infraestrutura 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza desobstruções na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra dá continuidade às melhorias na rede de drenagem municipal. Nesta semana a pasta já interveio com limpezas e desobstruções nas ruas São Marcos, Das Dores, Padre José Alves, Do Rosário e São Paulo.

Também estão em andamento obras de drenagem nas ruas Madre Nely Sobreira e Manoel José da Silva.

#Infraestrutura 27/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 125 mil m² de asfalto

A pavimentação asfáltica em Juazeiro do Norte acontece de modo ininterrupto desde o início do ano. A Secretaria de Infraestrutura atingiu, neste mês de setembro, a marca de 126.089 m² de pavimento recuperado. As ações alcançam todos os bairros da cidade.

Apenas no mês de agosto, foram recuperadas áreas que ultrapassam os 41 mil m² e, neste mês, já são mais de 15 mil m² de área readequada.

José Maria Pontes, titular da pasta, afirma que a perspectiva é de ampliação da área atendida, já que as atividades do programa Pavimenta Juazeiro devem ser intensificadas.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 26/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa mais 40 mil m² de novo calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já executou quase 42.000 m² de novo calçamento urbano em 2022. As atividades foram iniciadas no mês de fevereiro e já alcançam quase todos os bairros da cidade.

Apenas no mês de julho foram mais de 10 mil m² de calçamento construído. E somente até a metade deste mês de setembro, já foram mais de 13 mil m² de área atendida.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intensifica desobstrução da rede de drenagem

Com o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da rede de drenagem municipal, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro- Seinfra está ampliando as intervenções de desobstrução e limpeza. Vários pontos estão passando por ações deste tipo, entre eles as avenidas Antônio Sales e Castelo Branco, além de uma dezena de ruas.

Ainda neste âmbito, a pasta está intervindo na drenagem da Rua Manoel José da Silva, no bairro Horto. O local deve receber novo calçamento.

#Infraestrutura 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza segunda audiência pública sobre o PDM

Ocorreu nesta quinta-feira, 22, a segunda audiência pública do Plano Diretor Municipal de Juazeiro do Norte. O documento está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, e visa corrigir uma defasagem de vinte anos. O evento debateu sobre o município que queremos, a partir das observações trazidas pela população em uma consulta que ficou aberta por mais de duas semanas.

Durante a audiência, foram discutidas, também, as diretrizes norteadoras dos eixos temáticos, a fim de abrir caminho para que as próximas etapas do processo de atualização do PDM sejam iniciadas. O espaço também serviu para aprovar a visão de futuro de Juazeiro do Norte, que terá a seguinte redação: ser um município sustentável, saudável, justo e inclusivo, promotor do desenvolvimento, da cultura, função social, qualidade de vida e do acolhimento para a população local, romeiros, turistas e visitantes.

A audiência foi transmitida no canal oficial da Prefeitura no YouTube, podendo ser acessada a qualquer momento. Mais informações sobre a atualização do Plano Diretor da cidade também podem ser colhidas acessando o site oficial do PDM: https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php.

#Infraestrutura 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Consulta sobre PDM se encerra nesta terça, 20

A consulta pública sobre o Plano Diretor Municipal de Juazeiro - PDM se encerra nesta terça-feira, 20. A atividade tem como questionamento motivador: qual Juazeiro do Norte queremos?

Entre seus objetivos está submeter para análise as observações resultantes das Leituras Técnicas, Seminários Temáticos, Reuniões Setoriais e Leituras Comunitárias.

Os coordenadores do PDM também apontam como anseio o incentivo à participação popular no processo de atualização do Plano, indicando sugestões a serem incorporadas na versão final do documento.

A participação pode ser virtual através do formulário abaixo:

Pode, ainda, acontecer em qualquer um dos 17 locais com formulário físico:

- IFCE, Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646, Planalto;

- UNILEÃO, Av. Maria Letícia Leite Pereira, s/n, Cidade Universitária;

- URCA, Av. Leão Sampaio, 107, Triângulo;

- UFCA, Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária;

- Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n, Franciscanos;

- Secretaria de Saúde, Rua José Marrocos, s/n, Santa Tereza;

- Secretaria de Educação, Rua São Francisco, s/n, São Miguel;

- UNIJUAZEIRO - Centro universitário, Rua São Francisco, 1224, São Miguel;

- UNIFAP - Centro Universitário Paraíso, Rua Conceição, 1228, São Miguel;

- Prefeitura, Praça Dirceu Figueiredo, Rua São Pedro, s/n, Centro;

- CENTEC - FATEC, Rua Professora Francismar Roque, s/n, Triângulo;

- CIEE - Rua Francisco Cândido Magalhães, 40 Dentro do Edif.

- UNIQUE, Business - Salas 1508 e 1509, 15º andar, Centro;

- Cariri Shopping, Avenida Padre Cícero, 2555, Centro;

- Centro Universitário Leão Sampaio, Rua José Maria Filomeno Gomes, 671-401, Triângulo;

- Vila Palmeirinha - CRAS, Rua Antônio Cruz Macêdo, S/N;

- Sítio São Gonçalo - CRAS, Rua Inês Pereira. 00- Vila São Gonçalo.

#Infraestrutura 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA PDM realiza audiência pública nesta quinta, 22

A coordenação do Plano Diretor Municipal - PDM vai realizar nesta quinta-feira, 22, a segunda audiência pública de atualização do documento. O evento acontecerá no auditório principal do Centro Universitário Paraíso do Ceará - Unifap, a partir das 9h.

O debate tem como tema: O município de Juazeiro do Norte que queremos. Também serão apresentadas propostas e diretrizes para a terceira etapa do projeto. Os interessados em participar devem se inscrever através do link abaixo:

O evento também será transmitido pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

#Infraestrutura 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos serviços

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 19 equipes nas ruas da cidade. A pasta vem conduzindo limpezas e desobstruções da rede de drenagem, além de estar intervindo de modo amplo na drenagem do cruzamento da Avenida Carlos Cruz com a Rua Leão XIII.

Também estão em construção duas novas canaletas, que buscam tornar o trânsito mais fluido e seguro para pedestres e motoristas. Além disso, sete equipes estão dedicadas exclusivamente à construção de novos calçamentos.

A pasta também vem atuando em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran na execução da rotatória localizada no entroncamento da Avenida Castelo Branco com Rua José Marrocos.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 13/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra em campo com 18 equipes

Em seguimento às intervenções de qualificação da cidade, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra tem atuado diariamente com até 18 equipes.

Os agentes da pasta vêm operando atividades de desobstrução da rede de drenagem municipal, além de intensificar a construção de novos calçamentos. Apenas na melhoria das ruas são oito equipes em ação.

Além disso, a Seinfra segue executando novas canaletas, a mais recente no cruzamento das ruas Otônio Lira da Cruz e Maria de Lourdes. A pasta também atua em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, na construção de uma nova rotatória.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza serviços em várias ruas

Em continuidade à qualificação urbana de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra segue intervindo em diversas ruas da cidade. Atualmente, seis pontos recebem melhorias em calçamento: ruas Otacílio Almeida, Veronilson Simplício Duarte, Pedro Jesus Cavalcante, José Duarte Bonfim e São Caetano. Além delas, segue em construção o calçamento no entorno da areninha do bairro Frei Damião.

A pasta também vem atuando em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran na construção de uma rotatória, localizada no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua José Marrocos.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Coordenação do PDM realiza consulta pública

Em continuidade aos trabalhos de atualização do Plano Diretor Municipal de Juazeiro, a equipe de coordenação do projeto deu início à consulta pública: qual município de Juazeiro do Norte queremos?

O objetivo é submeter para análise as observações resultantes das Leituras Técnicas, Seminários Temáticos, Reuniões Setoriais e Leituras Comunitárias. Os coordenadores do PDM também apontam como anseio o incentivo à participação popular no processo de atualização do Plano, indicando sugestões a serem incorporadas na versão final do documento.

A consulta será realizada por meio de formulários eletrônico e físico, que podem ser encontrados em 17 locais da cidade. Todos os documentos do Plano Diretor Municipal estão disponíveis em www.juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php

O formulário on-line está no link abaixo.

Locais com formulário físico:

- IFCE, Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646, Planalto;

- UNILEÃO, Av. Maria Letícia Leite Pereira, s/n, Cidade Universitária;

- URCA, Av. Leão Sampaio, 107, Triângulo;

- UFCA, Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária;

- Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Rua Monsenhor Esmeraldo, s/n, Franciscanos;

- Secretaria de Saúde, Rua José Marrocos, s/n, Santa Tereza;

- Secretaria de Educação, Rua São Francisco, s/n, São Miguel;

- UNIJUAZEIRO - Centro universitário, Rua São Francisco, 1224, São Miguel;

- UNIFAP - Centro Universitário Paraíso, Rua Conceição, 1228, São Miguel;

- Prefeitura Municipal de Juazeiro, Praça Dirceu Figueiredo, Rua São Pedro, s/n, Centro;

- CENTEC - FATEC, Rua Professora Francismar Roque, s/n, Triângulo;

- CIEE - Rua Francisco Cândido Magalhães, 40 Dentro do Edif.

- UNIQUE, Business - Salas 1508 e 1509, 15º andar, Centro;

- Cariri Shopping, Avenida Padre Cícero, 2555, Centro;

- Centro Universitário Leão Sampaio, Rua José Maria Filomeno Gomes, 671-401, Triângulo;

- Vila Palmeirinha - CRAS, Rua Antônio Cruz Macêdo, S/N;

- Sítio São Gonçalo - CRAS, Rua Inês Pereira. 00- Vila São Gonçalo.

#Infraestrutura 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Servidores da Seinfra recebem treinamento para implantação do Alvará on-line

Servidores do Setor de Alvará e Habite-se, da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, receberam, nessa quarta-feira, 31, orientações e treinamento para utilizar a plataforma de emissão virtual de alvarás de construção e ordens finais de uso e ocupação de imóveis.

De acordo com a pasta, o serviço deve estar acessível nos próximos dias.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, explica que, com a implantação dessa ferramenta, as permissões de construção devem ser otimizadas, melhorando o acesso dos contribuintes ao serviço, bem como agilizando as atividades do setor diretamente responsável.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novas desobstruções na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue realizando ações de limpeza e desobstrução da rede de drenagem municipal. Nesta quarta-feira, 31, a pasta está efetivando ações deste tipo nas proximidades da EMEI Zuila Moraes, na Avenida do Agricultor e na Rua Nelson Tavares.

Obras de drenagem também estão em continuidade, nas ruas São Mamede e Odete Matos.

#Infraestrutura 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Obras do Parque de Eventos Padre Cícero seguem em execução

As obras no Parque de Eventos Padre Cícero seguem em execução e devem estar prontas para a 44ª Vaquejada Padre Cícero, que acontecerá, excepcionalmente, este ano, de 6 a 9 de outubro.

No momento, a empresa responsável, a Construtora Salinas e Empreendimentos, já finalizou a parte das arquibancadas, onde ficam localizados os restaurantes do Parque.

Na estrutura, foi realizada a prospecção da armadura, para que fosse verificado o grau de corrosão. Um produto para estancar o desgaste foi usado, em seguida uma argamassa estrutural, com o intuito de estabilizar a construção. Além disso, a arquibancada ganhou uma pintura nova.

Já na segunda arquibancada, ocorreu a substituição de doze placas de concreto, que estavam num grau elevado de deterioração e fragilidade estrutural, sendo aplicados, também, materiais anticorrosivos e realizada a cimentação.

Outros ambientes também passam por reforma como as baias e os banheiros inacabados, que ganham acessibilidade. Ainda serão feitos os reparos nas cabines de jurados, locução, camarote, todo o cercado, cochos e estruturas referentes ao condicionamento dos animais com segurança.

#Infraestrutura 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura calça novas ruas

Em continuidade às melhorias do espaço urbano de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra está calçando novas vias. Recebem os serviços as ruas Francisca Faustino França e São Caetano, no bairro Pedrinhas, além das ruas Veronilson Simplício Duarte, Otacílio Almeida e Pedro de Jesus Cavalcante, no bairro Campo Alegre.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, lembra que calçamentos novos também seguem em construção no entorno da areninha do bairro Frei Damião, e na Rua Manoel José da Silva, no bairro Horto.

foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra desobstrui pontos da rede de drenagem

Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está atuando na qualificação da rede de drenagem do munícipio. Estão sendo executadas desobstruções e limpezas em pontos da rede localizados ao longo das avenidas Castelo Branco e Tenente Raimundo Rocha.

Intervenções em sarjetas também estão sendo conduzidas nas ruas Ezequiel Almeida e Sargento José Juvêncio.

#Infraestrutura 24/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra está com 18 equipes em atividade

Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 18 equipes de trabalho nas ruas da cidade. De acordo com a pasta, estão sendo executados diversos serviços desde desobstrução da rede de drenagem até a construção de novos calçamentos.

A Seinfra detalha, ainda, que obras de drenagem estão sendo conduzidas nas ruas São Mamede e Odete Matos. Uma canaleta de pré-moldado de concreto também está sendo construída na Rua Ivanyr Feitosa.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intervém na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue realizando atividades de limpeza e desobstrução da rede de drenagem. A pasta efetivou ações na Rua Santa Luzia, nas proximidades da Secretaria de Cultura - Secult e do Conjunto Habitacional COHABECE.

Serviços de drenagem também estão sendo conduzidos nas ruas Genário de Oliveira e São Mamede.

#Infraestrutura 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município calça novas ruas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra dá continuidade à construção de calçamentos em diversas ruas. Atualmente, a pasta está intervindo em sete endereços, atendendo os bairros Pedrinhas, Campo Alegre, Horto e Frei Damião. Os calçamentos são executados em pedra tosca.

De acordo com o titular da pasta, José Maria Pontes, as ações buscam diminuir o déficit da área urbana juazeirense sem nenhum tipo de cobertura. Em levantamento realizado pela Seinfra, cerca de 40% dessa área se encontra assim.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 17/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos serviços

Em continuidade às atividades de melhoramento e readequação de pontos da rede de drenagem municipal, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro- Seinfra tem realizado ações de limpeza e desobstrução em pontos localizados na Avenida Nossa Senhora Aparecida e nas proximidades do Mercado do Peixe, além de intervenções de drenagem nas ruas Genário de Oliveira e São Mamede.

Segundo a pasta, também foi instalada uma rampa de acessibilidade na Avenida Paulo Maia, a fim de garantir a adequada trafegabilidade do local para pessoas com mobilidade reduzida.

Ações de alinhamentos de calçada também vêm sendo encaminhadas.

#Infraestrutura 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas canaletas são construídas

Durante esta semana, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra construiu novas canaletas em vários pontos da cidade. De acordo com a pasta, foram nove cruzamentos atendidos e requalificados, melhorando o deslocamento de motoristas e pedestres.

As novas canaletas estão localizadas nos bairros Tiradentes, Frei Damião, Pirajá e Limoeiro. As intervenções são realizadas em pré-moldado de concreto, garantindo boa durabilidade e resistência. Os locais também passam por ações de requalificação asfáltica.

#Infraestrutura 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Setor da construção civil avança em Juazeiro

O setor de construção civil está em processo de intensificação de sua atividade em Juazeiro do Norte. A constatação foi feita por meio de levantamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura- Seinfra. Somente este ano, já foram emitidos 794 alvarás, documento indispensável para o início de qualquer obra.

Esses dados, conforme a Seinfra, se comparados ao ano de 2021, foram alcançados apenas no mês de novembro. À época, a pasta havia emitido um total de 806 alvarás.

A Seinfra também aponta que até o momento foram outorgadas 492 ordens de habite-se, documento que aponta que a construção está em condições adequadas de ocupação.

O titular da pasta, José Maria Pontes, relata que, em 2021, houve uma ação focada no setor de alvarás, a fim de dar celeridade aos procedimentos e destravar solicitações pendentes. Ele destaca que, neste ano, o setor está em pleno funcionamento, e que o crescente número de vistorias evidencia o aquecimento da construção civil em Juazeiro.

#Infraestrutura 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura calça ruas no bairro Frei Damião

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está finalizando o novo calçamento no entorno da areninha do bairro Frei Damião.

De acordo com a pasta, a área atendida equivale a 2.100 m².

A obra é feita em pedra tosca, material comumente aplicado em calçamentos urbanos, pela boa durabilidade, resistência a intempéries e fácil aplicação.

#Infraestrutura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura realiza Operação Tapa-buracos noturno nesta sexta, 5

Em continuidade às atividades de recuperação viária, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra irá realizar nesta sexta-feira, 5, a readequação asfáltica nas ruas João Maciel, Santana Soares e Poeta José Bernardo. As ações serão concretizadas no período noturno, a fim de facilitar a execução e diminuir necessidade de redução de fluxo nas vias no horário de recuperação.

A pasta também está conduzindo ações de limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem ao longo da Rua São Pedro.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Seduc e Seinfra discutem projeto de revitalização do Teatro Marquise Branca

As secretarias de Educação e Infraestrutura de Juazeiro do Norte se reuniram nesta sexta-feira, 5, para discutir e avaliar o projeto de revitalização do prédio Teatro Marquise Branca. O local está fechado desde setembro de 2019. A ideia é que no espaço funcione uma Escola Municipal de Artes.

Foram analisados pontos relacionados à reformulação da arquitetura, preservando a identidade do equipamento, bem como as principais necessidades do prédio, como a garantia total da acessibilidade, iluminação, estrutura geral e sua funcionalidade. Também foram planejadas correções no projeto, baseadas em perspectivas pedagógicas.

O estudo foi realizado após visitas técnicas do setor de Engenharia da Seduc e de Arquitetura da Seinfra, analisando ponto a ponto.

#Infraestrutura 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Munícipio executa novas obras de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novas obras de drenagem na cidade. Atualmente, a pasta está finalizando intervenção na Rua Jim Reay Wilson, no bairro Novo Juazeiro. No local está sendo construída uma rede de manilhas, bocas de lobo e sarjetas. Também estão sendo conduzidas ações de requalificação viária no ambiente.

Já na Rua Odete Matos, no bairro Lagoa Seca, a pasta está construindo uma nova rede de drenagem. Nesta, além de manilhas, está efetivando a construção de cabeceiras e adequação do fluxo das águas.

Também será feito o nivelamento da via para melhorar a mobilidade no trânsito.

#Infraestrutura 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza vários serviços

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro - Seinfra está executando novos calçamentos em vários locais da cidade. Passam por intervenção as ruas Jym Reay Wilson, Francisca Faustino França, Porfírio do Nascimento, Willian Cardoso do Nascimento, além das ruas São Caetano, Manoel José da Silva, e o entorno da areninha do bairro Frei Damião.

De acordo com a pasta, as intervenções devem ser finalizadas ao longo dos próximos dias.

Também está em construção uma nova canaleta no cruzamento das ruas Da Independência e Das Flores. E sendo realizadas, ainda, limpezas e desobstruções ao longo da rede de drenagem da Rua Delmiro Gouveia.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Reuniões temáticas do PDM serão realizadas a partir de 2 de agosto

A equipe de trabalho de revisão e atualização do Plano Diretor Municipal de Juazeiro - PDM vai organizar encontros temáticos durante a primeira semana de agosto. Por meio deles, serão construídas as diretrizes que irão nortear o restante do processo de conformação do documento. Serão quatro encontros, todos virtuais, e direcionados a cada um dos eixos formativos. As reuniões iniciarão sempre às 18h30min.

Os interessados em participar devem realizar inscrição por meio do formulário abaixo:

Cronograma de reuniões:

2/8 - Eixo ambiental

3/8 - Eixo territorial e urbano

4/8- Eixo socioeconômico, histórico e cultural

5/8 - Eixo governança e gestão.

#Infraestrutura 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município readequa mais de 260 passagens de nível

Em trabalho contínuo, a fim de garantir a melhoria das vias públicas municipais, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já readequou 265 passagens de nível. As intervenções alcançam quase todos os bairros da cidade, e estão em processo de ampliação.

Segundo a pasta, as ações consistem na aplicação de pré-moldados de concreto que diminuem as valas existentes em alguns dos cruzamentos. Essas intervenções canalizam o volume de águas para o modo subterrâneo, além do local atendido passar por recuperação asfáltica.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, observa que os pré-moldados foram escolhidos em virtude da sua resistência e durabilidade e afirma que já foram utilizadas cerca de 2.600 peças desse material.

#Infraestrutura 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos calçamentos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo calçamento em seis novos locais da cidade. As equipes estão atuando nas ruas Francisco Faustino França, Porfírio do Nascimento, Willian Cardoso do Nascimento, São Caetano e Manoel José da Silva.

Os serviços devem ser concluídos nos próximos dias.

#Infraestrutura 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra mantém 24 equipes de trabalho nas ruas da cidade

Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intervindo nas ruas da cidade com um total de 24 equipes. Os agentes estão atuando em vários bairros, a fim de assegurar a ampliação dos serviços prestados pela pasta.

De acordo com a Seinfra, estão em execução serviços da Operação Tapa-buracos, além da construção de quatro novas canaletas e o melhoramento das condições da rede de drenagem municipal. Novos calçamentos também estão sendo construídos.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, observa que uma passagem elevada também está em andamento no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua das Flores.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 22/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município inaugura Ponte da Rui Barbosa

A Prefeitura de Juazeiro inaugurou nessa quinta-feira, 21,a Travessia Urbana sobre o Riacho das Timbaúbas, popularmente conhecida como Ponte da Rui Barbosa. A obra, paralisada por dois anos, foi concluída através de investimento direto de cerca de R$1,1 milhão do fundo próprio do município, além de mais R$1,8 milhão utilizado para indenização das moradias afetadas, totalizando um aporte da ordem de R$3 milhões.

A travessia tem cerca de 20 metros de extensão. No processo de construção, também foi realizado a requalificação asfáltica de todo o trecho que circunda a ponte, totalizando 2.958 m² readequados.

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca a alegria em entregar mais um equipamento público. Ele aponta, ainda, que neste caso houve um intenso trabalho técnico para garantir que as desapropriações observassem valores justos.

José Maria Pontes, titular da Secretaria de Infraestrutura, afirma que a obra será fundamental para aumentar a fluidez ao trânsito, favorecendo a mobilidade e desafogando vias centrais.

Vários secretários da gestão e representantes do legislativo estiveram no ato de inauguração. A comunidade foi representada pela moradora Francisca Maria Lima.

Fotos: Thiago Sousa

#Infraestrutura 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza encontro com Arquitetos e Engenheiros

Com o intuito de discutir as defasagens do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte - PDDU, atualmente vigente, bem como a construção do novo Plano Diretor Municipal, a Secretaria de Infraestrutura reuniu-se com engenheiros e arquitetos nessa quarta-feira, 20. O encontro ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest.

As discussões tiveram como norte a percepção do papel dos entes executivos, legislativos, jurídicos, e profissionais, no campo da desburocratização dos processos de ocupação do território juazeirense.

O titular da secretaria, José Maria Pontes, ressalta que contextos voltados à responsabilidade ética também foram debatidos.

#Infraestrutura 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza live de Prestação de Contas

Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra realizou a segunda live de prestação de contas da pasta. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação - Seduc, e contou com a participação do titular da Seinfra, José Maria Pontes.

Durante a apresentação, o secretário fez um balanço das atividades da pasta efetivadas no primeiro semestre deste ano. Ele ressaltou que a equipe trabalha, diuturnamente, para otimizar os processos internos. Detalhou que 8 obras já foram retomadas por meio de convênios, e uma através de fundo próprio municipal.

José Maria também apontou que, somente em 2022, já foram melhorados mais 57 mil m² de pavimento asfáltico, e cerca de 7.700 m² de calçamento. O secretário adiantou, ainda, que em breve devem ser lançados dois importantes programas, o ‘Reforma Juazeiro', que irá atuar na melhoria dos prédios públicos e prevê um investimento superior a R$12 milhões. E o ‘Pavimenta Juazeiro', que agirá no déficit de 40 % da área urbana juazeirense sem nenhum tipo de cobertura.

A live está disponível no canal da Prefeitura no YouTube.

#Infraestrutura 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE Município reinaugura quadra esportiva da Vila Três Marias

A Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura - SEINFRA, reinaugura nesta terça-feira, 19, a partir das 15 horas, a quadra esportiva da Vila Três Marias.

O evento faz parte da programação da Semana do Município. Para celebrar o momento, será realizado um quadrangular comemorativo com moradores da localidade. Além disso, terão apresentações de quadrilhas e artistas locais.

A obra teve um valor de mais de R$225 mil, e foi iniciada em 31 de janeiro deste ano.

Foram executados a recuperação de um dos pilares da coberta, que estava danificado e o reforço dos outros, a substituição das descidas pluviais e do alambrado da quadra.

Além disso, foram realizadas a reconstrução do piso das arquibancadas, a recuperação dos revestimentos de argamassa deteriorado e a pavimentação do pátio no entorno da quadra, com a instalação de rampas de acessibilidade e piso tátil. Também foram feitas a construção de muros atrás das traves e a pintura do piso da quadra, das arquibancadas e de toda estrutura metálica.

Serviço

Reinauguração da quadra esportiva da Vila Três Marias.

Data: 19 de julho de 2022.

Horário: 15h

Local: Rua Cícero Ferreira de Araújo, S/N - Bairro Vila Três Marias.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município inaugura Ponte da Rui Barbosa no dia 21

Entre as ações programadas para a Semana do Município de Juazeiro está a inauguração da travessia urbana sobre o riacho das Timbaúbas, popularmente conhecida como Ponte da Rui Barbosa. A solenidade acontecerá na próxima quinta-feira, 21, às 16 horas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, as obras já ultrapassam os 95% de execução e, atualmente, são feitos ajustes finais para a entrega.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, observa que após a liberação do local para o trânsito, será iniciado o processo de urbanização do entorno da ponte, com intuito de consolidar espaços de lazer e convivência.

A inauguração contará com a presença do Prefeito Glêdson Bezerra, e do vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

#Infraestrutura 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza Roda de Conversa com engenheiros e arquitetos

Como parte da programação da Semana do Município 2022, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte irá promover uma roda de conversa com engenheiros e arquitetos da cidade. O encontro vai discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU e também o processo de construção do novo Plano Diretor Municipal - PDM. O momento acontecerá na próxima segunda-feira, 20, a partir das 14h, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest.

De acordo com José Maria Pontes, titular da Seinfra, o objetivo é dialogar, também, sobre os papéis do Executivo e do Legislativo municipal na construção destes documentos, bem como a atuação do profissional. José Maria, que é arquiteto, ponderou que aspectos voltados à responsabilidade ética, jurídica e moral também serão observados.

#Infraestrutura 12/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas ações noturnas de Tapa-buracos são executadas

Na noite desta terça-feira, 12, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra irá executar ações de recuperação asfáltica nas ruas Padre Cícero, Mocinha Sobreira Dias e São Paulo. Além disso, durante o dia foram atendidos pontos da Rua Rui Barbosa, cruzamento da Avenida José Bezerra com Rua Campos Elísios, e da Rua Madre Maria Vilac.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 11/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza Tapa-buracos no bairro Franciscanos

Durante esta semana, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra irá realizar um série de intervenções no bairro Franciscanos, buscando sanar problemas nas ruas da localidade. De acordo com a pasta, a Operação Tapa-buracos será intensificada no local, atendendo um total de 14 trechos diferentes.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, detalha que serão atendidas partes da Avenida Ayrton Senna e das ruas Santa Inês, São Geraldo, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Lourdes, Epitácio Pessoa e São Mamede. Também receberão os serviços as ruas Carolina Sobreira, Rui Barbosa, Monsenhor Lima, Dom Pedro II, São Bento, Santa Isabel e do Limoeiro.

As intervenções já estão em andamento, e foram iniciadas pela Avenida Ayrton Senna.

#Infraestrutura 08/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza seleção para Assistente de Engenharia e Supervisor de Obras

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, visando suprir as necessidades do programa ‘Pavimenta Juazeiro', irá contratar, em regime temporário, seis profissionais para o cargo de Assistente de Engenharia, e um para o posto de Supervisor de Obras de Infraestrutura. Os cargos exigem dedicação de 40 horas semanais.

As remunerações são de R$2.000 para o posto de Assistente de Engenharia, e R$5.000 para o de Supervisor de Obras. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, estar em gozo dos direitos políticos, quites com a Justiça Eleitoral, ter aptidão física e mental para a função, além dos requisitos técnicos necessários.

As inscrições se iniciam na próxima segunda, 11, e devem ser realizadas, presencialmente, na sede da Seinfra, na Avenida Ailton Gomes, 2429, 2° andar, ou através de formulário eletrônico.

Os candidatos que optarem pela opção presencial devem entregar envelope lacrado identificado com nome, CPF e cargo pretendido. O envelope deve constar ficha de inscrição disponível em edital, cópia do diploma do ensino médio, registro no conselho profissional, cópia do RG, CPF ou CNH, além do comprovante de quitação eleitoral, cópia do título de eleitor, certidão negativa de antecedentes criminais, e currículo preenchido e assinado, de acordo com modelo disponível no edital do processo seletivo.

Cronograma de Seleção:

7/7 -Publicação do Edital

11/7 à 25/7 - Inscrições presenciais na Seinfra

28/07 - Relação de inscrições deferidas

1/8 à 3/8 - Recursos

5/8 - Divulgação dos resultados preliminares com data de entrevista e resultado dos recursos

8/8 à 10/08 - Entrevistas

12/08 - Resultado preliminar da análise das entrevistas e do currículo

15/08 à 17/08 - Recursos

22/08 - Resultado Final

#Infraestrutura 07/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos calçamentos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novas obras de calçamento na rua São Caetano, no bairro Pedrinhas. Também realiza obra no entorno da Areninha do bairro Frei Damião, além da finalização dos novos calçamentos da Vila Areia Grossa e Vila Três Marias.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Operação Tapa-buracos é executada no período noturno

Dando continuidade à Operação Tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando ações no período noturno. A ação visa atender, primordialmente, os endereços de maior fluxo, facilitando a execução do serviço.

Nesta quarta-feira, 6, a pasta atuará na Avenida Castelo Branco, além das ruas São Pedro, Padre Cícero e do Brejo. Uma caneleta também será construída no cruzamento das ruas Ezequiel Almeida e José Henrique Brasileiro.

#Infraestrutura 05/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra faz novas desobstruções na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue intervindo na rede de drenagem municipal. Nesta terça-feira, 5, a pasta está realizando desobstruções em pontos localizados nas ruas José Andrade de Lavor, São José e na Avenida Paraná.

As ações visam potencializar a capacidade de escoamento desses locais, devolvendo-os à sua capacidade de origem.

#Infraestrutura 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está instalando novas canaletas no cruzamento das ruas Ezequiel Almeida e Ivany Feitosa, e também no entroncamento das ruas Santa Tereza e Santa Luzia.

As intervenções são feitas em pré-moldados de concreto, que permitem uma melhor manutenção. As águas do local são canalizadas para o modo subterrâneo, e o local também passa por recuperações asfálticas.

A pasta ainda está executando novo calçamento em pontos da Vila Três Marias e da Vila Areia Grossa.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 29/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra desobstrui pontos da rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intervindo na limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem municipal. Nesta quarta-feira, 29, a pasta interveio em locais da rede de escoamento das ruas Rui Barbosa, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo.

Já a Operação Tapa-buracos está sendo conduzida nas ruas Santa Clara, Farias Brito, São Pedro, além do entorno da rodoviária.

#Infraestrutura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Inscrições para seminário temático do PDM seguem até dia 30

Será realizado na próxima quinta-feira, 30, a partir das 9h, um seminário temático do processo de revisão e atualização do Plano Diretor de Juazeiro. O objetivo da ação é discutir as diretrizes basilares que irão compor a futura legislação para os contextos sociais, ambientais, socioeconômicos e territoriais da cidade.

As inscrições para participação podem ser feitas de modo on-line, através do link abaixo. Também será possível se inscrever no dia do evento.

O seminário acontecerá no Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO, na Rua São Francisco, 1224.

#Infraestrutura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas ações noturnas

Nesta segunda-feira, 27, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra dá continuidade às intervenções da Operação Tapa-buracos durante o período noturno. As atividades serão conduzidas na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, além das ruas Dom Bosco, Pedro Zeferino dos Santos, Santa Isabel e Delmiro Gouveia.

A Seinfra detalha que as ações noturnas são uma opção para espaços mais movimentados, facilitando a execução e melhorando a condição de tráfego. Reparos já estão sendo realizados nas avenidas Castelo Branco e Virgílio Távora.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, aponta que a secretaria também está atuando na limpeza e desobstrução de diversos pontos da rede de drenagem municipal.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 22/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas obras de calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue ampliando obras de calçamento. A pasta está atuando no cruzamento das ruas Francisco Jason e Vereador José Gonçalves, além da Rua Caetano do Salgadinho. De acordo com a pasta, as intervenções serão finalizadas nos próximos dias.

Os novos calçamentos são concretizados por meio de pedra tosca, material comumente utilizado neste tipo de intervenção, pela durabilidade e resistência às intempéries.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, aponta que nesta quarta-feira, 22, a pasta também está agindo com equipes da Operação Tapa-buracos, desobstrução de valas e valetões, além de drenagem, em diversos pontos da cidade.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 175 mil m² de pavimento asfáltico

A Operação Tapa-buracos segue com ações diárias em Juazeiro. Nesta terça-feira, 21, ações estão sendo conduzidas nas avenidas Paraná e Castelo Branco.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, até o momento, a operação já recuperou uma área equivalente a 177.913 m². As ações alcançaram todos os bairros da cidade.

O titular da secretaria, José Maria Pontes, observa que, somente nos meses de abril e maio deste ano, a pasta conseguiu intervir em mais de 25.000 m² de pavimento asfáltico. Ele conta, ainda, que estas ações visam mitigar o ambiente urbano carente de manutenção, além dos cerca de 40% do espaço juazeirense que não conta com nenhum tipo de cobertura.

fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seminário temático do PDM acontece no próximo dia 30

O trabalho de revisão do Plano Diretor Municipal de Juazeiro - PDM segue suas etapas e, no próximo dia 30, a partir das 9h, será realizado um seminário temático. Na oportunidade, serão discutidas as diretrizes basilares que irão compor a futura legislação para os contextos sociais, ambientais, socioeconômicos e territoriais da cidade.

O seminário será realizado no Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO, na Rua São Francisco, 1224. Quem desejar participar deve realizar inscrição no link abaixo:

#Infraestrutura 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa serviços em vários pontos da cidade

Nesta terça-feira, 14, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo duas novas canaletas. Uma na Rua Engenheiro João Batista e outra na Rua Valdomiro Marçal do Carmo. De acordo com a pasta, as intervenções visam dar maior fluidez ao trânsito, facilitando o deslocamento de pedestres e motoristas.

As canaletas são construídas em pré-moldado de concreto, o que garante durabilidade e facilidade de manutenção. Os locais atendidos também têm as águas canalizadas para o modo subterrâneo. Além disso, a área afetada conta com a instalação de novo pavimento asfáltico.

A Seinfra está, ainda, executando novo calçamento na Rua Caetano Salgadinho, e também no cruzamento das ruas Francisco Jason e Vereador José Gonçalves, além da recomposição do calçamento no entroncamento das ruas Monsenhor Francisco de Sá Barreto e Horto.

#Infraestrutura 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra desobstrui novos pontos da rede de drenagem

Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está desobstruindo e limpando pontos da rede de drenagem municipal nas ruas Pedro Cruz Sampaio, São Benedito, e na Avenida Ailton Gomes.

De acordo com a pasta, essa intervenção permite que a rede seja devolvida ao seu máximo potencial de escoamento.

Além disso, a pasta também está efetivando a Operação Tapa-buracos nas proximidades do Parque de eventos Padre Cícero.

#Infraestrutura 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa obras no bairro Salgadinho

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as intervenções de melhoramento da rede de drenagem da cidade. A pasta conduziu obras de interligação da rede localizada na Rua do Brejo, no bairro Salgadinho. Além disso, foram executados poços de visita, essenciais para garantir a manutenção futura.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, relata que, também foram construídas novas aberturas para bueiro, facilitando o escoamento das águas. Segundo ele, essas intervenções conseguiram sanar problemas históricos de alagamento e que eram observados no endereço em destaque.

Como parte final do processo, a Seinfra recuperou o pavimento asfáltico do local, atingindo uma área de 450 m2.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza audiência pública com Cagece

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra vai realizar audiência pública junto à Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece nesta sexta-feira, 10, a partir das 9h. O encontro acontecerá no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, na rua Tabelião João Machado, 195.

Segundo a pasta, o objetivo do encontro é debater recursos hídricos, infraestrutura urbana e a prestação de serviços da concessionária. A audiência será transmitida no canal da Prefeitura no YouTube.

#Infraestrutura 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa Operação Tapa-buracos em horário noturno

Nesta sexta-feira, 3, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra atuará com equipes de correção asfáltica no período noturno, considerado mais prático para algumas intervenções. Serão realizadas recuperações nas ruas São Francisco, Conceição, Santa Luzia, Boa vista, Seminário e São Luiz.

A pasta ressalta que as melhorias e requalificações são realizadas diariamente e já alcançaram todos os bairros da cidade.

foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município identifica demandas de Tapa-buracos da Cagece

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra iniciou, nesta semana, a identificação pública das demandas de Tapa-buracos ocasionadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece. A concessionária tem um elevado volume de geração de problemas dessa ordem, porém, uma baixa resposta corretiva.

De acordo com a pasta, o objetivo da ação é permitir a visualização de que parte significativa das demandas de correção das vias recai sobre a Cagece, e não somente sobre a municipalidade.

A Seinfra frisa que o trabalho de marcação seguirá pelos próximos dias.

#Infraestrutura 01/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra mantém oito equipes na Operação Tapa-buracos

Nesta quarta-feira, 1°, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intensificando a Operação Tapa-buracos. Durante o dia, são oito equipes trabalhando nas ruas Paizinho Sabiá, Monsenhor Azarias Sobreira, Abel Sobreira e Danilo Landim Leite.

As intervenções noturnas também seguem acontecendo, e serão realizadas em pontos da Avenida Dr. Floro Bartolomeu, além das ruas do Cruzeiro e São Francisco.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza audiência pública sobre PDM

Nessa segunda, 30, o município de Juazeiro do Norte, em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, realizou a primeira audiência pública do Plano Diretor Municipal. O evento faz parte do processo de atualização do documento, que visa corrigir uma defasagem de cerca de 20 anos.

Durante a audiência foi apresentado o diagnóstico situacional da cidade, colhido na primeira etapa do procedimento, durante as discussões e reuniões junto aos moradores dos diversos bairros e distritos juazeirenses. O diagnóstico está integralmente disponível no site do PDM, acessível a partir da página da Prefeitura www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

No espaço de discussão, os técnicos da UFCA apresentaram os principais problemas elencados pela população, além de demonstrar contextos que representam uma potência positiva para a municipalidade.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube, e segue disponível. A atualização do PDM é acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura - Seinfra.

#Infraestrutura 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas obras de drenagem

Em continuidade às atividades de melhoramento da estrutura de escoamento das águas em Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra está intervindo com obras de drenagem em vários pontos da cidade. Atualmente existem ações no Sítio Cachoerinha, Rua do Brejo e na Rua Arnóbio Bacelar Caneca.

No Sítio Cachoerinha estão sendo colocadas manilhas em concreto e sendo realizada a construção de um muro de contenção em concreto ciclópico, a fim de garantir maior segurança aos moradores da localidade.

Na rua do Brejo, além de manilhas, estão sendo efetivadas atividades nas bocas de bolo, com intuito de integrar as águas do local a uma rede de drenagem já existente. Intervenção semelhante é praticada na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, com acréscimo de instrumentos de dissipação de água.

#Infraestrutura 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza primeira reunião do Conselho do PDM

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra reuniu os membros do Conselho do Plano de Desenvolvimento Municipal da cidade, nessa quinta-feira, 26. Foi o primeiro encontro do grupo de discussão. Na reunião, realizada no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, foi apresentado o regimento interno do Conselho.

Em seguida, foram expostos, aos conselheiros, os documentos que serão apresentados na audiência pública do PDM que está agendada para a próxima segunda-feira, 30. O objetivo é que os membros do conselho consigam analisá-los antes da apreciação em audiência.

Nessa linha, também foi definida a representação do órgão para a referida audiência, que ficará por conta de Thiago Neves, integrante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - COGERH.

O Conselho do PDM é composto por representantes da gestão municipal, órgãos externos, sociedade civil e acadêmica.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, e de vários secretários da gestão.

#Infraestrutura 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra desobstrui rede de drenagem

Nesta sexta-feira, 27, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está agindo na limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem localizados na Rua Abel Sobreira, no bairro Pirajá, e na Avenida Guanabara.

A Operação Tapa-buracos também segue em execução, primordialmente no período noturno.

#Infraestrutura 26/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo três novas canaletas. Os equipamentos visam facilitar o tráfego de pedestres e motoristas, dando maior fluidez ao trânsito. Os endereços atendidos, neste momento, são o cruzamento da Rua Rui Barbosa com Rua Da Paz, o entroncamento da Avenida Guanabara com a Avenida Ailton Gomes, além da junção da Rua José de Alencar com a Avenida Salgueiro.

As intervenções são feitas em pré-moldados de concreto, material resistente e de fácil manutenção. Nos espaços atendidos, as águas também são canalizadas para o modo subterrâneo, e é realizada a recuperação asfáltica.

Nesta quinta-feira, 26, a pasta também está dando continuidade aos trabalhos de readequação asfáltica em período noturno. Serão quatro trechos atendidos.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza audiência pública para discutir andamento do PDM

Na próxima segunda-feira, 30, o município de Juazeiro do Norte, em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, vai realizar a primeira audiência pública para atualização do Plano de Desenvolvimento Municipal - PDM. A reunião acontecerá a partir das 15h, no auditório principal do Centro Universitário Paraíso do Ceará - FAP.

Com o tema "O município de Juazeiro do Norte que temos", o objetivo é apresentar e discutir o resultado das leituras técnicas e comunitárias realizadas na primeira etapa do PDM. Assim, será possível perceber, objetivamente, o diagnóstico situacional feito pela equipe técnica da UFCA. O encontro será transmitido no canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte, no YouTube.

Todos que desejarem participar presencialmente devem realizar inscrição prévia, em link disponível no final desta matéria. Os que não conseguirem realizar a inscrição podem fazê-la pouco antes do evento, desde que a capacidade do auditório seja respeitada.

#Infraestrutura 24/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia ações de trabalho noturno

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intensificando as intervenções de recuperação asfáltica durante o período noturno. Segundo a pasta, nesse horário as ações podem ser concretizadas com mais agilidade, já que o fluxo das vias é reduzido.

Nesta terça-feira, 24, a Seinfra estará com equipes nas ruas Santa Isabel, São Bento, Todos os Santos, Da Glória e São José.

Além disso, outros serviços seguem em execução, como a colocação de piso intertravado na rua Madre Nely Sobreira. E, também, a desobstrução de pontos da rede de drenagem localizados na Avenida Antônio Pereira e na Rua São Benedito.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novos serviços

Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novas ações de recuperação asfáltica. As intervenções estão sendo realizadas nas proximidades do Parque de Eventos Padre Cícero. As ruas São Salvador, Da Luz e Santa Tereza também passarão por intervenções.

Calçamentos novos também estão sendo construídos na Rua Francisco Sobreira e em diversos pontos do bairro Cidade Universitária. Já a Avenida José Bezerra continua recebendo serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem.

foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 25 mil m² em pavimento asfáltico

Em continuidade às atividades de renovação asfáltica, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já realizou a renovação do pavimento asfáltico de uma área equivalente a 25.673 m². As ações ocorreram em todos os bairros da cidade e devem prosseguir sempre que houver necessidade.

A Seinfra informa, ainda, que, somente em abril último, foi efetivada a recuperação de um espaço de cerca de 11.800 m². Por sua vez, desde o início deste ano, já são 145 trechos de vias atendidos e readequados. As principais avenidas de Juazeiro, por exemplo, já passaram por recuperações que ultrapassam os mil m².

O titular da pasta, José Maria Pontes, aponta que, em breve, novos recursos serão empenhados na melhoria da qualidade das vias urbanas. Ele assegura que o objetivo é superar o percentual de 40% da área juazeirense sem nenhum tipo de cobertura, atualmente.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos calçamentos

Nesta terça-feira, 19, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novo calçamento na rua Francisco Dias Sobreira, no bairro Tiradentes, além de pontos do bairro Cidade Universitária.

Apenas em 2022, a Seinfra já efetivou novo calçamento em quase 5 mil m² de vias.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novos locais são atendidos pela Operação Tapa-buracos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está atendendo novos endereços com a Operação Tapa-buracos. Atualmente a pasta está com equipes de trabalho no cruzamento da rua Cícera Alencar Ribeiro com avenida Ailton Gomes, na junção das ruas Campos Elísio e Epitácio Pessoa, além das avenidas Maria Edinir Bezerra Mendonça e Universitária.

#Infraestrutura 16/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA 17 equipes da Seinfra executam atividades

Nesta segunda-feira,16, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 17 equipes de trabalho em campo. Estão em construção quatro novas canaletas, que facilitam o tráfego de pedestres e motoristas. Além disso, intervenções na rede de drenagem também estão em execução.

Em continuidade à Operação Tapa-buracos, agentes da pasta também atuam em diversos pontos da cidade. A Seinfra detalha, ainda, que ações de calçamento em pedra tosca seguem em execução, do mesmo modo que a construção do muro de contenção da Rua Manoel José da Silva, no bairro Horto.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, frisa que além dos serviços já listados, também estão sendo realizadas a remoção de lombadas irregulares e a continuidade da construção da ponte da Rua Rui Barbosa.

foto: júnior silva

#Infraestrutura 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura executa mais de 4 mil m² de calçamento

Em continuidade aos trabalhos de melhoramento da estrutura urbana, a Prefeitura de Juazeiro do Norte já calçou uma área equivalente a 4.717 m², apenas em 2022.

A Secretaria de Infraestrutura- Seinfra detalha que, neste ano, já interviu em 21 ruas, atendendo diversos bairros. Na Rua Coronel José Gonçalves, por exemplo, o espaço recuperado corresponde a 622 m²; já na Rua Dão Almeida, a área com novo calçamento é de 428 m², ambas ficam no bairro Lagoa Seca. Na Rua Francisco Medeiros da Silva, no bairro Tiradentes, a obra atingiu uma área de 966 m². O trabalho terá continuidade, beneficiando outras áreas da cidade de Juazeiro.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município esclarece sobre a desapropriação referente à ponte da Rua Rui Barbosa

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vem a público esclarecer sobre o processo de desapropriação referente à ponte da Rua Rui Barbosa. O Município realizou a ação e fez o pagamento do valor de R$1,7milhão em uma conta judicial, há mais de 4 meses.

O processo foi conduzido de acordo com a legislação vigente. O montante é referente à soma dos valores de cada imóvel.

Vale ressaltar que o pagamento da quantia foi realizado, antes da saída dos moradores de cada residência. Entretanto, por questões judiciais, os proprietários ainda não realizaram o levantamento do dinheiro.

A Procuradoria Geral do Município, a pedido do prefeito Glêdson Bezerra, está em contato com o Poder Judiciário, com o intuito de otimizar o recebimento das indenizações pelos proprietários de cada imóvel.

#Infraestrutura 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura constrói novas canaletas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando três novas canaletas. As ações estão sendo realizadas no cruzamento da Rua Duque de Caxias com Rua São Paulo, no entroncamento da Rua do Seminário com Rua do Limoeiro, e na junção das ruas Santa Rosa com Clóvis Beviláqua.

Os equipamentos têm como função facilitar o tráfego de motoristas e pedestres, além de canalizar o escoamento das águas locais para o modo subterrâneo. As intervenções são feitas em pré-moldado de concreto e os locais atendidos também passam por recuperação asfáltica.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura realiza limpezas e desobstrução da rede de drenagem

Em continuidade às atividades de otimização da rede municipal de drenagem, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando limpezas e desobstruções ao longo da Avenida Ailton Gomes, além das ruas São Benedito, João Marcelino e Virgínia de Mendonça.

Também seguem em execução obras de drenagem na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, na Avenida Padre Cícero e no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Raimundo Homem.

#Infraestrutura 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novas limpezas na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com intervenções na rede de drenagem da cidade. Equipes da pasta estão realizando limpezas e desobstrução de pontos ao longo da Avenida José Bezerra e da Avenida Padre Cícero, nas proximidades das redes de atacarejo, e também no largo da Igreja Menino Jesus de Praga.

A operação Tapa-buracos também segue nas avenidas Carlos Cruz e Ailton Gomes.

#Infraestrutura 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra coloca 18 equipes de trabalho em campo

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro - Seinfra está com 18 equipes em campo. Estão em execução atividades da operação Tapa-buracos, que está sendo realizada em algumas das principais avenidas da cidade, como as avenidas Ailton Gomes, Padre Cícero e Carlos Cruz.

Além disso, a Seinfra também está executando novos calçamentos e construindo três novas canaletas. Ações de drenagem também estão em continuidade nas ruas Arnóbio Bacelar Caneca e São Miguel.

#Infraestrutura 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos calçamentos

Com uma área de aproximadamente 2 mil m² já calçados este ano, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra dá continuidade aos serviços. A Pasta está executando novos calçamentos nas ruas Ezequiel Almeida e Francisco da Silva Moreira, ambas no bairro Tiradentes. As intervenções serão concluídas nos próximos dias.

Além disso, estão sendo construídas duas novas canaletas, uma no cruzamento da Avenida Plácido Aderaldo Castelo com a Rua Possidônio Bem, e outra na junção da Avenida Castelo Branco com Rua Joaquim da Rocha.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, também destaca que as limpezas e desobstrução da rede de drenagem continuam e, atualmente, estão ocorrendo no entroncamento da Avenida Ayrton Senna com Rua do Limoeiro, e na Avenida José Bezerra.

#Infraestrutura 03/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Operação Tapa-buracos é executada em avenidas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as atividades da Operação Tapa-buracos. Nesta terça-feira, 3, a pasta está atuando nas avenidas Carlos Cruz, Manoel Coelho de Alencar, Castelo Branco e Humberto Bezerra.

José Maria Pontes, titular da pasta, detalha que desde que a operação teve início já foram recuperados mais de 145 mil m² de asfalto.

Agentes da pasta também estão dando continuidade às intervenções de drenagem realizadas nas ruas Arnóbio Bacelar Caneca e São Miguel.

#Infraestrutura 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Com 14 equipes em campo, Seinfra executa vários serviços

Em continuidade às ações diárias, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 14 equipes em campo nesta quinta-feira, 28. A pasta está intervindo com Operação Tapa-buracos em locais como a Avenida Carlos Cruz e a Rua São Benedito. Além disso, a pasta está encaminhando atividades de recomposição de calçamento em diversos pontos da cidade, entre eles a Rua Francisca da Silva Moreira.

Também são feitas intervenções de limpeza e desobstrução da rede de drenagem nas proximidades do Mercado do Peixe e na Rua Otília Figueiredo.

A Seinfra ainda está com equipes de trabalho na Ponte da Rui Barbosa. A expectativa é que a construção seja concluída em breve.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novas ações de drenagem

Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está dando continuidade às intervenções de drenagem na Rua Arnóbio Bacelar e na Rua São Miguel. O objetivo é qualificar os locais para o período chuvoso, evitando que situações de alagamento, por exemplo, sejam observadas.

De acordo com a pasta, as obras devem ser finalizadas em cerca de vinte dias.

Limpezas e desobstruções da rede de drenagem também estão ocorrendo na Rua Marechal Rondon, no bairro Tiradentes.

#Infraestrutura 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra dá continuidade à Operação Tapa-buracos

A Operação Tapa-buracos continua sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra. Nesta terça-feira, 26, a pasta está atuando na Avenida Carlos Cruz e no cruzamento da Rua do Limoeiro com a Rua Nossa Senhora do Carmo. Equipes também seguem trabalhando na estrada de acesso à Vila Carité.

A Secretaria ainda realiza limpezas e desobstruções da rede de drenagem na Rua Abel Sobreira.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 25/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos calçamentos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recompondo o calçamento nas ruas Ezequiel Almeida, Francisco Leandro de Souza e Jym Wilson.

De acordo com a pasta, as ações são efetivadas com pedra tosca, material comumente aplicado nesse tipo de intervenção, especialmente pela durabilidade.

Nesta segunda-feira, 25, a pasta também está dando continuidade à Operação Tapa-buracos na Avenida Carlos Cruz e na estrada de acesso à Vila Carité. Além disso, novas intervenções de limpeza e desobstrução da rede de drenagem estão sendo conduzidas na Avenida José Bezerra.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos serviços

Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) está com 17 equipes de trabalho em campo, ampliando o volume de intervenções realizadas. A pasta está dando continuidade à Operação Tapa-buracos em diversos endereços, entre eles as ruas da Glória, Francisco Medeiros e Avenida Castelo Branco.

Também estão em andamento a limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem no bairro Salesianos. Além disso, a Seinfra está executando novas canaletas e a recomposição de calçamento em diversas ruas da cidade.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera estradas de acesso à zona rural

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte (Seinfra) está executando nesta quarta-feira, 20, a recuperação das estradas de acesso à Zona Rural da cidade. Entre os locais com equipes em trabalho destacam-se as estradas das Vilas Célia Callou, São Gonçalo e Carité.

#Infraestrutura 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa Operação Tapa-buracos em novos locais

Nesta segunda-feira, 18, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com equipes da Operação Tapa-buracos na Avenida Castelo Branco, nas ruas Padre Cícero Coutinho, Manoel Pires e no cruzamento da Rua Miguelina Araújo com a Avenida Virgílio Távora.

A pasta detalha que somente em 2022 já recuperou uma área de quase 14 mil m².

Ainda estão sendo executados serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem no bairro Frei Damião, além de recomposição de calçamento nas ruas Sargento José Marcolino Brasileiro e Francisco Medeiros. Um novo piso intertravado também está sendo instalado nas proximidades da praça Padre Cícero.

Foto: Junior Silva

#Infraestrutura 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra está com mais de 20 equipes em campo

Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 21 equipes de trabalho em campo. De acordo com a pasta, as equipes estão efetuando atividades de limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem, além de dar continuidade à Operação Tapa-buracos.

A Seinfra também está atuando na execução de novas canaletas, recomposição de calçamentos e ações de correção de sarjetas e meio-fio.

Entre os serviços executados está, também, o seguimento da construção de um muro de contenção no bairro Horto, na rua Manoel José da Silva.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera quase 14 mil m² de pavimento asfáltico em 2022

Somente em 2022, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já efetuou a recuperação asfáltica de uma área que corresponde a 13.893 m². As atividades de correção, em fevereiro, permitiram a renovação de 6.033 m² de pavimento. Já em março, a área readequada foi de 7.860 m².

Mais de 50 pontos foram atendidos, em diversos locais da cidade. Ruas como a Arnóbio Bacelar Caneca e Da Luz receberam serviços de recuperação que ultrapassam os 600 m².

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro é o 2° do país a disponibilizar dados em plataforma de infraestrutura espacial do IBGE

Juazeiro do Norte tornou-se a segunda cidade do país a adicionar dados na plataforma Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE. A plataforma é ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, e está em operação desde 2008. O objetivo do espaço é catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais, produzidos e mantidos por instituições brasileiras.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra serão realizadas a adição dos dados de modo gradual. O intuito é que, dentro de alguns meses, o máximo de informações espaciais da cidade estejam disponíveis na plataforma.

Sávio Fontenelle, engenheiro de produção da Seinfra, indicou que os primeiros dados colocados dizem respeito aos mapas de limite municipal. Ele explica que qualquer cidadão pode baixar os arquivos acessando o site da plataforma.

#Infraestrutura 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa quase mil m2 de calçamento urbano em março

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra executou 981 m2 de calçamento urbano apenas no mês de março. As intervenções visam melhorar a qualidade das vias públicas, facilitando deslocamentos de pedestres e motoristas, e são realizadas em pedra tosca, material comumente aplicado neste tipo de atividade.

Entre os locais que receberam calçamento destacam-se a Rua Dão Almeida, no bairro Jardim Gonzaga, que recebeu 428 m2 de calçamento e a Rua José Arnaldo Bezerra Filho, no bairro Horto, que recebeu 258 m2.

#Infraestrutura 07/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói muro de contenção no bairro Horto

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo um muro de contenção na Rua do Horto. O trabalho foi iniciado nessa quarta-feira, 6, e a projeção é que até o próximo dia 12 a obra esteja finalizada.

O muro está sendo executado em concreto ciclópico, tradicionalmente aplicado nessas edificações. A Seinfra detalha, ainda, que a construção visa melhorar a convivência com desníveis identificados no solo, garantindo maior segurança aos moradores da localidade, especialmente durante o período de chuvas.

#Infraestrutura 07/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Nova rotatória deve ser implantada na Rua São Pedro em Juazeiro

Uma nova rotatória será implantada no cruzamento da Rua São Pedro com Avenida Rui Barbosa, em Juazeiro do Norte. Os trabalhos, iniciados nesta quinta-feira, 7, estão sendo desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Trânsito e a Secretaria de Infraestrutura. A iniciativa faz parte de uma série de ações que a gestão está fazendo para melhorar a fluidez e a educação no trânsito.

O equipamento contará com canteiro central e jardinagem, piso intertravado, passagem elevada para pedestres e sinalização vertical e horizontal. A iniciativa é resultado de avaliação no número de acidentes registados no local, que tem fluxo intenso, sendo classificado como zona de conflito pelo Demutran.

Além do melhoramento visual, a rotatória promove interação entre pedestres e motoristas, estabelece fluidez no trânsito e evita acidentes. O município estuda a intervenção em diversos cruzamentos da cidade. Após a implantação da rotatória na Avenida Ailton Gomes com Ednir Mendonça, o registro de acidentes no local foi zerado.

#Infraestrutura 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza mais 150 correções de vias

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra atingiu a marca de 151 vias com correções realizadas. Essas atividades visam melhorar o deslocamento de pedestres e motoristas, e ocorre de modo primordial em cruzamentos de grande fluxo.

De acordo com a Seinfra, as correções são feitas em pré-moldados de concreto, que permitem a diminuição do espaço que havia para que as águas pudessem fazer seu curso. A maior parte do fluxo também é canalizada para o modo subterrâneo.

Os locais atendidos por essas atividades também recebem intervenções de recuperação asfáltica.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, detalha que as correções já alcançaram diversas das principais avenidas e ruas da cidade, e que as intervenções continuarão sendo efetivadas pela pasta, por tempo indeterminado.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa diversos serviços

Nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo novo calçamento na Rua Sargento Marcolino Brasileiro, no bairro Lagoa Seca, e na Rua Francisco Medeiros, no bairro Campo Alegre.

Além disso, a pasta está realizando drenagem e terraplanagem na Rua Manoel Pires e dá continuidade à drenagem nas proximidades do Memorial Padre Cícero, no centro da cidade.

Limpezas e desobstrução da rede de escoamento também estão sendo conduzidas na Rua Joana Batista Holanda, no bairro Salgadinho.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra está com 15 equipes de trabalho em campo

Nesta terça-feira, 5, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está com 15 equipes de trabalho

nas ruas da cidade. Passam por recuperação asfáltica, as ruas São Pedro, Tenente Raimundo Rocha, cruzamento das Avenidas Ailton Gomes e Plácido Aderaldo Castelo, além da junção da Avenida Ailton Gomes com Rua Coronel José Gonçalves Santana.

A pasta também está fazendo a limpeza e desobstrução de pontos da rede de drenagem localizados ao longo da Rua São Paulo, no Centro.

De acordo com o titular da Seinfra, José Maria Pontes, quatro novas canaletas também estão sendo executadas para facilitar o tráfego de pedestres e motoristas. As canaletas são construídas em pré-moldados de concreto e têm as águas canalizadas para o modo subterrâneo.

Além disso, a pasta está reconstruindo o muro do cemitério do Socorro, executando obra de contenção no bairro Horto, e conduzindo atividades de recomposição de calçamento.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia ações de limpeza da rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as intervenções de limpeza e desobstrução da rede de drenagem municipal. Nesta segunda-feira, 4, a pasta está conduzindo ações nas avenidas Ailton Gomes, Sebastião Mariano e Plácido Aderaldo Castelo. Alguns pontos próximos ao Memorial Padre Cícero também passam por drenagem.

A Operação Tapa-buracos está sendo realizada na Avenida Castelo Branco e nas ruas Vereador José Gonçalves de Almeida, José Moura Lins, Nossa Senhora do Carmo e São Paulo.

#Infraestrutura 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas ruas recebem calçamento

Em continuidade às ações de recuperação do calçamento urbano, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recuperando o calçamento das ruas Francisco Medeiros, no bairro Campo Alegre, e Manoel Germano, no bairro Jardim Gonzaga.

Duas novas canaletas também estão em construção, uma na rua Francisco Martins, e outra no cruzamento das ruas Madre Nely Sobreira com Padre Cícero Coutinho. Esses locais têm o escoamento das águas canalizado para o modo subterrâneo, facilitando o deslocamento de pedestres e motoristas. O espaço também passa por ações de recomposição asfáltica.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 31/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas ações

Em continuidade à Operação tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando ações na Avenida Castelo Branco e na Rua Pio X, no bairro Salesianos. A pasta também está conduzindo o aterramento de um buraco localizado na Rua São Cândido.

A Seinfra está realizando, ainda, a recomposição de calçamento em pedra tosca da Rua José Gonçalves Santana.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza desobstrução de pontos da rede de drenagem

Agentes da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra estão ampliando as ações de limpeza e desobstrução da rede de drenagem da cidade. As intervenções estão ocorrendo nas proximidades do Mercado do Peixe, no bairro João Cabral, além das avenidas Plácido Aderaldo Castelo e Ailton Gomes.

A Seinfra também está com ações de drenagem nas proximidades do Memorial Padre Cícero, no bairro Centro.

#Infraestrutura 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro - Seinfra está construindo novas canaletas em dois pontos da Rua Manoel Piraca de Souza. O primeiro fica no cruzamento com a Rua Coelho Alencar, e a outra na junção com a Rua Fausto Pessoa dos Santos. A atividade visa adequar a passagem das águas nesses locais, canalizando-as para o modo subterrâneo por meio de pré-moldados de concreto, melhorando o tráfego de motoristas e pedestres.

O entorno das intervenções também passa por um processo de recuperação asfáltica. Este tipo de intervenção já foi realizado em mais de 100 pontos da cidade.

#Infraestrutura 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas ações de infraestrutura urbana

Nesta segunda-feira, 28, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está conduzindo atividades de recomposição de calçamento nas ruas José Arnaldo Bezerra, no bairro Horto, e na Rua São Damião, no bairro Santa Tereza.

A pasta também está desenvolvendo a Operação Tapa-buracos no entorno da Arena Romeirão, que será reinaugurada a partir das 20h. Ações de recuperação asfáltica também estão sendo realizadas na Rua Maria Diva de Carvalho, no bairro Lagoa Seca.

A Seinfra está trabalhando, ainda, no aterramento da cacimba que cedeu na Rua Pinto Madeira, no bairro Santa Tereza. De acordo com a pasta o aterramento deve ser concluído ainda no dia de hoje.

#Infraestrutura 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura realiza ações de infraestrutura

Nesta quarta-feira, 23, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recompondo o calçamento em diversos locais da cidade. Os locais atualmente em atendimento são as ruas José Arnaldo Bezerra, no bairro Horto, Maria Cornélio de Lira, no bairro Antônio Vieira, Coronel José Gonçalves e Padre Nestor, ambas do bairro Lagoa Seca.

A pasta também está realizando atividades de limpeza e desentupimento da rede de drenagem municipal, nas ruas do Limoeiro e Manoel Piraca de Souza, além da Avenida Castelo Branco.

Também estão sendo efetivadas ações de drenagem na Rua Manoel Pires e nas proximidades da praça do Cinquentenário.

#Infraestrutura 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza recomposição de calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando a recomposição de calçamento em diversos pontos da cidade. Os locais em atendimento são o cruzamento das ruas São Geraldo e Santa Inês, no bairro Franciscanos, além da Rua Sargento José Juvêncio Barbosa, no bairro Tiradentes, e a Rua Maria Cornélio de Lira, no bairro Antônio Vieira.

Também está em construção uma nova sarjeta, equipamento necessário ao adequado escoamento das águas das chuvas, na Rua Nossa Senhora do Carmo. A pasta ainda conduz intervenções de drenagem na Rua José Arnaldo Bezerra, no bairro Horto, e na Rua Manoel Pires, no bairro Lagoa Seca.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia operação Tapa-buracos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intensificando as intervenções da Operação tapa-buracos. Nesta terça-feira, 22, a pasta está coordenando ações nas ruas Nossa Senhora do Carmo, Maria Diva de Carvalho, Pedro Bispo dos Santos, Cecília Meireles, além do entroncamento das ruas Dão Almeida e Genário Oliveira.

Agentes da Seinfra também estão trabalhando na qualificação da rede de drenagem municipal, por meio de desentupimentos e limpezas. A Rua José Marrocos e a Avenida Castelo Branco estão sendo atendidas.

Ainda está sendo construída uma nova canaleta no cruzamento da Avenida Maceió com a Rua Ozana Pereira.

#Infraestrutura 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra divulga resultado preliminar das entrevistas para o cargo de Engenheiro de Produção

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra torna público o resultado preliminar da etapa de entrevistas para a contratação de um Engenheiro de Produção. Os recursos devem ser protocolados amanhã, 22, pessoalmente, na sede da secretaria.

#Infraestrutura 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Após demolições, retomada da obra da Ponte da Rui Barbosa inicia na próxima semana

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está concluindo as demolições necessárias para a retomada da construção da ponte da Rua Rui Barbosa. Segundo a pasta, o processo deve ser finalizado nesta sexta-feira, 18. Na próxima semana, a execução da obra entra em outra etapa.

De acordo com a Seinfra, a demolição abrange 24 imóveis, e vem sendo realizada há cerca de uma semana.

Para a retomada da obra, o município investiu mais de R$ 1,7 milhão nas desapropriações. Para a finalização da construção, devem ser investidos aproximadamente R$2 milhões.

#Infraestrutura 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novas intervenções na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando limpezas e desobstruções na rede de drenagem municipal. As correções estão acontecendo em pontos próximos aos atacados, na Avenida Padre Cícero, além da Avenida Plácido Aderaldo Castelo e do cruzamento da Rua São Paulo com a Rua Leão XIII.

A Operação Tapa-buracos também continua sendo executada na Avenida Prefeito Carlos Cruz e na junção das ruas Leão XIII e José Moura.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intensifica Operação Tapa-buracos

Nesta quarta-feira, 16, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as intervenções da Operação Tapa-buracos. As avenidas Prefeito Carlos Cruz, Virgílio Távora e Castelo Branco estão passando por melhorarias.

A pasta também está conduzindo atividades de limpeza e desentupimento de pontos da rede de drenagem da rua Fiscal José Soares, no bairro Salesianos. Já no entroncamento da Avenida Ailton Gomes com Rua Manoel Pires, a Seinfra está executando intervenção de drenagem.

#Infraestrutura 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra divulga cronograma de entrevista para vaga de Engenheiro de Produção

Em continuidade ao processo seletivo para contratação de um Engenheiro de Produção para atuar no âmbito da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, será realizada nesta quinta-feira, 16, a etapa de entrevistas.

O momento acontece na sede da pasta, na Avenida Ailton Gomes, n° 2431, segundo andar.

Confira a seguir o cronograma de entrevistas:

- Anderson Arraes de Carvalho - 9h30

- Cícera Ligiane Oliveira Soares - 9h50

- Eurides Feitosa Silva - 10h10

- Francismar de Menezes Alves - 10h30

- Hugo Vinícius Pereira dos Santos - 10h50

- Ivana Sampaio Leite - 11h50

- José Kelvin de Lima Macêdo - 11h30

- Kleiton Higor Lima dos Santos - 14h

- Luana Monteiro Rodrigues - 14h20

- Priscila Maria Ferreira de Oliveira - 14h40

- Sávio de Brito Fontenele - 15h

- Sebastião Erailson de Sousa Santos - 15h20

- Thálasso Bezerra Bispo - 15h40.

#Infraestrutura 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Juazeiro reinaugura Praça Adones Callou

A Praça Adones Callou, no bairro João Cabral, popularmente conhecida como Praça do CC, foi reinaugurada nesse sábado, 12, pela Prefeitura de Juazeiro.

O espaço recebeu um investimento de cerca de R$ 600 mil, e conta com uma área construída de aproximadamente 2.500 m2. O local dispõe de mesas de jogos, quadra coberta, murais de grafite, oratório, piso podotátil e rampas de acessibilidade.

O secretário de infraestrutura, José Maria Pontes, ressalta que o projeto foi debatido junto à comunidade, para que o equipamento tivesse a funcionalidade adequada ao cotidiano local.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou que os investimentos realizados na reforma já são reflexo do trabalho de equilíbrio fiscal. Ele acrescentou, também, que durante este ano espera realizar outras importantes inaugurações como a Ponte da Rui Barbosa, já com orçamento disponível. Glêdson afirmou que o objetivo é entregar mais de 10 obras que se encontravam em atraso.

A partir de agora a manutenção da praça ficará à cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp. O titular da pasta, Diogo Machado, disse que a Semasp estará sempre presente no local.

O evento contou com apresentação de Bacamartes, Maneiro-Pau e da Banda de Música Padre Cícero.

Fotos: Josimar segundo

#Infraestrutura 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

Nesta segunda-feira, 14, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando duas novas canaletas, uma no cruzamento das ruas Francisco Martins e Maria Lourdes Soares, e outra no entroncamento da Avenida Ailton Gomes com a Rua Joaquim de Sousa. Esses locais terão as águas canalizadas para o modo subterrâneo a partir da colocação de pré-moldados de concreto. Os espaços também estão recebendo ações de recuperação asfáltica.

A pasta está, ainda, com Operação Tapa-buracos na Rua Francisca Paula Bezerra, no bairro Limoeiro. Qualificações da rede de drenagem também estão acontecendo na junção da Rua Manoel Pires com Avenida Ailton Gomes.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa operação Tapa-buracos em novos locais

Nesta sexta-feira, 11, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte- Seinfra está executando a Operação Tapa-buracos nas avenidas Ailton Gomes e Humberto Bezerra. Recebem, ainda, os serviços de recapeamento, a Rua Luiz Gonzaga, no bairro Tiradentes, e o cruzamento das ruas Otávio Aires e Coronel Fausto Guimarães, no bairro Pirajá.

A pasta também está conduzindo intervenções de drenagem no entroncamento da Rua Manoel Pires com Avenida Ailton Gomes, e instalando um novo tubo de escoamento de águas na junção da Avenida Nossa Senhora Aparecida com Rua Odílio Figueiredo.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intensifica qualificação da rede de drenagem municipal

Nesta quarta-feira, 9, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as atividades de limpeza e desentupimento de pontos da rede de drenagem municipal. As ruas São Jorge e São Francisco, no bairro São Miguel, e a Rua Pedro Cruz Sampaio, no bairro Juvêncio Santana, estão recebendo essas intervenções.

Além disso, a pasta está realizando a drenagem do cruzamento das ruas Manoel Pires e Avenida Ailton Gomes, próximo à sede do Legislativo juazeirense.

A Seinfra também está com Operação Tapa-buracos em pontos da Avenida Ailton Gomes, nas proximidades da Escola Izabel da Luz.

#Infraestrutura 08/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra entrega EPIs para servidores

Servidores do setor de Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra receberam, nesta terça-feira, 8, kit de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, com coletes e chapéus para identificação e proteção solar, quando estiverem em campo.

Anteriormente, a pasta já havia entregue máscaras de proteção N95, capas de chuva e protetor solar, além de luvas e botas para engenheiros e demais profissionais que atuam em campo. Os EPIs são fundamentais para garantir o bem-estar dos servidores.

O titular da pasta, José Maria Pontes, aponta que ações simples ainda precisam ser comemoradas, pois o passado guarda defasagens e desatenções históricas. Ele afirma, também, que a pasta busca recursos para qualificar ainda mais o espaço físico da secretaria e outras melhorias para os servidores.

#Infraestrutura 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeito assina ordem de serviço para retomar construção da Ponte da Rui Barbosa

O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, assinou a ordem de serviço que garante a continuidade da construção da ponte da rua Rui Barbosa, nesta segunda-feira, 7.

A obra, paralisada desde a gestão passada, funcionará como uma importante ligação entre os bairros Romeirão e Limoeiro, além de facilitar deslocamentos ao centro da cidade. A construtora responsável será a Coral Engenharia.

Glêdson destacou que as desapropriações necessárias seguiram valores justos e adequados ao mercado, permitindo que aqueles que precisarão deixar o local tenham capacidade de comprar moradia digna em outra localidade. Para as ações de desapropriação, em processo de finalização, o município está investindo mais de R$ 1,5 milhão.

A construção estava interrompida devido à impossibilidade de novos repasses federais, pois, segundo averiguado pela gestão atual, os valores anteriormente encaminhados deveriam ter financiado a concretização da obra, o que não aconteceu. Por isso, a retomada do projeto se dá, exclusivamente, por meio de recursos próprios.

A Secretaria de Infraestrutura- Seinfra indicou que as primeiras operações do reinício da obra devem ser realizadas ainda esta semana, com intervenções na via e avaliações técnicas.

#Infraestrutura 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas ações da Operação Tapa-buracos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando ações da Operação Tapa-buracos nas ruas João Dias de Oliveira e Antônio Damasceno dos Santos, ambas no bairro Aeroporto. Pontos da Avenida Castelo Branco também estão passando por correções asfálticas.

A pasta também está conduzindo limpezas e desentupimentos na rede de drenagem municipal em locais da Avenida Ailton Gomes, e na rua João Cecé, no bairro Pirajá.

#Infraestrutura 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro compõe Conselho do Plano Diretor Municipal

O município de Juazeiro do Norte formou o conselho que vai acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Diretor Municipal, nessa quinta-feira, 3. O titular da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, ordenadora de despesas do plano, José Maria Pontes, conduziu o encontro e afirmou que o conselho será composto por representantes de 13 secretarias e 13 órgãos ou entidades de classe, além da sociedade civil.

O prefeito Glêdson Bezerra participou da reunião, de modo virtual, e destacou a relevância do documento. Ele lembrou que o desafio é enorme e que é preciso encontrar formas de crescer com responsabilidade social, econômica e ambiental.

Segundo o que foi definido no encontro, as reuniões do conselho serão mensais. Os nomes dos representantes de cada instituição serão decididos e publicados em decreto no Diário Oficial do Município.

Durante o evento, representantes da Universidade Federal do Cariri - UFCA, instituição desenvolvedora do plano, apresentaram a dinâmica de construção do documento.

Fotos: Camila Brito

#Infraestrutura 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra informa novo horário de funcionamento

A partir da próxima segunda-feira, 8, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra adotará um novo horário para atendimento. A pasta funcionará das 8h às 12 horas, e das 13h30 às 17h30. Os setores com atendimento ao público, entretanto, funcionarão de modo ininterrupto.

A adequação do horário visa potencializar as ações administrativas da Seinfra e qualificar a experiência interativa dos servidores e a população.

#Infraestrutura 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra corrige problemas de alagamento na rua Duca Bringel

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra corrigiu problemas antigos na rua Duca Bringel, no bairro Cidade Universitária. No local, foi removido o acúmulo de lama e refeito o pavimento asfáltico, que normalmente sofre com alagamentos durante o período chuvoso.

#Infraestrutura 02/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Inscrições de processo seletivo para Engenheiro de Produção da Seinfra se encerram nesta sexta-feira, 4

As inscrições para o processo seletivo para contratação de um engenheiro de produção para a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra se encerram nesta sexta-feira, 4. Os candidatos devem realizar a inscrição presencialmente, na Avenida Ailton Gomes, nº 2431 - Pirajá, 2° andar.

A documentação deve ser entregue em envelope lacrado e com identificação.

Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, estar quites com a justiça eleitoral e em gozo de seus direitos políticos, além de ter disponibilidade para cumprimento de carga horária de 40 horas semanais. Segundo o edital, a remuneração para o cargo é de R$ 6 mil.

Os candidatos devem entregar ficha de inscrição preenchida, cópia frente e verso de documento de identificação com foto, CPF, título de eleitor, comprovação de votação ou de quitação eleitoral referente à última eleição. Ainda é exigida a certidão negativa de antecedentes criminais, cópia frente e verso de todos os documentos comprobatórios para o cargo e currículo do candidato padronizado, preenchido e assinado. O modelo de ficha de inscrição e currículo estão disponíveis no Diário Oficial do Município do dia 31 de janeiro, a partir da página 153.

Cronograma da seleção:

Inscrições: até 4 de março

Inscrições deferidas: 8 de março

Protocolização de recursos: 9 de março (presencialmente, na sede da Seinfra)

Divulgação do resultado dos recursos e datas das entrevistas: 15 de março

Realização das entrevistas: 17 de março

Resultado preliminar: 21 de março

Protocolização de recursos: 22 de março (presencialmente, na sede da Seinfra)

Resultado final: 28 de março.

#Infraestrutura 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia correção de cruzamentos nas vias públicas

Nesta sexta-feira, 25, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as ações corretivas nos cruzamentos de vias da cidade. A atividade corrige desníveis e acontece na Rua Duca Bringel, na junção da Rua das Flores com Rua Beata Maria de Araújo, além do cruzamento das ruas Valderi Furtado e José Bezerra, e no entroncamento das ruas Francisco Domingos da Silva e Capitão Domingos.

Os locais recebem pré-moldados de concreto, têm a vazão das águas corrigidas para o modo subterrâneo, e passam por um processo de recuperação asfáltica. Intervenções dessa ordem já atingiram mais de 70 cruzamentos.

A pasta também está intervindo com Operação Tapa-buracos na Avenida Virgílio Távora, próximo ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.

#Infraestrutura 24/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra dá continuidade à Operação Tapa-buracos

Nesta quinta-feira, 24, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está dando continuidade às intervenções da Operação Tapa-buracos. A Avenida Antônio Sales e a Rua João Dias Oliveira estão passando por recuperação asfáltica.

A pasta também está realizando limpezas e desentupimentos na rede de drenagem do bairro Palmeirinha.

#Infraestrutura 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA PDM realiza reuniões setoriais

O grupo de trabalho para atualização do Plano de Desenvolvimento Municipal de Juazeiro - PDM realiza às 18 horas desta quarta-feira, 23, diálogo com representantes da sociedade civil. Amanhã, 24, as discussões serão com representantes da construção civil, já na sexta-feira, 25, com membros do setor produtivo juazeirense. Os encontros têm ocorrido em formato virtual.

O grupo vem realizando reuniões setoriais, desde essa terça-feira, 22. A ação integra a segunda etapa de confecção do documento, e é direcionada à discussão com representantes de categorias e entidades específicas. Já ocorreram encontros com representantes dos órgãos de controle e com a Câmara Municipal.

A Seinfra, ordenadora de despesas do plano, lembra que a população pode contribuir para o PDM através do site: juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php

#Infraestrutura 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói nova lombada elevada

Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo uma lombada elevada no cruzamento da Rua Menino Jesus de Praga com a Avenida Antônio Sales. A ação é resultado de estudo feito em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, que identificou a necessidade de adequação dos equipamentos, bem como a instalação de outros.

O objetivo é ampliar a segurança no trânsito da cidade, facilitando a interação entre pedestres e motoristas.

#Infraestrutura 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa quatro novas canaletas

A Prefeitura de Juazeiro dá seguimento à adequação das vias da cidade. Por meio da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra está executando a construção de quatro novas canaletas de pré-moldado de concreto. As intervenções estão ocorrendo na Rua Arnóbio Bacelar Caneca, no Bairro Lagoa Seca; no cruzamento da Rua Madre Nely Sobreira com Rua Unias Filgueiras, além do entroncamento das ruas Manoel Piraca com Abraão Costa Filho, e na junção da Avenida Castelo Branco com Rua José Francisco do Nascimento.

A colocação de pré-moldados de concreto canaliza a vazão das águas para o modo subterrâneo. A correção adequa o local e permite que o tráfego se realize de modo mais fluido. O espaço também passa por recuperação asfáltica.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura divulga links para oficina de leitura virtual do PDM

O grupo de trabalho constituído para atualização do Plano de Desenvolvimento Municipal de Juazeiro do Norte -PDM realiza, nesta sexta-feira, 18, a partir das 18 horas, uma oficina virtual de leitura. O espaço é reservado para discussão de problemas e especificidades que afligem cada localidade da cidade.

Serão duas salas, reservadas a diferentes grupos de bairros.

Sala 1: Logradouro; Salgadinho; Horto; Três Marias; Romeiro Aureliano; Beanôra Goldim; Santo Antônio; Santa Tereza; Salesianos; Socorro; Centro; São Miguel; Juvêncio Santana; Carité; Fátima; Pirajá; Franciscanos; Pio XII; Timbaúbas; Limoeiro; Antônio Vieira; Cajuína São Geraldo; Romeirão; João Cabral e Triângulo.

Sala 2: José Geraldo da Cruz, Tiradentes; Campo Alegre; Betolândia; Novo Juazeiro; Leandro Bezerra de Menezes; Aeroporto; Maria Geli; Monsenhor Murilo; Pedrinhas, Prefeito Mauro Sampaio; São José: Vila Real; Frei Damião; Jardim Gonzaga; Lagoa Seca; Planalto; Cidade Universitária; Zona Rural.

#Infraestrutura 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novos serviços

Nesta sexta-feira, 18, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novas ações de limpeza na rede de drenagem municipal. Equipes da pasta estão intervindo nas proximidades do Mercado do Peixe, no bairro João Cabral. Também estão executando serviços na Rua Sargento José Marcolino Brasileiro, no Bairro Jardim Gonzaga.

Além disso, a pasta está atuando com Operação Tapa-buracos na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz e segue com a construção do muro de contenção da Rua Manoel José da Silva, no Bairro Horto.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município renova o pavimento asfáltico de mais de 10 mil m2 da Avenida Ailton Gomes

Durante esta sexta-feira, 18, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte está realizando intervenção asfáltica na Avenida Ailton Gomes.

O trecho atendido se inicia no cruzamento com a Avenida Castelo Branco e se estende até a altura da Escola Izabel da Luz.

De acordo com a pasta, com a ação, a renovação asfáltica alcança uma área equivalente a 10.370 m2.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, aponta que o trabalho deve ser finalizado nesta segunda-feira, 21, destacando a importância da obra, por tratar-se de uma via com elevado fluxo.

#Infraestrutura 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Última oficina de leitura presencial do PDM acontece neste sábado, 19

As oficinas de leitura do Plano de Desenvolvimento Municipal de Juazeiro do Norte - PDM serão finalizadas neste sábado, 19. A última oficina será presencial e acontecerá na Escola José Araújo, Vila São Gonçalo, 152, a partir das 9 horas.

O evento será direcionado à Zona Rural, abrangendo os seguintes locais: Vila São Gonçalo, Vila Ana Célia Callou, Sítio Sabiá, Sítio Carás do Umari, Sítio Gavião, Sítio Gaviaozinho, Sítio Amaro Coelho e Sítio Espinho.

Os técnicos que atuam na confecção do PDM indicam que essas atividades integram a segunda etapa do projeto, e que ela é fundamental, pois permite que a população expresse os problemas e dilemas que atingem cada localidade em específico.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 4 mil m2 de pavimento asfáltico em avenidas

Em continuidade à Operação Tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra tem atuado de forma intensa na recuperação das avenidas da cidade. Desde janeiro, apenas as avenidas receberam 55,6% da recuperação asfáltica, atingindo 4.668 m2 de área.

Segundo a pasta, dez avenidas foram contempladas, com destaque para a Ailton Gomes, com 3.336 m2 de área recapeada, e a Avenida Prefeito Carlos Cruz, que atingiu 452 m2 de recuperação.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Oficina de leitura virtual do PDM de Juazeiro acontece nesta sexta,18

Nesta sexta-feira, 18, às 18 horas, o grupo de trabalho do Plano de Desenvolvimento Municipal de Juazeiro- PDM vai realizar uma edição virtual das oficinas de leitura que integram a segunda etapa de confecção do documento. As inscrições estão sendo realizadas via Google Forms, pelo link abaixo.

As oficinas de leitura são momentos conjuntos para que a população possa expressar os problemas que afligem de modo específico cada localidade.

O Plano de Desenvolvimento Municipal está sendo revisado por meio de uma parceria firmada entre o Município e a Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 8 mil m2 de pavimento asfáltico em janeiro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra recuperou mais de 8.400 m2 de pavimento asfáltico, apenas no primeiro mês do ano. A operação Tapa-buracos alcançou cerca de 40 localidades.

Entre os endereços atendidos, destaca-se a Avenida Ailton Gomes, que recebeu uma recuperação de 3.336 m2. Outras localidades com grande área requalificada foram as ruas Francisco Brandão de Araújo, que alcançou 796 m2 de novo pavimento, e Pedro Vitorino da Silva, com 405 m2 requalificados, ambas no bairro Aeroporto.

#Infraestrutura 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza mais uma oficina de leitura do Plano Diretor

O município de Juazeiro do Norte realiza, neste sábado,12, a partir das 9 horas, a sexta oficina de leitura para construção do Plano de Desenvolvimento Municipal - PDM.

A ação irá ocorrer no bairro Frei Damião, no CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão.

O objetivo desses eventos é ouvir a população local quanto às necessidades e especificidades de cada localidade. Todos os bairros estão sendo contemplados. A oficina deste sábado é direcionada aos bairros Frei Damião, São José, Vila Real, Lagoa Seca, Jardim Gonzaga, Planalto e Cidade Universitária.

A Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, ordenadora de despesas do plano, lembra que contribuições também podem ser feitas pelo site: juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php

A atualização do PDM é realizada por meio de uma parceria entre a gestão municipal e a Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Foto: Junior Silva

#Infraestrutura 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas ações

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando, nesta sexta-feira, 11, uma nova canaleta no cruzamento da Avenida Ailton Gomes com a Rua Timbó, no bairro Planalto. O local recebe, ainda, intervenções da Operação Tapa-buracos.

A pasta também está realizando a limpeza e desentupimento de pontos da rede de drenagem na Rua Antônio Sales, no bairro Novo Juazeiro.

#Infraestrutura 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município de Juazeiro promove levantamento sobre ocupação do solo

A taxa de ocupação de Juazeiro do Norte está em 19,75% e se dá, principalmente, nas direções sul e sudoeste. As informações são da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, a partir de dados da plataforma

MAPBIOMAS, até o ano de 2020.

De acordo com o levantamento, a ocupação se dá, primordialmente, nas direções sul e sudoeste. A concentração se deve ao fato de ocorrer, nestas áreas, o encontro com as demais cidades que integram o Triângulo Crajubar - Crato e Barbalha. Conforme o levantamento, ao norte, a expansão está limitada ao percurso do Rio Salgado.

Para a Seinfra, o desafio atual é consolidar ações de infraestrutura urbana que sejam capazes de garantir uma ocupação adequada dos espaços disponíveis. O Plano de Desenvolvimento Municipal - PDM, que está em fase de discussão junto à comunidade juazeirense, terá papel decisivo.

#Infraestrutura 09/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novas ruas são atendidas pela Operação Tapa-buracos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está dando continuidade à Operação Tapa-buracos. Nesta quarta-feira, 9, a pasta está executando ações na rua José Andrade Lavor, no bairro Romeirão, e na rua da Luz, no bairro São Miguel. Essa operação vem sendo executada de modo contínuo desde fevereiro de 2021.

A pasta também está dando seguimento à construção de um muro de contenção na rua Manoel José da Silva, no bairro Horto. A intervenção é essencial para qualificar o local para o período chuvoso.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 08/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Oficina de leitura do PDM será realizada no bairro Tiradentes

O município de Juazeiro, em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, realiza mais uma oficina de leitura do Plano de Desenvolvimento Municipal - PDM. A quinta oficina acontece nesta quarta-feira, 9, na Escola Carolina Sobreira, na rua José Sabiá s\n, bairro Tiradentes. O evento terá início às 18 horas.

As atividades visam ouvir a população de todos os bairros, a fim de identificar os principais problemas que afligem cada localidade, permitindo que eles sejam abordados no âmbito das diretrizes do PDM. A ação desta quarta abrangerá de modo específico os bairros José Geraldo da Cruz, Tiradentes, Campo Alegre, Betolândia, Novo Juazeiro, bem como o Leandro Bezerra, Aeroporto, Geli de Sá, Monsenhor Murilo, Pedrinhas e Prefeito Mauro Sampaio.

José Maria Pontes, titular da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, ordenadora de despesas do plano, destaca que outras duas oficinas ainda estão planejadas. Ele lembra, também, que a população pode dar sugestões para O PDM por meio do site oficial do projeto, que é o juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php .

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra constrói novas canaletas

Em continuidade à adequação do espaço urbano, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está executando novas canaletas nas vias da cidade, corrigindo pontos da rede de drenagem municipal.

Estão sendo executados serviços no cruzamento das ruas Radialista Coelho Alves e Francisca Moreira, e na junção das avenidas Ailton Gomes e Paraná. Já no entroncamento das avenidas Salgueiro e José Marrocos, a pasta está conduzindo ações de manutenção.

Além dessas, também estão em execução canaletas na rua Beata Maria de Araújo e na Avenida Ailton Gomes. Essas intervenções canalizam a vazão das águas servidas do local para o modo subterrâneo, por meio da colocação de pré-moldados de concreto, mais duráveis e menos suscetíveis a intempéries. A área também passa por uma recuperação asfáltica.

#Infraestrutura 04/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura intensifica intervenções na rede de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando as ações de limpeza da rede de drenagem municipal, a fim de readequar o nível de vazão de cada localidade. Nesta sexta, 4, a pasta está concretizando limpezas ao longo das Avenidas Plácido Aderaldo Castelo e Padre Cícero, e ainda, na Rua São Benedito.

Além disso, agentes da Seinfra estão colocando uma canaleta no cruzamento das avenidas Paraná e Ailton Gomes. Uma outra canaleta, no entroncamento da Avenida Aracaju com a Rua Beata Maria de Araújo, passa por reparos.

#Infraestrutura 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Oficinas de leitura do PDM seguem até 19 de fevereiro

As oficinas de leitura do Plano de Desenvolvimento Municipal de Juazeiro do Norte acontecem até o dia 19 de fevereiro. São sete oficinas, que objetivam instigar a participação popular, apontando problemas e perspectivas para o espaço da cidade. Cada evento observa uma regionalização específica, abrangendo a área total de Juazeiro, assim, todos os bairros serão contemplados.

No próximo sábado, 5, haverá a quarta oficina. Será na Escola Lili Neri - bairro João Cabral, a partir das 9 horas.

O PDM é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, e é acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura.

Confira a data dos próximos encontros de discussão do plano:

Data: 5 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: Escola Lili Neri, Rua Padre Alcântara, 64, bairro João Cabral.

Bairros: Antônio Vieira, Cajuína São Geraldo, Romeirão, João Cabral e Triângulo.

Data: 9 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30.

Local: Escola Carolina Sobreira, Rua José Sabiá s\n, bairro Tiradentes.

Bairros: José Geraldo da Cruz, Tiradentes, Campo Alegre, Betolândia, Novo Juazeiro, Leandro Bezerra, Aeroporto, Geli de Sá, Monsenhor Murilo, Pedrinhas, Prefeito Mauro Sampaio.

Data: 12 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão, Rua Raimundo José da Silva Rodrigues, bairro Frei Damião.

Bairros: São José, Vila Real, Frei Damião, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Planalto e Cidade Universitária.

Data: 19 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: Escola José Araújo, Vila São Gonçalo, 152.

Comunidades: Vila São Gonçalo, Vila Ana Célia Callou, Sítio Sabiá, Sítio Carás do Umari, Sítio Gavião, Sítio Gaviaozinho, Sítio Amaro Coelho e Sítio Espinho.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura realiza novas ações de infraestrutura

Em continuação aos trabalhos de melhoria da rede de drenagem municipal, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando a limpeza de pontos de escoamento nas ruas José Bezerra e Cônego Climério. Além disso, a pasta dá andamento à Operação Tapa-buracos, na Avenida Ailton Gomes e nas ruas da Luz e Francisco Brandão.

A pasta também realiza a construção de um muro de contenção na rua Manoel José da Silva, no bairro Horto.

#Infraestrutura 02/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza limpeza na rede de drenagem

Dando seguimento às intervenções na rede de drenagem municipal, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando limpezas de pontos de escoamento de água, na rua São José, no bairro Salesianos. A ação visa devolver a capacidade de volume de vazão nesses locais.

A Seinfra reforça a orientação para que a população evite descartar lixo na rua, colocando-o apenas nos dias e horários da coleta domiciliar. Esse cuidado evita que, em momentos chuvosos, os resíduos sólidos sejam carregados pelas águas e se acumulem na rede de drenagem.

#Infraestrutura 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município faz novas intervenções urbanas

Em continuidade ao trabalho de adequação dos cruzamentos viários da cidade, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo, nesta terça-feira,1°, duas novas canaletas. Uma no cruzamento das avenidas Paraná e Ailton Gomes, e outra no entroncamento das ruas Carolina Sobreira e Pedro I.

Essas intervenções são feitas por meio de pré-moldados de concreto, mais duráveis e resistentes a intempéries. Além disso, o serviço canaliza as águas servidas locais para o modo subterrâneo, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

#Infraestrutura 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza novas ações da Operação Tapa-buracos

Em continuidade à operação Tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando intervenções nas avenidas Antônio Pereira da Silva e Ailton Gomes, além das ruas Francisco Brandão de Araújo, no bairro Aeroporto, e Luciano Teófilo de Melo, no bairro Triângulo.

Além disso, a pasta está conduzindo uma série de limpezas na rede de drenagem municipal, a fim de melhorar a vazão desses locais.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra amplia ações de recuperação asfáltica

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está intensificando a recuperação asfáltica na cidade. Nesta quinta-feira, 27, a pasta está coordenando ações nas avenidas Carlos Cruz e Ailton Gomes, além das ruas Francisco de Assis Almeida, Professora Ivany Feitosa, Francisco Leandro de Souza e São Pedro.

De acordo com a Seinfra, também estão sendo executadas limpezas da rede de drenagem na Avenida Castelo Branco e nas proximidades do Mercado do Peixe, no bairro João Cabral.

#Infraestrutura 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município deve redirecionar barracas do canteiro central da Avenida Ailton Gomes

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o município de Juazeiro deve redirecionar as barracas que atualmente funcionam ao longo do canteiro central da Avenida Ailton Gomes.

De acordo com a Semasp, a remoção vem sendo debatida junto aos permissionários. Eles serão realocados, em área próxima, no terreno do antigo posto Mauro Malzoni.

O novo espaço já passa por requalificação, garantindo maior comodidade e segurança aos comerciantes e consumidores. O titular da pasta, Diogo Machado, afirma que o ambiente já recebeu iluminação e adequações de contrapiso.

Após a mudança, o canteiro central passará por uma série de melhorias. A avenida também receberá intervenções, coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura.

#Infraestrutura 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Plano de Desenvolvimento do Município entra na segunda etapa

Como parte da segunda etapa do Plano de Desenvolvimento Municipal - PDM, de Juazeiro, será realizada uma série de oficinas de leituras comunitárias, a fim de instigar a população a participar da construção do Plano. A primeira oficina acontece nesta quarta-feira, 26, na Escola Sebastião Teixeira Lima, no Horto.

De acordo com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, parceira do município na revisão do PDM, haverá outras seis oficinas de leitura. Elas irão acontecer nos bairros Salesianos, Pirajá, João Cabral, Tiradentes e Frei Damião, além da Vila São Gonçalo, na Zona Rural.

Segundo a equipe técnica do projeto, esses encontros fazem parte do processo de diagnóstico. Neles, cada cidadão poderá expor sua opinião sobre as questões específicas de cada bairro, permitindo identificar os problemas de modo regionalizado. Todos os bairros serão assistidos pelas oficinas, pois cada evento abrange uma macrorregião específica.

A Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, ordenadora de despesas do plano, indica que existem, ainda, outras formas de participar da elaboração do PDM, como o site: juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php , ou as oficinas virtuais, que serão divulgadas em breve.

Confira a seguir o cronograma das oficinas de leitura presenciais:

Oficina 1:

Data: 26 de janeiro (quarta-feira), às 18h30.

Local: Escola Sebastião Teixeira Lima, Rua dos Pombos, bairro Horto.

Bairros: Logradouro, Salgadinho, Horto, Três Marias, Romeiro Aureliano, Beanora Gondim, Distrito Pe. Cícero

Oficina 2:

Data: 29 de janeiro (sábado), às 9h.

Local: Colégio Salesianos São João Bosco, Rua Padre Cícero, 1492, bairro Salesianos.

Bairros: Santo Antônio, Santa Teresa, Salesianos, Socorro, Centro, São Miguel, Juvêncio Santana, Carité, Fátima.

Oficina 3:

Data: 1º de fevereiro (quarta-feira), às 18h30.

Local: Escola Izabel da Luz, Av. Ailton Gomes s/n, bairro Pirajá.

Bairros: Pirajá, Franciscanos, Pio XII, Timbaúbas e Limoeiro.

Oficina 4:

Data: 5 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: Escola Lili Neri, Rua Padre Alcântara, 64, bairro João Cabral.

Bairros: Antônio Vieira, Cajuína São Geraldo, Romeirão, João Cabral e Triângulo.

Oficina 5:

Data: 9 de fevereiro (quarta-feira), às 18h30.

Local: Escola Carolina Sobreira, Rua José Sabiá s\n, bairro Tiradentes.

Bairros: José Geraldo da Cruz, Tiradentes, Campo Alegre, Betolândia, Novo Juazeiro, Leandro Bezerra, Aeroporto, Geli de Sá, Monsenhor Murilo, Pedrinhas, Prefeito Mauro Sampaio.

Oficina 6:

Data: 12 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: CAIC Dom Antônio Campelo de Aragão, Rua Raimundo José da Silva Rodrigues, bairro Frei Damião.

Bairros: São José, Vila Real, Frei Damião, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Planalto e Cidade Universitária.

Oficina 7

Data: 19 de fevereiro (sábado), às 9h.

Local: Escola José Araújo, Vila São Gonçalo, 152.

Comunidades: Vila São Gonçalo, Vila Ana Célia Callou, Sítio Sabiá, Sítio Carás do Umari, Sítio Gavião, Sítio Gaviaozinho, Sítio Amaro Coelho e Sítio Espinho.

#Infraestrutura 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra dá continuidade à recuperação asfáltica

Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando ações de recuperação asfáltica na Avenida Quitéria Oliveira Lima. Passam por intervenções, também, as ruas Raimunda de Alencar, Professora Ivany Feitosa e Leão XIII.

A pasta realiza, ainda, a colocação de uma nova canaleta no cruzamento da Rua Beata Maria de Araújo com a Avenida Aracaju, no Romeirão, além de realizar desentupimentos da rede de drenagem ao longo da Avenida Castelo Branco.

#Infraestrutura 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra disponibiliza telefone para atendimento à população

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte-Seinfra passa a disponibilizar um número de telefone para atendimento à população. O número 88 3199 0385 ficará disponível nos horários de funcionamento da pasta, das 8h às 12 horas, e das 13h às 17 horas.

O secretário José Maria Pontes destaca que este é mais um meio de aproximação com a população, que poderá levar à Seinfra os problemas infraestruturais do cotidiano, bem como sugestões e elogios. Ele acrescenta, ainda, que o e-mail da pasta será mantido, assim, o contato também pode ser realizado por meio de seinfra@juazeiro.ce.gov.br .

#Infraestrutura 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Reforma da Praça Adones Callou será finalizada em breve

Atendendo a uma demanda antiga da comunidade do bairro João Cabral, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte- Seinfra está reformando um dos espaços de convivência e lazer do local, a Praça Adones Callou, popularmente conhecida como praça do CC.

Segundo Yone Alencar, arquiteta da Seinfra, um dos maiores desafios foi adaptar o projeto aos desníveis da praça, construindo um local acessível a todos. Ela acrescenta, também, que o projeto levou em consideração as solicitações da comunidade local, que pediu mesas de jogos, academia popular e uma estátua de Nossa Senhora das Dores, remetendo a um oratório.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, afirma que as obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas em breve. Ele lembra, ainda, que a reforma é integralmente custeada com recursos do município, com investimento de aproximadamente R$370 mil.

#Infraestrutura 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Operação Tapa-buracos é realizada em diversos pontos da cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está dando continuidade às intervenções da Operação Tapa-buracos. Nesta sexta-feira, 21, estão ocorrendo ações nas avenidas Virgílio Távora, Prefeito Carlos Cruz e Ailton Gomes, além das ruas São Benedito e Professora Ivany Feitosa.

Segundo a pasta, desde que a operação foi iniciada, mais de 130 mil m2 de pavimento asfáltico já foram recuperados.

Entre as atividades realizadas nesta sexta-feira, 21, também está a limpeza de pontos da rede de drenagem nas ruas São Paulo e São Pedro. E, ainda, a execução de duas canaletas, uma na rua Valdemizio Brito, no bairro Triângulo, e outra no cruzamento da rua Beata Maria de Araújo com a Avenida Aracaju, no Romeirão.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Quase 37% das vias de Juazeiro têm problemas na identificação, diz Seinfra

Em levantamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra foi identificado que o município possui, atualmente, 2.401 vias públicas. Desse total, 888 apresentam problemas na nomenclatura. Umas têm nomes inconsistentes; outras não têm nomes. Ainda segundo a Seinfra, a problemática envolve 36,98% de todas as vias de Juazeiro do Norte.

De acordo com a Seinfra, 12,5% das vias não têm nome ou lei reconhecida, representando 303 ruas. Outros 590 locais dispõem de nome, entretanto, não existe lei que o reconheça, equivalendo a 24,6% dos endereços juazeirenses.

Sávio Fontenelle, engenheiro de produção da Seinfra, relata que o trabalho de identificação seguirá, pois há a necessidade de verificar se existe alguma lei antiga, que não foi encontrada até o momento. Ele também explica que a não identificação correta das ruas acarreta uma série de problemas para os moradores destes locais, gerando dificuldades de correspondência, por exemplo.

Foto: Paulo Junior

#Infraestrutura 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa novas canaletas em concreto

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está ampliando o número de cruzamentos readequados e com canaletas de concreto. Até o momento, cerca de 70 locais já receberam intervenções dessa ordem. Nesta quarta-feira, 19, a pasta está realizando atividades nos cruzamentos das ruas Clóvis Beviláqua com Rua Das Dores, além do cruzamento da Rua das Flores com a Avenida Salgueiro.

Os locais atendidos tem as águas servidas canalizadas para o modo subterrâneo, feito a partir da colocação de pré-moldados de concreto, mais duráveis e com menor necessidade de manutenção. O trecho também tem o pavimento asfáltico recuperado.

#Infraestrutura 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza correção em pontos da rede de drenagem municipal

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte- Seinfra está conduzindo adequações na rede de drenagem da cidade. Nesta terça-feira, 18, a pasta está realizando limpeza de canaleta no cruzamento das ruas Monsenhor Esmeraldo e Nossa Senhora do Carmo. Além disso, a Seinfra está corrigindo a rede de drenagem no cruzamento das avenidas Ailton Gomes e Carlos Cruz, e executando uma nova canaleta na junção da Rua das Flores com Avenida Salgueiro.

De acordo com o titular da pasta, José Maria Pontes, essas intervenções evitam problemas como acúmulo de água e lama no período de chuvas. Ele lembra que mais de 5.100 pontos da drenagem já foram melhorados na gestão atual.

Nesta terça-feira, 18, a pasta também está com atividades da Operação Tapa-buracos na Avenida Ailton Gomes e na Rua Francisco Brandão de Araújo, no bairro Aeroporto.

#Infraestrutura 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra dá continuidade à Operação Tapa-buracos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte- Seinfra está dando continuidade às atividades da Operação Tapa-buracos, com intervenções nas avenidas Ailton Gomes e Antônio Pereira, nesta segunda-feira, 17.

Além disso, a pasta está realizando limpezas e desentupimentos da rede de drenagem ao longo da rua Delmiro Gouveia, e ainda, a recomposição de calçamento no cruzamento das ruas Valdemizio Brito com Professora Valdemiro Ribeiro Lima.

José Maria Pontes, titular da pasta, lembra que o município já executou mais de 130 mil m2 de pavimento asfáltico e que a recuperação é essencial nesta época de chuvas.

#Infraestrutura 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza intervenções na rede de drenagem da cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte- Seinfra continua com atividades de qualificação da rede de drenagem municipal.

Nesta quinta-feira, 13, a pasta está realizando limpezas em pontos da rua São Paulo, na altura do bairro Salesianos, além de desentupimentos estratégicos na rua José Marrocos, também no Salesianos.

#Infraestrutura 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Plano Diretor Municipal ganha site

O Plano Diretor Municipal- PDM de Juazeiro do Norte conta, a partir de agora, com um site exclusivo. No novo espaço, a população pode consultar, com a agilidade necessária, as etapas que levam à composição final do documento, além de ter acesso a todos os integrantes que agem na atualização do Plano Municipal.

A população pode encontrar o site acessando juazeirodonorte.ce.gov.br/pdm.php, ou por meio da página principal do site www.juazeirodonorte.ce.gov.br. O link para o site do PDM está colocado na aba de destaques da página.

A Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, ordenadora de despesas do Plano Diretor, considera que a disponibilização de um site é essencial para garantir a transparência das ações do projeto, bem como potencializar as possibilidades de interação e participação da sociedade civil.

#Infraestrutura 11/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza 70 correções viárias específicas da rede de drenagem

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando intervenções corretivas de cruzamentos e outros pontos viários com passagem da rede de drenagem municipal. Nesta terça-feira, 11, o serviço atingiu a marca de 70 locais readequados, com a correção da rua Leão XIII, no bairro Salesianos. A ação em destaque visa canalizar as águas servidas, ou seja, vindas da rede doméstica, para o modo subterrâneo.

Essa atividade permite que sejam retiradas das vias as grades de proteção que normalmente são colocadas para permitir a trafegabilidade, tapando o caminho das águas oriundas do esgoto domiciliar. A intervenção, que é promovida pela Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, também diminui a necessidade de manutenção, pois serão colocados pré-moldados de concreto mais duráveis.

Segundo Boaz David, secretário executivo da pasta, já receberam ações do mesmo tipo as avenidas Castelo Branco, Virgílio Távora, Ailton Gomes e Radialista Coelho Alves, além de diversas ruas. Ele lembra que a atividade tem caráter contínuo e será ampliada.

#Infraestrutura 11/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza serviços na rede de drenagem municipal

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra realiza, nesta terça-feira,11, o desentupimento de pontos da rede de drenagem municipal que estão localizados ao longo da rua São Benedito.

De acordo com a pasta, o objetivo é melhorar a capacidade de vazão e escoamento desses locais, evitando acúmulos e transtornos que podem ser gerados com chuvas mais intensas.

Também está sendo executada uma nova canaleta na rua Clotilde Norões Mota, no bairro Triângulo.

A recuperação asfáltica também permanece em operação, com intervenções na Avenida Castelo Branco, e na rua Francisco Medeiros da Silva, no bairro Campo Alegre.

#Infraestrutura 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Operação Tapa-buracos atende vários pontos da cidade

Em continuidade aos trabalhos de recuperação da malha viária de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra está ampliando as atividades da Operação Tapa-buracos. Nesta segunda-feira, 10, existem intervenções nas Avenidas Virgílio Távora e Castelo Branco, além das ruas Francisco Medeiros da Silva, no bairro Campo Alegre, Pedro Henrique Souza, no bairro Leandro Bezerra, e Clotilde Norões Mota, no bairro Triângulo.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, aponta que somente em 2021 foi requalificada uma área superior a 130 mil m2. Segundo ele, os trabalhos de tapa-buracos serão intensificados, nos próximos dias.

#Infraestrutura 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Novos cruzamentos são adequados em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando a correção de mais dois cruzamentos de vias da cidade. Os locais que passam pela adequação são os cruzamentos das ruas Leão XIII com Raimunda Bezerra de Melo, no bairro Santo Antônio, e ruas Clotilde Norões Mota com Geralda Feitosa, no bairro Triângulo. A correção é feita com pré-moldados de concreto, seguida da recuperação asfáltica.

A intervenção adequa a vazão das águas oriundas da rede doméstica, além de qualificar a estrutura de tráfego, melhorando o deslocamento de pedestres e motoristas.

Foto: Paulo Junior

#Infraestrutura 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município dá continuidade às melhorias na infraestrutura urbana

A Prefeitura de Juazeiro doNorte, por meio da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra está dando continuidade às melhorias na infraestrutura da cidade. Dentre elas, a correção do cruzamento das ruas Carlos Gomes e Santa Rosa, a partir da colocação de pré-moldados de concreto e posterior recuperação da área asfáltica.

O trabalho adequa a vazão das águas oriundas da rede doméstica, além de qualificar a estrutura de tráfego, melhorando deslocamentos de pedestres e motoristas.

A Seinfra aponta, ainda, que cruzamentos do bairro Triângulo também estão sob intervenção nesta quarta-feira, 5.

Até o momento, já foram corrigidos mais de 50 cruzamentos, conforme o titular da pasta, José Maria Pontes.

Fotos: Paulo Junior

#Infraestrutura 04/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza Operação Tapa-buracos nas principais vias da cidade

Nesta terça-feira, 4, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recuperando pontos das Avenidas Padre Cícero, Prefeito Carlos Cruz e Castelo Branco. A ação visa qualificar as vias para o trânsito tranquilo de motoristas e pedestres, além de prevenir e mitigar danos causados pelas chuvas recentes.

A pasta também está realizando a limpeza de canaletas e caixas coletoras em diversos pontos da cidade, a fim de melhorar a capacidade de drenagem destas localidades. A Seinfra está agindo, ainda, na rua Manoel José da Silva, no bairro Horto, com a colocação de um muro de contenção no local.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 30/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa mais de 93 mil m2 de calçamento urbano

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra executou um total de 93.241 m2 de novo calçamento urbano. A atividade interveio em cerca de 67 vias, melhorando a qualidade de vida dos moradores destas localidades. Segundo a pasta, as ações foram concretizadas com Pedra Tosca, material de baixo custo e alta durabilidade, garantindo a qualidade das obras concluídas em 2021.

José Maria Pontes, titular da Seinfra, relata que as obras de pavimentação em pedra tosca vêm ocorrendo desde março, e que em todos os meses subsequentes os serviços foram acima de 2 mil m2.

A pasta reforça que as ações serão intensificadas ao longo de 2022, buscando meios de garantir que o máximo de vias sejam atendidas.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 29/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município asfalta mais de 130 mil m2 de área urbana

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra finalizou as atividades da Operação Tapa-buracos 2021. Segundo levantamento da pasta, foram 130.121m2 de pavimento asfáltico recuperado, alcançando mais de 350 vias juazeirenses.

De acordo com o titular da pasta, José Maria Pontes, a pasta manteve números constantes de recuperação durante o ano. Ele indica que, apenas no mês de maio, o município alcançou 39.751 m2 de área readequada. Nos meses de junho, julho e agosto os números ficaram acima de 12.000 m2.

José Maria destaca, ainda, que em 2022 as atividades seguirão, inclusive, com alocação de novos recursos, a fim de intensificar as intervenções deste tipo.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 28/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza manutenção em mais de 5 mil pontos da rede de drenagem

Ao longo de 2021, o município de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, realizou uma série de manutenções corretivas em cerca de 5.100 pontos da rede de drenagem das águas das chuvas. A atividade alcançou valas, valetas e valetões.

De acordo com José Maria Pontes, titular da Seinfra, a intervenção visou desobstruir os canais, a fim de ampliar sua capacidade de escoamento, bem como diminuir as chances de alagamentos que poderiam acontecer durante a quadra invernosa.

O secretário ressalta que as limpezas e desobstruções são constantes e pede, ainda, o apoio da população para que os resíduos domésticos sejam colocados na rua somente nos dias de coleta, pois o acúmulo de lixo em momentos inadequados tende a acumular-se na rede de drenagem, limitando a capacidade do equipamento.

#Infraestrutura 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa quase 90 mil m2 de calçamento

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já construiu novo calçamento em 88.923 m2 de área urbana. As atividades atenderam um total de 59 ruas, situadas em seis diferentes bairros.

De acordo com a pasta, as atividades foram realizadas em pedra tosca, material de baixo custo e elevada durabilidade, garantindo a qualidade dos locais readequados.

Apenas no bairro Jardim Gonzaga foi calçada uma área de mais de 40 mil m2, além de mais de 3 mil m2 no bairro Frei Damião, e outros 2.515 m2 no bairro Horto. Também foram atendidas localidades nos bairros São José, Pedrinhas e José Geraldo da Cruz.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro apresenta trabalho do Plano Diretor Municipal

O município de Juazeiro do Norte, em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, realizou o lançamento dos trabalhos de revisão e atualização do Plano Diretor Municipal - PDM. O evento ocorreu na noite dessa quarta-feira, 15, no auditório Beata Maria de Araújo, na sede da UFCA Juazeiro. No evento, foram divulgadas as etapas de construção do plano. A expectativa é que o documento seja finalizado em dezembro de 2022.

O plano será desenvolvido em cinco grandes etapas, considerando eixos discursivos que permeiam aspectos de crescimento sustentável e equilibrado, assim, contemplam desde questões ambientais, até socioeconômicas, históricas e de governança.

O prefeito Glêdson Bezerra disse que sente que a cidade está em excelente mãos ao celebrar parcerias com a UFCA. Ressaltou que o Plano Diretor será resultado de uma construção conjunta e integrada, para que se realize um documento diferente do atual, definido por ele como uma ‘colcha de retalhos'.

O Reitor da UFCA, Ricardo Lange Ness, destacou a parceria como um aspecto da maturidade acadêmica. Disse que trata-se de um marco histórico para a universidade, enaltecendo a coragem dos pesquisadores que encabeçam o trabalho.

Também participaram do encontro, o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, os vereadores Raimundo Júnior, Romão França, Jaqueline Gouveia e o presidente da Casa Legislativa, Willian Bazilio. Participaram, ainda, secretários municipais e representantes da sociedade civil.

Fotos: Carlos Lourenço

#Infraestrutura 15/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa calçamento na rua José Vicente de Lima

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra construiu um novo calçamento na rua José Vicente de Lima, no bairro Jardim Gonzaga. A intervenção atingiu uma área de 4.462 m2. A obra foi realizada com pedra tosca, material de ampla durabilidade.

De acordo com a pasta, novas áreas devem ser recuperadas nos próximos meses, em locais de maior necessidade infraestrutural

#Infraestrutura 14/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza adequação de mais um cruzamento de ruas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está realizando a correção do cruzamento da rua Leão XIII com rua São Cândido, no Salesianos. A pasta aplica pré-moldados de concreto, e fará a recomposição do asfalto, além da adequação da vazão de águas oriundas da rede doméstica. Desta forma, o local passa a contar com melhor estrutura de tráfego, facilitando o deslocamento de pedestres e veículos.

De acordo com a Seinfra, mais de 50 cruzamentos já receberam a intervenção, e outros devem ser atendidos em breve.

Foto: Paulo Junior

#Infraestrutura 13/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 120 mil m² de asfalto

Por meio da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, o município de Juazeiro do Norte já recuperou 124.418 m² de pavimentação asfáltica. A ação faz parte da Operação tapa-buracos, e vem sendo executada desde fevereiro último. Mais de 200 vias foram beneficiadas.

Segundo a Seinfra, esse quantitativo representa uma correção de 13.416 pontos específicos, sanando problemas que estavam espalhados por praticamente todos os bairros da cidade.

Entre os locais beneficiados estão a rua Senhora Santana, no bairro Salesianos, com 740 m2 de área requalificada, e a rua Manoel Tavares Lopes, no bairro Frei Damião, com 1.350 m² readequados.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 09/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município executa mais de 75 mil m² de novo calçamento

Através da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, o Município realizou a execução de 75.262 m² de novo calçamento urbano. As intervenções alcançaram seis bairros. Dentre eles, o Horto, com mais de 2.500 m² de área calçada, e o Frei Damião, com mais 3 mil m².

O bairro Jardim Gonzaga foi o principal beneficiado com as obras de novo calçamento: uma área superior a 35 mil m2² foi atendida.

Outros locais da cidade estão recebendo também melhorias, como ruas dos bairros São José, Pedrinhas e Frei Damião.

De acordo com José Maria Pontes, titular da Seinfra, a pasta busca meios de ampliar esse trabalho, beneficiando um número maior de trechos, no ano de 2022.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra realiza 50 correções de cruzamentos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra já realizou adequações corretivas em cerca de 50 cruzamentos de vias da cidade. Entre os espaços beneficiados estão as avenidas Carlos Cruz, Castelo Branco, Radialista Coelho Alves e Aílton Gomes, além da Rua Professora Ivany Feitosa.

Estes locais costumavam apresentar dificuldades devido à inadequada deposição de águas servidas, gerando acúmulo e atrapalhando a passagem de motoristas e pedestres. A Seinfra aplicou pré-moldados de concreto, recomposição do asfalto e adequou a vazão de águas oriundas da rede doméstica.

De acordo com o secretário Executivo da pasta, Boaz David, outras vias serão beneficiadas, nos próximos meses.

#Infraestrutura 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera pavimentação em vários pontos da cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra continua agindo na recuperação das vias públicas municipais. Segundo a Secretaria, nesta terça-feira, 7, serão requalificados pontos nas ruas Professora Ivany Feitosa e Manoel Germano, no bairro Tiradentes.

A pasta também realiza adequações de pavimentação na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Igreja Batista.

Além do novo asfaltamento, as equipes trabalham na construção de uma passagem elevada no bairro São José.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 02/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura pavimenta Rua Padre Antônio Almeida Agra

Dando continuidade às ações da Operação Tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra realizou a recuperação asfáltica da Rua Antônio Almeida Agra, no bairro Lagoa Seca. De acordo com a pasta, foi recuperada uma área equivalente a 871,26 m2, corrigindo 100 pontos específicos.

Segundo José Maria Pontes, titular da Seinfra, até o momento, foram atendidas mais de 200 vias.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera mais de 4 mil m2 de pavimento asfáltico em novembro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra recuperou uma área equivalente a 4.266 m2 de pavimento asfáltico, apenas no mês de novembro. As atividades de requalificação fazem parte da Operação Tapa-buracos, que vem sendo executada desde fevereiro. Entre os locais atendidos destaca-se as ruas Manoel Tavares Lopes, com 1.350 m2 readequados, e Senhora Santana, com 740 m2 recuperados.

Ao todo, o município já interveio em mais de 200 vias públicas, conseguindo requalificar 124.418 m2 de pavimento asfáltico. Segundo a pasta, o objetivo é intensificar as atividades sempre que houver possibilidade.

#Infraestrutura 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra executa mais de 2 mil m2 de calçamento no bairro Horto

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra executou um total de 2.515 m2 de novo calçamento apenas no bairro Horto. As ações vêm sendo realizadas desde março, e alcançaram cinco ruas da localidade. As intervenções foram realizadas em pedra tosca, material de elevada durabilidade e com considerável custo-benefício. Entre os endereços atendidos estão a rua Manoel José da Silva, com 800 m2 de área calçada, e a rua Padre Maratelli, com 531 m2 de área atendida.

De acordo com a pasta, o objetivo é que outros locais do bairro sejam beneficiados à medida que a disposição orçamentária permitir.

#Infraestrutura 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra restaura pavimento asfáltico de mais três ruas

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através do Programa Sinalize, concluiu a recuperação asfáltica de outras três ruas. Passaram por obras a rua Filomena Mendonça, com 586 m2 de área restaurada, a rua Zeca Esmeraldo, com 4.490 m2, e a rua Silvana Couto, que recebeu 4.783 m2 de novo pavimento.

Todos os endereços ficam no bairro São José, eleito como prioritário para as intervenções do Programa Sinalize. Novos locais serão atendidos nos próximos dias.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Rua Padre Antônio Almeida Agra recebe pavimentação

Dando continuidade aos trabalhos da Operação Tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recuperando o pavimento asfáltico da Rua Antônio Almeida Agra, no bairro Lagoa Seca. O objetivo é que a ação seja concluída ainda nesta terça-feira, 23.

A pasta reafirma que as atividades de requalificação asfáltica são constantes e estão sendo estendidas a diversos outros pontos da cidade. Até o momento, o município já recuperou mais de 200 vias.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra e Demutran iniciam implantação de nova rotatória

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, deu início, na manhã desta segunda-feira, 22, à construção de nova rotatória. A ação está sendo executada no cruzamento das avenidas Maria Ednir e Ailton Gomes.

De acordo com Boaz David, secretário executivo da Seinfra, esta é a primeira rotatória de várias outras que serão implantadas durante o ano de 2022. Ele acrescenta que o objetivo da obra é melhorar a fluidez do trânsito, além de aumentar a segurança dos pedestres.

A expectativa é que a nova rotatória seja concluída em 10 dias.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra refaz calçamento da Rua Otílio Gomes de Souza

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está construindo um novo calçamento em toda a extensão da Rua Otílio Gomes de Souza, no bairro Leandro Bezerra de Menezes. A atividade de correção está sendo realizada em pedra tosca, material comumente utilizado em calçamentos urbanos, devido ao custo benefício e durabilidade da obra.

A intervenção também se estenderá aos cruzamentos ligados à rua, a fim de facilitar o acesso ao bairro e o deslocamento dos moradores da localidade.

Com a conclusão programada para os próximos dias, a Secretaria de Infraestrutura aponta que o espaço se juntará aos mais de 75 mil m2 de calçamento urbano já executados este ano.

Fotos: Júnior Silva

#Infraestrutura 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura amplia pavimentação asfáltica no bairro São José

O município de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, vai ampliar a pavimentação no bairro São José, por meio do Programa Sinalize, coordenado pelo Governo do Estado. De acordo com a Seinfra, a nova etapa do programa irá atender uma área de 15.098 m2, no bairro.

Segundo o titular da pasta, José Maria Pontes, essa ação é fundamental, pois o bairro conta com problemas estruturais históricos, que precisam de atenção, especialmente em prévia ao período chuvoso. A obra será comandada pela construtora Coral e deve ser concluída nas próximas semanas, atendendo 10 ruas.

Veja as ruas que serão atendidas no bairro São José:

RUA COLETOR JOSÉ VITORINO DA SILVA - 679 m2

RUA ANTÔNIO ALVINO GONÇALVES - 414 m2

RUA DR. FRANCISCO MONTEIRO - 1.610 m2

RUA EDGAR COELHO DE ALENCAR - 450 m2

RUA ZECA ESMERALDO - 4.490 m2

RUA FILOMENA MENDONÇA - 586,50 m2

RUA SILVANA COUTO - 4.783,86 m2

RUA FRANCILENE COELHO BEZERRA - 828 m2

RUA JOÃO MARIANO DA SILVA - 574 m2

RUA CÍCERA CORREIA PINHEIRO - 683,10 m2

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Rua Vicente Leite ganha pavimento asfáltico

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está pavimentando a rua Vicente Leite, no bairro Novo Juazeiro.

Segundo a pasta, a obra atinge uma área de 2.879 m2 e

deve ser concluída ainda nesta quarta-feira,17.

O novo pavimento asfáltico está sendo executado a partir do Programa Sinalize, coordenado pelo Governo do Estado. A Seinfra salienta que, por meio do programa, será possível requalificar 30 mil m2 de área urbana, atendendo 15 locais diferentes. O primeiro benefício resultado da parceria é a pavimentação dos acessos ao Residencial Padre Cícero, que já estão finalizados.

#Infraestrutura 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Bairro Tiradentes recebe ações da Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra dá continuidade ao trabalho de reestruturação viária em vários pontos da cidade.

Atualmente, os agentes da pasta estão fazendo o acabamento das canaletas de parte da rua Sebastião Mariano, no bairro Tiradentes. A obra vai melhorar o escoamento das águas, reduzindo problemas durante o período chuvoso.

A Operação Tapa-buracos também será direcionada para o bairro Tiradentes, na rua Vereador José Gonçalves, para recuperar uma área estimada em 300 m2.

Foto: Júnior Silva

#Infraestrutura 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra pavimenta cruzamento de avenidas no bairro Pirajá

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra iniciou a recuperação asfáltica do cruzamento das avenidas Maria Ednir Bezerra Mendonça e Presidente Castelo Branco, na altura do bairro Pirajá. O objetivo é que o local seja liberado para o trânsito o quanto antes, devido ao elevado volume de tráfego.

Na última quarta-feira, 10, a pasta realizou a readequação de parte da rua Vicente Leite, no bairro Novo Juazeiro, atingindo uma área de 195 m2.

#Infraestrutura 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura inicia pavimentação dos acessos ao Residencial Padre Cícero

Foi iniciada nesta sexta-feira, 12, a pavimentação das ruas que dão acesso ao residencial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, devem ser executados um total de 11.018 m2 de novo pavimento asfáltico, melhorando a qualidade dos habitantes das mais de mil moradias da localidade.

As ações irão abranger a rua Antônio Amorim da Silva, com 2.569 m2 de novo asfalto, a rua Severina do Carmo de Souza, com 7.070 m2, além da rua Noêmia Aparecida de Melo Calábria, que terá 1.379 m2 de novo pavimento asfáltico.

O serviço vem sendo executado pela empresa Coral, e tem conclusão prevista até próxima sexta-feira, 19.

A Seinfra salienta que a execução desta ação é realizada a partir de parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio do Programa Sinalize. Ao todo, o programa permitirá uma renovação asfáltica municipal da ordem de 30 mil m2. As demais intervenções devem ser iniciadas em breve.

#Infraestrutura 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera mais de 3.000 m2 de pavimento asfáltico em outubro

Somente no mês de outubro, a Operação Tapa-buracos, da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro, alcançou uma área de 3.005 m2 de pavimento asfáltico renovado, ampliando as localidades atendidas com a readequação das vias públicas.

Segundo detalhamento da Seinfra, houve correção em 194 pontos específicos da cidade. Entre os espaços atendidos, destacam-se as ruas Geralda Feitosa e Valdomiro Ribeiro de Lima, ambas no bairro Triângulo, que juntas receberam requalificação de uma área de 602 m2. Já a rua Francisco Medeiros da Silva, no bairro Campo Alegre, recebeu readequação de 244 m2 de pavimento asfáltico.

O titular da pasta, José Maria Pontes, aponta que desde fevereiro já foram recapeados mais de 120 mil m2 de pavimento urbano. Ele lembra que a Operação Tapa-buracos é constante e será intensificada sempre que possível, a fim de reverter qualitativamente os problemas viários da cidade.

#Infraestrutura 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra expede mais de 800 alvarás

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra tem atuado para ampliar e qualificar as ações de construção civil na cidade. Desde o início da atual gestão, a pasta expediu 806 alvarás. O documento é essencial para iniciação de qualquer obra, seja pública ou privada.

Segundo o setor responsável, havia um acúmulo de pedidos que foram avaliados e liberados, em seguida houve uma otimização do processo, a fim de facilitar os trâmites necessários. O setor também ressalta que, neste período, foram emitidas 718 ordens de Habite-se, o que indica que as construções estão finalizadas e prontas para ocupação definitiva.

#Infraestrutura 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra ressalta papel dos profissionais da área no Dia do Urbanismo

8 de novembro é o Dia do Urbanismo e a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro - Seinfra lembra a importância dos profissionais desta área.

Atualmente, a secretaria conta com 12 arquitetos e urbanistas, sendo o maior número de profissionais deste ramo que a pasta já teve.

Eles têm sido indispensáveis no processo de pensar os novos delineamentos da cidade, especialmente durante a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU.

O titular da Seinfra, o também urbanista José Maria Pontes, ressalta que esta categoria "é fundamental para garantir que a infraestrutura urbana atenda às necessidades da população". Ele lembra, ainda, que os profissionais da pasta atuam desde o planejamento até a execução das atividades ligadas às intervenções programadas para a cidade, sendo decisivos para a qualidade urbana.

#Infraestrutura 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra conclui recuperação asfáltica na Rua Senhora Santana

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra finalizou, na tarde desta segunda-feira, 8, o recapeamento asfáltico do quarteirão onde fica o Mercado Senhora Santana, localizado na rua de mesmo nome, no bairro Salesiano.

A pasta conduziu uma ação focalizada, a fim de requalificar 750 m2 de área, e a atividade se deu de modo mais rápido pela necessidade de devolver com agilidade o local ao seu tráfego. O espaço também é utilizado para uma das feiras livres da cidade.

A pasta salienta, ainda, que já foram mais de 120.000 m2 de pavimento asfáltico recuperado em todo o município.

#Infraestrutura 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra aponta locais que serão atendidos pelo Programa Sinalize

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro definiu os locais que serão atendidos pelo Programa Sinalize.

A ordem de serviço foi assinada na última semana, pelo governo estadual, e irá recuperar cerca de 30 mil m2 de pavimento asfáltico no município.

Segundo a Seinfra, quatro bairros serão beneficiados: Novo Juazeiro, Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Triângulo e São José.

Veja as ruas que serão atendidas em cada bairro:

Novo Juazeiro - Rua Vicente Leite.

Bairro Monsenhor Murilo de Sá Barreto - Rua Antônio Amorim da Silva, Rua Severina do Carmo de Souza, Rua Noêmia Aparecida de Melo Calábria.

Bairro Triângulo: Rua Agricultor Manoel Secundo de Sá.

Bairro São José: Rua Coletor José Vitorino da Silva, Rua Antônio Alvino Gonçalves, Rua Dr. Francisco Monteiro, Rua Edgar Coelho de Alencar, Rua Zeca Esmeraldo, Rua Filomena Mendonça, Rua Silvana Couto, Rua Francilene Coelho Bezerra, Rua João Mariano da Silva, Rua Cícera Correira Pinheiro.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra assume acompanhamento do PDDU de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra esteve reunida com a Universidade Federal do Cariri -UFCA, nesta sexta-feira, 29, para comunicar que a pasta irá assumir a gestão e o acompanhamento da confecção do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU municipal. A UFCA é parceira no desenvolvimento do Plano.

No encontro, o titular da Seinfra, José Maria Pontes, disse que a pasta assume o posto de ordenadora de despesas do projeto. O secretário afirmou, ainda, que o objetivo é manter a autonomia da Universidade na geração do PDDU, buscando realizar ações cada vez mais integrativas entre as secretarias diretamente ligadas ao Plano Diretor.

Participaram da reunião a secretária de Educação, Pergentina Jardim, o secretário de Finanças, Paulo André e Genilda Ribeiro, ordenadora de despesas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, além de Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, e Walberton Carneiro, Procurador Geral do Município.

A UFCA esteve representada pelos professores Diego Coelho, Francisco Raniere, Mariana Brito, Wendell Barbosa e Deborah Macedo.

#Infraestrutura 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município assina ordem de serviço do Programa Sinalize

Em evento realizado nesta quinta-feira, 28, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, foi assinada a ordem de serviço do Programa Sinalize para Juazeiro do Norte. O programa, do Governo do Estado, permitirá que sejam implantados e recuperados cerca de 30 mil m2 de pavimento asfáltico na cidade. As intervenções devem ser iniciadas em breve.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância da parceria com o executivo estadual. Lembrou que Juazeiro conta com 35% de área descoberta, sem asfaltamento ou calçamento, e que o Programa Sinalize ajudará a corrigir esse quadro. Glêdson também apontou que, apenas em 2021, já foram recuperados mais de 120 mil m2 de pavimento asfáltico, além da execução de mais de 75 mil m2 de novo calçamento.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença do governador em exercício, Evandro Leitão, do superintendente de Obras do Estado, Quintino Vieira, e do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Fernando Santana. Além dos deputados estaduais Davi de Raimundão, Marcos Sobreira, Walter Cavalcante, Diego Barreto, Nizo Costa, Guilherme Landim e Agenor Neto.

O vice-prefeito Giovanni Sampaio também acompanhou a solenidade, assim como alguns vereadores e secretários da gestão, bem como prefeitos e autoridades de outras cidades.

Fotos: Carlos Lourenço

#Infraestrutura 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra trabalha em 23 projetos diferentes no setor de Engenharia

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está desenvolvendo 23 diferentes projetos em seu setor de engenharia. Os projetos abrangem as mais diferentes áreas, desde Unidades Básicas de Saúde (UBS's), que devem ser implantadas em diversos pontos da cidade, além das reformas da rodoviária e de espaços públicos de convivência e lazer.

O setor é responsável por elaborar documentos essenciais aos processos de licitação, que precedem às ordens de serviços exigidas no começo das intervenções estruturais. O grupo de engenheiros, composto por nove profissionais, é responsável por gerar o projeto elétrico, estrutural e hidrossanitário, além da orçamentação e especificações técnicas.

Segundo a Seinfra, os projetos prioritários são a reforma do Poliesportivo e a construção de uma piscina semiolímpica, ambos em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude - Sejuv, a adequação do novo Centro Administrativo, que funcionará no prédio do Vapt Vupt, além das UBS's e do Memorial Padre Cícero, que também receberá reformas estruturais.

#Infraestrutura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra e Demutran regularizam passagem de pedestre

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, realizou a regularização da passagem elevada de pedestres na Rua José Marrocos, Bairro Romeirão. A ação considerou os parâmetros definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito - Contran.

O local recebeu nova pintura e correção da elevação, melhorando o tráfego no local. Novas intervenções neste sentido estão programadas para acontecer no município.

#Infraestrutura 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra intervém na Avenida Monsenhor Azarias

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra iniciou, na manhã desta quarta-feira, 20, uma ação para corrigir problemas com águas servidas descartadas nas proximidades da Avenida Monsenhor Azarias.

Serão aplicados pré-moldados de concreto, com o objetivo de evitar que este material de esgoto se acumule em local inadequado, melhorando a qualidade de vida dos moradores locais.

#Infraestrutura 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera ruas do bairro Triângulo

Em continuidade à operação tapa-buracos, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está recuperando vias no bairro Triângulo.

As ruas Geraldo Feitosa e Professor Valdomiro Ribeiro de Lima passam por recapeamento asfáltico. Inicialmente, será requalificada uma área de quase 400 m2.

Outros pontos da cidade devem ser atendidos ainda este mês.

#Infraestrutura 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra trabalha no desenvolvimento de 7 projetos no setor de arquitetura

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, por meio do setor de Arquitetura, está elaborando, atualmente, sete projetos arquitetônicos para novas obras. Os projetos são voltados para diversos fins, entre eles uma escola fundamental que irá funcionar no Residencial Padre Cícero, a reforma do Cemitério São João Batista e um complexo Pet, para atender as demandas de acomodação e cuidado com animais que normalmente são abandonados, facilitando a adoção futura.

De acordo com Yone Alencar, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, a pasta trabalha com três prioridades de finalização: o projeto de uma escola integrativa, em parceria com a Secretaria de Educação, a Creche Monsenhor Macedo e a urbanização do Parque das Timbaúbas. Ela adianta que logo que a parte estrutural for concluída, os procedimentos licitatórios poderão ser iniciados.

A Seinfra aponta, também, que no último mês de setembro foi finalizado o projeto de cobertura da Alameda Juazeiro, que melhorará a experiência de permissionários e consumidores no local e logo que possível a estruturação será encaminhada.

#Infraestrutura 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Conselho de Arquitetura e Seinfra realizam evento com estudantes e profissionais da área

O Conselho Cearense de Arquitetura e Urbanismo - CAU-CE, com apoio da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, realizou evento com estudantes e profissionais de arquitetura, nessa quarta-feira, 7. O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, debateu aspectos importantes da profissão, necessidade de divulgação do trabalho, regularização e registro profissional.

Junto aos profissionais que já atuam no mercado, foi discutido os desafios da profissão, bem como aspectos básicos de precificação de projetos. O encontro contou com a presença do presidente do CAU Ceará, Lucas Rozzoline, e do presidente do CAU Pernambuco, Rafael Amaral Tenório.

#Infraestrutura 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro realiza estudo para implantação de nova linha de transporte coletivo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza estudo para implantação de linha de ônibus para atender os moradores dos conjuntos habitacionais Padre Cícero I e II. Uma visita técnica ocorreu, nessa quinta-feira, 7, com representantes do Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria de Infraestrutura e da concessionária prestadora do serviço de transporte municipal.

Os empreendimentos contam com mais de 900 famílias que, em parte, dependem do transporte coletivo. A linha, que será estendida, já atende as famílias do conjunto São Sebastião. Para isso, o município tem acelerado o processo de recuperação dos acessos para a passagem dos ônibus.

A implantação da linha depende de pequenos ajustes nas vias públicas, que passarão por recuperação e pavimentação asfáltica. Haverá, ainda, a sinalização das vias e a implantação de pontos de parada. Até que seja concluído o trabalho, a população já está sendo assistida por vans que promovem o transporte alternativo.

#Infraestrutura 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Juazeiro adequa lombadas aos critérios oficiais nas vias da cidade

O setor de Engenharia de Trânsito de Juazeiro do Norte está adequando as lombadas nas vias públicas. Desde o início da gestão, e de forma continuada, as equipes estão fazendo a remoção, reposicionamento e construção de lombadas e passagens elevadas.

O trabalho é resultado de estudo que identificou inconformidades nos equipamentos. Agora, as lombadas obedecem às determinações do Código de Trânsito Brasileiro-CTB, observando os critérios de altura, extensão e posicionamento. Ao mesmo tempo, as sinalizações verticais e horizontais também estão sendo implantadas.

O trabalho teve início na Avenida Castelo Branco, no entorno da Igreja Menino Jesus de Praga. O município deve construir novas lombadas e passagens elevadas em templos, mercados, escolas e locais de grande fluxo de pedestres, a fim de evitar acidentes de trânsito.

#Infraestrutura 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra se reúne com membros do Conselho Cearense de Arquitetura e Urbanismo

Na tarde dessa terça-feira, 5, o titular da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, José Maria Pontes, esteve reunido com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará - CAU-CE, Lucas Razzoline. O objetivo do encontro, que ocorreu na sede da Seinfra, foi estreitar laços e possibilitar ações colaborativas.

Esta foi a primeira vez, em dez anos, que o Conselho veio ao interior do estado de modo coletivo, buscando dialogar com os entes administrativos. Na troca de experiências, o secretário lembrou que já está em andamento uma série de adequações na cidade. Mostrou que em levantamento feito no início do ano, 93% das edificações aprovadas entre os meses de janeiro e março de 2020 estavam em desacordo do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU. Atualmente, todas as aprovações estão de acordo com o exigido pelos regramentos internos.

José Maria frisou, ainda, que estas adequações fizeram com que o nível de arrecadação municipal, por meio da emissão de Alvarás e Habite-se, dobrasse, quando comparado com o mesmo período de 2020.

Lucas Razzoline afirmou que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo está disposto a auxiliar o município por meio de processos de fiscalização, identificando e dando seguimento a processos de exercício irregular da profissão, no território juazeirense. Os trâmites para formação de um convênio nesse sentido devem ser iniciados em breve.

Segundo o secretário, a reunião foi fundamental para o município, especialmente no momento de revisão do seu PDDU.

Lucas ponderou que a dinâmica das cidades de médio porte é muito rápida, o que amplia a necessidade da presença da instituição, nestes espaços, e que o desejo é colaborar com Juazeiro do Norte.

O secretário esteve acompanhado de Ewerton Diniz, coordenador de Contratos e Convênios, Geovan Alves, diretor de Infraestrutura, e Carolina Biró, diretora Administrativa e Financeira. Acompanhando o presidente do Conselho estiveram Henrique Alves, vice-presidente, e os conselheiros Rafael Soares, Cíntia Lins e Brenda Rolim.

Fotos: Thiago Sousa

#Infraestrutura 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra mantém recuperação asfáltica no mês de outubro

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra continua com as atividades de recuperação asfáltica, durante o mês de outubro. Nos primeiros dias, já foram requalificados mais de 500 m2 de pavimento urbano, atendendo as ruas Engenheiro José Batista e Professora Ivany Feitosa de Oliveira.

Nesta terça-feira, 5, as intervenções estão ocorrendo em endereços do bairro Novo Juazeiro, nas proximidades da Igreja Menino Jesus de Praga. De acordo com a pasta, já foram recuperados mais de 116 mil m2 de pavimento asfáltico, no município.

#Infraestrutura 03/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra recupera 3.448 m2 de pavimento em setembro

O município de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, vem mantendo de modo ininterrupto as atividades de recuperação asfáltica. Somente no mês de setembro, foi requalificada uma área equivalente a 3.448 m2. Esta intervenção atingiu 34 vias e 297 pontos específicos.

Entre os locais recuperados está a rua Dr. Yone Rodrigues, com 355m2, além da rua Virgínia Mendonça, com 162 m2, e a Avenida Paraná, com 261 m2.

José Maria Pontes, secretário de Infraestrutura, afirma que aguarda a extensão das ações para os próximos meses, possibilitando, assim, a diminuição das situações problemáticas, que geralmente atingem a cidade no período chuvoso.

Foto: Josimar Segundo

#Infraestrutura 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera mais de 115 mil m2 de pavimento asfáltico

A Prefeitura de Juazeiro já recuperou 115.326 m2 de pavimentação asfáltica.

As ações, realizadas desde fevereiro, representam uma correção de 12.983 pontos problemáticos, atendendo 202 vias públicas.

A operacionalização é feita pela Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, que mantém uma planilha com levantamento dos pontos mais críticos para intervenção, mantendo-a sempre atualizada.

Entre os locais que receberam ações, estão as ruas Fausto Guimarães, que teve uma área de 2.800 m2 requalificada, e a Rua Senhor do Bonfim, com 949 m2, além das avenidas Aracajú, com 425 m2, e Paraíba, com 889 m2.

De acordo com o titular da pasta, José Maria Pontes, o trabalho é contínuo e o objetivo é entregar obras duradouras e adequadas às intempéries.

#Infraestrutura 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra e Demutran realizam visita técnica à Autarquia de Mobilidade de Petrolina-PE

O secretário executivo de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, Boaz David, acompanhado pelo superintendente do Departamento Municipal de Trânsito, Edinaldo Moura, estiveram na cidade de Petrolina-PE. Eles realizaram uma visita técnica à sede da Autarquia Municipal de Mobilidade da cidade pernambucana.

De acordo com Boaz, o objetivo do encontro foi conhecer o sistema de rotatórias urbanas que Petrolina vem implementando. A ação tem sido exitosa ao ampliar a fluidez do trânsito, diminuindo os congestionamentos e o volume de semáforos.

O secretário executivo disse que a idéia é trazer o sistema pra Juazeiro e adianta que estão sendo analisadas as possibilidades de instalação de rotatórias no cruzamento da Rua José Marrocos com Avenida Castelo Branco e Rua Plácido Aderaldo Castelo com Avenida Ailton Gomes.

#Infraestrutura 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município desenvolve projeto de praça para o bairro São José

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra está desenvolvimento um projeto de praça para ser instalada no bairro São José. A parte arquitetônica já está integralmente finalizada, abrindo espaço para iniciar os processos licitatórios e de execução. O espaço ficará nas proximidades da Rua Zeferino Pedro dos Santos.

O projeto levou em consideração os anseios da comunidade local, buscando atender todas as funcionalidades esperadas. Otimizando o espaço circular que abrigará o ambiente, a praça irá dispor de estacionamento, playground, área para animais de estimação, mesa com jogos e local destinado à realização de eventos.

O projeto prevê a drenagem das águas pluviais que costumam gerar problemas no local e conta com poços drenantes ao longo da faixa verde.

A construção da praça será viabilizada a partir de recursos próprios e por meio de uma emenda parlamentar de R$200 mil, repassada ao município pelo Deputado Estadual Nelinho Freitas.

#Infraestrutura 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Ruas Joaquim Figueiredo e Valdemiro Marçal têm pavimento recuperado

A Secretaria de Infraestrutura - Seinfra finalizou a recuperação do pavimento asfáltico nas ruas Joaquim Figueiredo e Valdemiro Marçal do Carmo, no bairro Triângulo. A ação alcançou uma área equivalente a 640 m2, solucionando problemas antigos e que se acumulavam nessas localidades.

A partir de agora, a equipe de correção irá atuar na rua Domingos Calazans, e a expectativa é recapear uma área de quase 200 m2.

#Infraestrutura 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra dá continuidade a cronograma de calçamentos

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra segue com o cronograma de calçamentos na cidade. Atualmente, equipes da pasta estão atuando na rua Moacir Gondin Lossio, no bairro São José. Outras ruas também estão no cronograma para serem calçadas.

Até o momento, o município já alocou quase 70 mil m2 de calçamento novo, abrangendo 38 endereços.

#Infraestrutura 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Prefeitura amplia frota de carros e entrega equipamentos para a Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra recebeu novos carros e computadores para otimizar o trabalho dos servidores. Atualmente são 45 computadores, em sua maioria novos, além de 3 impressoras à disposição da equipe.

A Seinfra passará a contar com uma frota de seis carros e seis motos. Alguns destes automóveis já estão em funcionamento, outros devem ser entregues nos próximos dias, pois estão passando por manutenção ou são advindos de contratos de aluguel. A frota será usada na ampliação das fiscalizações e levantamentos de dados realizados pela secretaria.

Também foram adquiridos softwares necessários aos setores de arquitetura, engenharia e infraestrutura urbana.

O titular da pasta, José Maria Pontes, comemorou o fato e lembrou que se trata de uma melhoria indispensável ao cotidiano da Seinfra, destacando que a ação corrige defasagens antigas.

#Infraestrutura 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra discute planejamento urbano para o bairro Campo Alegre

O titular da Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, José Maria Pontes, esteve reunido esta semana com membros do Centro Socioeducativo Padre Cícero, no bairro Campo Alegre. De acordo com o secretário, foi discutido o planejamento urbano local, já que o bairro cresceu de modo desordenado.

Na lista de ações mais imediatas está a execução de pavimento asfáltico na Avenida Maria Letícia Leite Pereira. Esta obra, segundo ele, será encaminhada a partir do Governo do Estado.

#Infraestrutura 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município realiza ações de Infraestrutura nas vias

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando uma série de adequações, a fim de melhorar a qualidade das vias públicas. No cruzamento da rua São Bento com a Avenida Ailton Gomes será realizada a retirada de uma lombada irregular. Já no cruzamento das avenidas Virgílio Távora e Prefeito Carlos Cruz está sendo executado o fechamento de uma valeta, adequando a rede de drenagem local.

A Rua Joaquim de Figueiredo, no bairro Triângulo, está passando pela Operação Tapa-buracos e terá mais de 490 m2 de área recuperada.

#Infraestrutura 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Seinfra e Demutran retiram tachões irregulares das vias da cidade

A Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, está realizando a remoção de uma série de tachões irregulares, nas vias públicas.

Foram removidos tachões localizados nas ruas São Bento e Salgueiro, além da Avenida Paraná. Após a retirada, a Seinfra recupera o pavimento asfáltico do local.

#Infraestrutura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Município recupera quase 70 mil m2 de calçamento urbano

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, já requalificou quase 70 mil m2 de calçamento urbano. Segundo a pasta, foram recuperados 69.268 m2, atingindo cerca de 38 vias da cidade. O material aplicado nestas intervenções é a pedra tosca, comumente usada nestas ações, por ter maior durabilidade.

Entre os locais com maior área recuperada estão a Rua Francisca Leila Boaventura, com mais de 6 mil m2, e a Rua José Bezerra da Silva, com 8.145 m2. Ambas localizadas no bairro Jardim Gonzaga.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, afirma que as atividades se espalham por diversos pontos da cidade, objetivando reduzir desigualdades históricas. Ele ressalta que as ações continuarão e que todas as obras iniciadas serão finalizadas o quanto antes, mantendo o foco nos bairros mais periféricos.

José Maria adianta, ainda, que em outubro será lançado um novo lote de obras de pavimentação em pedra tosca, além de ações de drenagem e demais serviços de infraestrutura urbana.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 02:09:31